Responsável por desenvolver o remake de Silent Hill 2, o Bloober Team fez o seu nome como uma das principais desenvolvedoras de jogos de terror, mas tem uma longa história antes mesmo de criar o seu primeiro game do gênero. Tendo trabalhado em alguns jogos para consoles portáteis como o Nintendo DS e o PlayStation Portable (PSP), o estúdio variou entre gêneros que vão desde a estratégia até games de ação e música, antes de chegar ao horror psicológico.
A estreia no horror
Fundado na cidade polonesa de Cracóvia em 2008, o estúdio passou por oito anos de trabalho em títulos de diversos títulos menos conhecidos, até chegar naquele que seria o seu ponto de virada: Layers of Fear. Lançado em fevereiro de 2016 para PC (Windows, macOS e Linux), PlayStation 4 e Xbox One, o jogo conta a história de um pintor perturbado psicologicamente que busca criar sua obra prima, enquanto vaga por uma mansão vitoriana e tem segredos do seu passado sendo trazidos à tona.
O jogo foi um verdadeiro sucesso, graças ao seu clima tenso e um excelente trabalho da direção de arte, que utilizou da tecnologia disponível para dar via aos elementos artísticos. Com o sucesso, o game também recebeu uma versão para o Nintendo Switch, lançada em fevereiro de 2018.
Com o sucesso do primeiro jogo, o Bloober Team focou em produzir uma sequência para o seu maior sucesso até então e assim surgiu Layers of Fear 2. Publicado para PC (Windows), PlayStation 4 e Xbox One em maio de 2019, desta vez o jogador é levado a encarnar um ator que está abordo de um navio e segue as instruções de um diretor que ele não vê.
Assim como o primeiro jogo, a sequência usa de um belo visual para transmitir toda o seu clima de horror psicológico e também recebeu uma versão para o console híbrido da Nintendo, em maio de 2021.
Poucos meses após o lançamento da sequência de sua principal franquia, o Bloober Team publicou o jogo Blair Witch, inspirado na franquia de filmes de terror A Bruxa de Blair. O game se passa em 1996, quando um garoto desaparece na Floresta Black Hills, no estado de Maryland, Estados Unidos.
No título, o jogador controla o ex-policial Ellis, que tem um passado conturbado e está participando das buscas pela floresta. Porém, o que se inicia como uma procura por um garoto desaparecido, logo se torna um pesadelo onde o personagem terá de enfrentar seus medos e a Bruxa de Blair, que é uma misteriosa força que assombra os bosques da região.
O título está disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4 e Xbox One. E assim como Layers of Fear, Blair Witch também está disponível para dispositivos de realidade virtual.
Após isso, o próximo projeto desenvolvido pelo Bloober Team viria a ser The Medium, lançado em 2021 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Como o título já diz, o game coloca o jogador no papel de Marianne Rekowicz, uma médium que é capaz de se comunicar com os mortos e o Mundo Espiritual onde eles vivem.
As habilidades da protagonista trazem uma mecânica única para a gameplay, onde os jogadores devem vagar entre os dois mundos para resolver puzzles, revelar segredos perturbadores e, é claro, sobreviver.
Projetos Futuros
O futuro do Bloober Team parece mais brilhante e aterrorizante do que nunca. Com grandes projetos no forno, os próximos anos podem consagrar o estúdio como o principal do gênero de horror.
Começando no início de 2023 com Layers of Fears, remake dos dois primeiros jogos da franquia, e também de uma DLC, o estúdio recriará sua conhecida franquia para consoles de nova geração (PlayStation 5 e Xbox Series X/S) e PC, com novos elementos de gameplay e narrativa.
Mas a joia da coroa para o Bloober Team é a recriação de Silent Hill 2, jogo publicado originalmente em 2001 e até hoje reverenciado como um clássico da franquia de survival horror da Konami. Ainda sem data de lançamento anunciada, o remake na Unreal Engine 5 trará gráficos de última geração, resolução 4K e uma atualização completa para um dos pilares do gênero.
Silent Hill 2 será lançado para PC e PlayStation 5, com uma exclusividade temporária de 12 meses no console da Sony, antes de ganhar uma versão para Xbox Series X/S.