Lançado em 2006 para PlayStation 2, Okami é talvez, um dos jogos mais injustiçados no mundo dos games. É verdade que ele recebeu vários prêmios, como o de “Jogo do Ano” pela IGN e o de “Melhor Música Original” pelo Bafta Video Games Awards, além de ter sido imensamente elogiado pelos jogadores e pela crítica especializada, mas teve pouquíssimas vendas em seu lançamento – apesar de atualmente, ser um game bastante conhecido pelo grande público, tendo feito sucesso em seus lançamentos posteriores. Confira aqui um pouco mais das curiosidades sobre Okami.
Curiosidades sobre Okami
1 – Inserção de Issun
Como sabemos, Okami é todo baseado na mitologia japonesa, e a própria Amaterasu é uma deusa. No jogo, a equipe de desenvolvimento resolveu retratá-la no corpo de um lobo. Essa ideia, porém, fez com que os desenvolvedores tivessem que criar uma espécie de guia para interagir com os outros personagens, direcionar o jogador e ajudar a protagonista como pudesse. Dessa forma, surgiu o querido Issun, que acompanha Amaterasu durante todo o game.
Inicialmente, porém, a Clover Studio não queria adicionar Issun em Okami, mas um dia, uma cena de diálogo improvisada envolvendo o personagem fez com que quem estava presente desse gargalhadas; foi o suficiente para que o estúdio deixasse que os desenvolvedores inserissem-no ali.
2 – Gráficos em pintura
Algo bastante marcante em Okami é que os gráficos são retratados como se fossem uma pintura. Mas, originalmente, os gráficos seriam mais realistas, sabia? Porém, Hideki Kamiya, o diretor de Okami, detestou o protótipo, afirmando, em entrevista ao 1UP, que o primeiro teste foi “incrivelmente chato de jogar e que ficou um lixo total”. Segundo ele, o estilo gráfico fotorrealístico em 3D parecia não dar vida ao jogo. Além disso, havia ainda o fato de que o PlayStation 2 – console para o qual Okami estava sendo desenvolvido – não suportava o nível de detalhes pretendido pela equipe.
Um dos designers se baseou em uma técnica de aquarela japonesa chamada “Sumi-ê” para testar como seria o jogo em uma versão de pintura em pincel, Kamiya adorou, acabando por aderir aqueles gráficos em Okami.
3 – Jogo não vendeu bem inicialmente e Clover Studios teve que fechar as portas
Okami foi lançado no Japão em abril de 2006 e nos Estados Unidos, em setembro do mesmo ano. Contudo, Okami teve poucas vendas – sequer passou das 300 mil unidades vendidas no ano de lançamento.
Outro projeto do Clover Studios, God Hand, lançado na mesma época, também não vendeu bem.
Os fracasso desses dois projetos rendeu um prejuízo de 3,3 milhões do dólares ao estúdio que, no final de 2006, teve que fechar as portas, e Kamiya acabou saindo da Capcom.
4 – Versão para WII e Switch
Mesmo com as poucas vendas, alguns anos depois, a Capcom resolveu fazer uma versão de Okami para Nintendo Wii, tendo em mente que o Pincel Celestial tinha tudo para funcionar no controle do console. A empresa responsável por desenvolver essa versão foi estúdio americano Ready at Dawn.
O desenvolvimento de Okami para Wii foi conturbado. Primeiro, a Capcom não enviou para a Ready at Dawn todos os materiais de desenvolvimento do game original, obrigando o novo estúdio a pedir computadores antigos e discos rígidos à empresa para tentar recuperar os arquivos do jogo. Ainda assim, eles não tiveram todas as informações e precisaram recriar algumas coisas. Fora que o Ready at Dawn também deixou Kamiya bastante enfurecido por remover o vídeo dos créditos que mostrava mensagens da equipe original do finado Clover Studios, alegando que o ato havia sido “decepcionante e triste”. O novo estúdio respondeu que o Clover Studios não existia mais e não fazia sentido ter a equipe original nos créditos do jogo quando eles não haviam trabalhado na versão Wii. Somado a isso, havia ainda o fato de que eles precisavam fazer cortes para encaixar tudo em um único disco do console da Nintendo.
Apesar de ter sofrido com atrasos, Okami para Wii foi lançado em 2008. No final de 2017, Okami ganhou uma versão HD para PC, Playstation 4 e Xbox One e alguns anos depois, chegou ao Nintendo Switch.
5 – Okamiden
Em 2011, Okami ganhou uma sequência para Nintendo DS. Intitulado como Okamiden, o jogo também teve pouca popularidade, mas dessa vez, porque foi ofuscado pela chegada do Nintendo 3DS no mercado dos Estados Unidos.