O perfil do Twitter “The Real Insider”, que especulava informações sobre jogos não anunciados, foi alvo de uma polêmica recentemente. Tudo porque depois de um “vacilo”, os usuários das redes sociais descobriram que a pessoa por trás do perfil era o youtuber “DanAllenGaming“. Na ocasião, Dan Allen foi responder a pergunta de um seguidor, mas sem querer, acabou fazendo isso por sua conta pessoal – e não a do leaker. Isso entregou sua identidade. O tweet viralizou entre os fãs de jogos, o que forçou Allen a excluir seus perfis no Twitter.
Dan Allen tem quase 190 mil inscritos no Youtube. Ele é um jornalista bastante reconhecido pela indústria e costuma marcar presença em eventos das principais editoras, tendo acesso a informações confidenciais de algumas franquias. Com sua conta “The Real Insider”, ele já chegou a divulgar todos os nomes dos próximos jogos de Assassin´s Creed mesmo sob embargo, desrespeitando o NDA (Non-Disclosure Agreement) assinado – documento que garante que o jornalista/criador de conteúdo vai manter o sigilo de informações não públicas até uma certa data.
Em um vídeo publicado recentemente para pedir desculpas, Allen admitiu que mantinha o anonimato no perfil “The Real Insider” de modo a burlar os contratos de NDA proposto pelos publishers e estúdios. Assim, obteria visibilidade na web e poderia impulsionar seu canal.
No vídeo, Dan Allen também afirmou que, ao falar sobre Silent Hill e Metal Gear, não precisou assinar documento nenhum, porque as informações compartilhadas em sua conta eram falsas – ou, como ele chama, “palpites bem pensados”. “Mencionei Silent Hill e Metal Gear Solid remake, mas posso dizer que não foram assinados acordos porque é tudo mentira […] Metade das mensagens eram palpites bem pensados”, disse ele.
“Sinto muito por tudo o que fiz. Estou envergonhado e decepcionado comigo mesmo. Vou pensar nas más decisões. Perdi tantos amigos da indústria, tantos relacionamentos, relacionamentos pessoais, relacionamentos, comerciais, oportunidades, tudo por cinco segundos de fama e eu assumo total responsabilidade. Todo o ódio que recebo no Twitter, tive que excluí-lo porque nunca recebi uma enxurrada de ódio, e com razão”, afirmou ele.
Ubisoft se pronuncia sobre o caso
Graças a “The Real Insider” , a Ubisoft viu grande parte de seu evento Ubisoft Forward revelado de forma não autorizada antes do tempo. Depois que a identidade do perfil foi revelada, a empresa veio a público se pronunciar e disse que leva muito a sério esse tipo de incidente e considera que ele afeta negativamente as equipes que passam meses planejando os calendários de revelações.
“Fornecemos regularmente a parceiros de confiança o acesso e informações dos nossos jogos ao abrigo de um acordo de não divulgação. Quando essa confiança é comprometida ou a nova informação divulgada por um indivíduo, não só danifica e desmoraliza as nossas equipes, mas também retira entusiasmo à experiência e momento da revelação para os nossos jogadores”, disse um representante da Ubisoft ao Eurogamer da Inglaterra. “Não falaremos de um caso individual, mas levamos muito a sério estes assuntos e iremos gerir de acordo.”
Informações confirmadas de Assassin´s Creed anunciadas durante o Ubisoft Forward
Após o surgimento de rumores e vazamentos iniciais, a Ubisoft revelou oficialmente o novo jogo da franquia Assassin's Creed. Batizado de Mirage, o game terá a cidade de Bagdá, atual capital do Iraque, como principal cenário e seu protagonista será Basim, personagem apresentado durante a trama de Assassin's Creed Valhalla.
No evento, a Ubisoft trouxe mais detalhes sobre essa novo projeto, como um trailer, que você pode conferir abaixo:
Em Assassin’s Creed Mirage, Basim é um ladrão de rua astuto com visões, buscando respostas e justiça. Após um ato de retribuição mortal, ele foge de Bagdá e se junta a uma organização antiga – The Hidden Ones. À medida que aprende seus misteriosos rituais e princípios poderosos, ele aprimora suas habilidades únicas, descobre sua verdadeira natureza e entende um novo Credo – um que mudará seu destino de maneiras que ele nunca poderia imaginar
A Ubisoft anunciou também um projeto – ainda sem nome oficial – com codinome Red que se passará no Japão feudal, um Assassin´s Creed com codinome Hexe, um com condinome Jade ambientado na China antiga e o projeto Assassin´s Creed Infinity, que conectará projetos e jogadores por meio de diferentes tipos de experiências, incluindo os jogos Assassin’s Creed já disponíveis e os próximos a serem lançados.