Dicas para iniciantes em Valorant melhorarem no combate

Valorant está chamando a atenção dos entusiastas dos eSports graças à junção do combate tático de Counter Strike: Global Offensive com o sistema de classes dos Mobas (Como OverWatch e Paladins). Recentemente ensinamos os passos iniciais para baixar e iniciar no jogo, hoje vamos expandir o assunto com dicas para iniciantes em Valorant.

O jogo ainda está no começo de sua carreira, o que quer dizer que ainda há muito para aprender, até mesmo para quem já está jogando desde o beta fechado. Mas é interessante notar que por ser a combinação de diferentes gêneros e por ser muito influenciado pelo CS:GO, é possível usar essa base para melhorar em Valorant.

Confira algumas dicas para iniciantes melhorarem em Valorant, tanto para aqueles que já estão acostumados com jogos de FPS ou para quem está começando agora no gênero.

Dicas para iniciantes em Valorant

Apesar do sistema de classes, Valorant se diferencia de OverWatch e outros Mobas por causa do sistema de movimentação e de dano. Até mesmo jogos como Apex Legends são menos punitivos quando você entra na direção de fogo inimigo.

Isso quer dizer que você pode morrer com um único tiro ou uma rápida rajada, antes mesmo de conseguir reagir ao que te atingiu. Isso cria a necessidade de estar muito mais alerta ao seu redor e à composição do mapa para não ser pego em uma situação ruim.

Com apenas uma vida por round, morrer sem causar dano nos inimigos ou conseguir utilizar suas habilidades de forma efetiva é algo que realmente prejudica o seu time, principalmente ao usar um dos agentes com habilidades táticas de suporte.

Claro, o conhecimento do mapa vem com a experiência de jogo, mas quem já está acostumado com CS vai conseguir pegar rapidamente cada layout, com o lado A, B, Mid e seus diferentes caminhos.

Dicas para iniciantes melhorarem a mira em Valorant

Dicas para iniciantes em Valorant
Em Valorant a mira é o ponto principal para garantir a vitória do time.

Diferente de outros jogos com classes e personagens com poderes, Valorant depende muito da mira certeira. Aliás, ser bom de tiro muitas vezes é mais importante do que a maioria das habilidades dos personagens.

Sendo assim, é fundamental ter uma boa mira para poder vencer as situações e 1v1 e conseguir desempenhar uma boa função dentro da equipe. Felizmente, Valorant conta com uma excelente sala de treinamento, onde é possível treinar em diferentes alvos.

Alguns jogadores avançados recomendam pelo menos 30 minutos de treino diário para melhorar a mira, mesmo para quem já tem experiência com jogos de tiro.

Em Valorant o ideal é acertar tiros na área superior do torso e na cabeça. Por isso, é importante saber posicionar a mira em pontos onde vai ser mais fácil tentar um head shot. Com a sessão de treinamento com bots, é possível treinar o chamado de flick shot para conseguir acertar pontos críticos com mais facilidade.

Dicas para iniciantes em Valorant
Treinar com os Bots é uma ótima maneira de aprender a sempre mirar na cabeça e a posicionar o cursor em um ponto de descanso correto.

Existe também o treino em alvos aéreos, que ajuda a treinar a mira em inimigos em movimento e distantes, principalmente o tracking shot, que é quando você acompanha o adversário com tiros sequenciais.

Dicas para iniciantes em Valorant

Outra parte fundamental da sala de treinamento de Valorant e que é uma das dicas que muitos iniciantes deixam de lado é o treino de spray. O spray é quando você usa uma arma automática por alguns segundos, esse tipo de ataque acaba diminuindo a precisão por causa do recuo causado pelo coice da arma.

Nesses momentos, controlar o recuo é fundamental para conseguir acertar o inimigo ao invés de “desenhar” ao redor dele.

Dicas para iniciantes em Valorant

No estande de tiro, é possível utilizar um alvo que marca exatamente o coice das armas para que você possa aprender a corrigir (fazer o movimento contrário) o movimento da mira. Essa é uma tática essencial para conseguir vencer embates em diferentes FPS.

Aprenda a “patinar” e a fazer jiggle peek

Em Valorant as paredes são suas aliadas. Ao olhar em alguma direção, esteja sempre próximo de um obstáculo que possa te esconder rapidamente.

Patinar e jiggle peek são movimentos muito comuns em jogos de tiro tático, principalmente no Counter Strike. No entanto, é uma das principais dicas para iniciantes em Valorant que podem não conhecer ou estar familiarizado com essas ações.

Patinar é o movimento de olhar por de trás de uma parede ou obstáculo se movimentando rapidamente para o lado, apertando A e D. Isso deixa o seu personagem exposto por apenas algumas frações de segundos e minimiza as chances de ser atingido.

Um excelente exemplo de jiggle peek em OverWatch, esse tipo de movimentação é fundamental em Valorant.

Toda vez que for entrar em local onde há pontos cegos, utilize a estratégia para não ser pego de surpresa por uma AWP ou por alguém defendendo um bom ângulo.

Aqui vale uma dica importante: em Valorant os tiros podem atravessar diferentes paredes e objetos sólidos, portanto, cuidado com a proteção nos cantos quando estiver com vida baixa, já que o tiro pode te acertar através da parede e finalizar sua HP.

Pratique educação financeira

Em cada round é necessário comprar armas e habilidades. Mas cuidado para não gastar tudo na hora errada.

Pois é, uma das principais dicas para iniciantes em Valorant é saber como gastar o seu dinheiro em cada round. Diferente de outros hero shooters, em Valorant você precisa comprar certas habilidades no começo do round, assim como armas e escudos.

É preciso ter um bom planejamento, principalmente nos primeiros rounds, para você conseguir ter um rifle e escudos pesados, além de conseguir comprar habilidades e ter uma boa folga para o próximo round, o que é chamado de Full Buy.

Sair gastando tudo no começo do primeiro round (Pistol Round) e no segundo (ECO Round) pode ter efeitos drásticos, uma vez que você pode ficar sem dinheiro para comprar equipamentos melhores quando o resto do time e dos adversários já estão com armas mais poderosas.

Ficar de olho no mínimo para um full buy próximo round é essencial para conseguir avançar junto com o seu time e, mais importante, ajuda-los no combate sem ficar para trás.

Pode parecer óbvio, mas, ficar vivo é a melhor maneira de economizar dinheiro em Valorant, já que você mantém suas armas, habilidades e escudos não utilizados. Isso quer dizer que, caso o round já esteja perdido, é muito mais inteligente se esconder para salvar seus equipamentos do que correr para a morte certa ao tentar um clutch.

Entenda os diferentes agentes e suas habilidades

Em Valorant existem diferentes agentes e diferentes tipos de classes. No começo é difícil entender o papel de cada uma e quais as vantagens e estratégias que cada habilidade traz para o campo de batalha.

De forma simples, cada classe de Valorant se resume à:

  • Iniciadores – Capazes de oferecer ferramentas ou abrir caminho para a equipe avançar para o objetivo. São agentes que podem cegar e incapacitar inimigos ou então revelar a posição do outro time.
  • Controladores – Controlam o campo de visão em diferentes pontos do mapa, geralmente com bombas de fumaça. Costumam ser os líderes das estratégias do time e exigem bastante análise tática e comunicação com a sua equipe.
  • Duelistas – São a classe mais simples em Valorant, focados em combates de 1v1, mas com algumas utilidades de controle. Essa classe é recomendada para os que gostam de jogar de forma mais agressiva e não oferecem muito suporte à equipe.
  • Sentinelas – Focados em controlar uma área específica, são especialmente fortes durante a defesa do Spike ou de um ponto que está sendo rushado. Esse é um papel essencial em praticamente todas as partidas e também exige bastante comunicação com seu time.

Tente jogar com pelo menos cada personagem de uma certa classe para tentar determinar qual está mais de acordo com seu estilo e que é mais confortável com o seu modo de jogar.

Entender o que cada habilidade faz e qual é o ponto forte de cada personagem é imprescindível para quem quer aumentar o elo e começar a tentar partidas ranqueadas.

Essas foram nossas dicas para iniciantes em Valorant que estão buscando formas de melhorar o seu desempenho! Continue acompanhando o Clube do Video Game para muito mais notícias do mundo dos jogos!