Cyberpunk 2077: como o jogo está hoje em dia?

Cyberpunk 2077: como o jogo está hoje em dia?

Cyberpunk 2077 foi um dos lançamentos mais aguardados de todos os tempos. Desenvolvido pela CD Projekt Red, mesma empresa que entregou games de sucesso como The Witcher 3, um dos mais premiados de todos os tempos. Com uma campanha de marketing espetacular, que contou até mesmo com grandes nomes do mundo do cinema, tudo parecia muito promissor e não demorou para a ansiedade tomar boa parte da comunidade. No entanto, quando o jogo foi lançado, diversos bugs viralizaram na internet e tanta espera se transformou em um sentimento de decepção entre a maioria daqueles que compraram o game antecipadamente.

Depois de muitas reclamações e até mesmo vários memes com os defeitos que o jogo apresentava, a CD Projekt Red se pronunciou e prometeu resolver os bugs através de novas atualizações que seriam inseridas com o tempo. Por conta da decepção causada após o lançamento, muitos gamers deixaram o jogo de lado e acharam melhor esquecer o projeto. No entanto, após quase 3 anos desde que foi disponibilizado oficialmente ao mercado, muitas mudanças foram feitas pela desenolvedora, o que levanta a pergunta: os problemas de Cyberpunk 2077 foram de fato resolvidos? Separamos algumas informações que podem sanar não apenas essa dúvida, mas também entender os problemas por trás do lançamento de um dos projetos mais esperados da indústria.

 

Como tudo começou?

Em maio de 2012, mais de 10 anos atrás, a CD Projekt Red anunciou que estava trabalhando em um novo projeto de ficção científica: Cyberpunk 2077. Na época, o principal lançamento da desenvolvedora polonesa não havia sido lançado, mas o projeto já era interessante o suficiente para deixar uma boa parte da comunidade interessada no que viria pela frente; principalmente pela empresa já ter lançado alguns projetos de sucesso, como os dois primeiros títulos da série The Witcher e a série Baldur's Gate. Em janeiro de 2013, menos de um ano depois da confirmação oficial de Cyberpunk 2077, o estúdio liberou um teaser do jogo durante a E3 daquele ano. Apesar de revelar pouco, o vídeo fazia a ideia parecer cada vez mais promissora.

O projeto foi deixado em espera pelos anos seguintes, principalmente porque a desenvolvedora estava trabalhando em The Witcher 3: Wild Hunt, que por sua vez teve um papel crucial na expectativa criada em cima de Cyberpunk 2077. Lançado em maio de 2015, o terceiro capítulo que contava a história de Geralt de Rivia foi mais do que apenas um sucesso. O jogo conquistou uma nota 93 no Metacritic, uma das maiores do site, além de ter conquistado com facilidade o público.

O game foi considerado um dos melhores de todos os tempos, ganhando não apenas o prêmio principal do The Game Award do ano, mas se tornando o jogo mais premiado de todos os tempos, tirando o lugar de The Last of Us. Com o lançamento, a moral da CD Projekt RED foi parar nas alturas, com todos querendo saber sobre qual seria o próximo título da desenvolvedora, que prometia ser ainda maior do que o The Witcher 3.

Alguns anos após o anuncio oficial e do primeiro teaser, Cyberpunk 2077 voltou a dar as caras, dessa vez na E3 de 2018. Até então, o público estava ficando curioso e até mesmo um pouco impaciente com a falta de informações sobre o projeto. Em uma entrevista dada alguns anos antes, os executivos da empresa polonesa prometeram que o jogo seria lançado antes de 2019, e essa parecia uma realidade distante até então. No entanto, o painel na conferência de games mais famosa do mudo revelou mais do que apenas novas informações, mas também um novo trailer:

Um ano depois, na E3 2019, a situação do jogo mudou de patamar. Durante o evento, muitos esperavam novas informações sobre Cyberpunk 2077, e principalmente, uma data de lançamento para o projeto. O que os fãs receberam, no entanto, foi algo maior ainda. Durante o painel do game, a CD Projekt RED apresentou um trailer eletrizante que ainda contou com uma participação especial do ator Keanu Reeves. O astro de Matrix e John Wick interpretou o personagem Johnny Silverhand. Além disso, a tão aguardada previsão para o lançamento também foi dada: 16 de abril de 2020.

As coisas começaram a parecer relativamente estranhas quando a data de lançamento do projeto começou a se aproximar e diversos adiamentos foram feitos. No começo de 2020, faltando apenas 4 meses para o lançamento do game, a CD Projekt RED confirmou que Cyberpunk 2077 estava sendo adiado para setembro do mesmo ano. Vale ressaltar que naquele período, a pandemia de COVID-19 estava acontecendo no mundo inteiro, atrasando diversas produções. No entanto, em abril, a desenvolvedora afirmou que o vírus não seria um problema e manteve a data para setembro.

O que muitos jogadores  não esperavam, é que o jogo ainda seria adiado mais duas vezes. Em junho, menos de 3 meses antes da nova data prevista para disponibilizar o game ao público, o projeto foi novamente adiado, dessa vez para o dia 19 de novembro. No final de outubro daquele ano, faltando menos de um mês para a estreia, Cyberpunk 2077 sofreu mais um adiamento. Dessa vez, a espera não seria de meses, mas apenas de 21 dias. Para amenizar a dor dos fãs, a empresa soltou uma nota explicando os motivos pelos quais a decisão foi tomada.

Dessa vez, nada mudou e nenhuma nova data de estreia foi comunicada até o dia 10 de dezembro de 2020. A espera de quase 10 anos desde o anúncio em 2012, estava oficialmente encerrada e todos os fãs puderam testar em primeira mão Cyberpunk 2077. O que os fãs encontraram, no entanto, não foi bem o esperado. O jogo apresentava tantos bugs que virou meme na internet. Os problemas apresentados não eram apenas engraçados, muitos jogadores relataram estarem tendo sua experiência severamente prejudicada. O desastre foi tanto que a Sony teve que remover o jogo de sua loja oficial da PlayStation e oferecer reembolso para aqueles que compraram o produto.

 

Como Cyberpunk 2077 está nos dias de hoje?

Cyberpunk 2077

Após diversas críticas, a CD Projekt RED não poderia abandonar o projeto ou deixar as coisas como estavam. A desenvolvedora logo anunciou que estaria trabalhando para consertar a maioria dos bugs que afetaram o jogo. Mais de um ano após o lançamento do game, a empresa ainda estava anunciando novos patchs de correções com várias adições para melhorar o desempenho do game. O processo de novas atualizações continua até hoje, porém a grande maioria dos problemas que impediam os jogadores de aproveitar a experiência foram de fatos corrigidos.

Os planos da desenvolvedora foram prejudicados pelo lançamento conturbado do jogo. A ideia original era que Cyberpunk 2077 contasse com um modo multiplayer, que até hoje nunca chegou. Em uma entrevista concedida no final do ano passado ao site internacional Eurogamer, Philipp Weber, que participou do desenvolvimento do projeto, admitiu que os problemas gerados quando o game veio a público forçou a empresa a mudar sua perspectiva sobre as ideias para o futuro. Weber afirmou que a prioridade se tornou entregar uma boa experiência principal para os jogadores antes de adicionar um modo online.