Como jogar Valorant | Onde baixar, requisitos e dicas para iniciantes

A Riot Games é responsável por um dos jogos mais populares de todos os tempos, o MOBA League of Legends, mas a empresa se superou mais uma vez com um dos FPS mais badalados do momento: Valorant. Para quem está começando agora, vamos ensinar como jogar Valorant, onde baixar o jogo e quais os requisitos mínimos para rodar o game.

Lançado oficialmente em junho de 2020, Valorant já é um grande sucesso, garantindo uma posição de destaque entre os produtores de conteúdo e sendo a nova promessa dos E-Sports.

Para quem não sabe o que é Valorant, ele é um game de ação que combina o FPS acelerado de Counter Strike com ações táticas de OverWatch, oferecendo partidas rápidas que exigem precisão e estratégia dos participantes.

Em Valorant o jogador controla diferentes Agentes, os personagens únicos que possuem poderes e posições específicas dentro de cada partida. Quem jogou Paladins ou OverWatch com certeza vai se sentir em casa com as mecânicas do jogo da Riot.

Ficou interessado? Confira onde baixar Valorant!

Onde baixar Valorant

Primeiro, será necessário baixar o jogo. Caso você já tenha uma conta na Riot Games, esse é um processo bem simples. Para baixar Valorant você precisa apenas entrar no site oficial da Riot e clicar em Jogar Agora.

Faça o login em sua conta e você será redirecionado para a página de download. Ao clicar em “Baixar”, será feito o download do instalador do game.

como jogar valorant
Tela de download do Valorant no site oficial.

Abra o arquivo baixado e clique novamente em Instalar, o jogo será baixado no computador. Por ter sido lançado há pouco tempo, Valorant ainda tem cerca de 8,5Gb. No entanto, conforme mais atualizações forem chegando ele ficará mais pesado.

Tela de instalação após baixar Valorant para PC.

Caso você ainda não tenha uma conta da Riot, o processo também é descomplicado.

Ao clicar em Jogar Agora na página principal, clique em Criar Nova Conta, coloque seu E-mail, crie um nome de usuário e senha e pronto! O acesso para download do jogo estará disponível.

Após o jogo ser baixado completamente no seu computador, um ícone é criado na área de trabalho e pode ser iniciado como um aplicativo normal.

Vale lembrar que Valorant é gratuito e não tem nenhum custo para baixar e jogar. Ele conta apenas com sistema de microtransações para skins de personagens e arma, sem alterar o gameplay. Portanto, Valorant é de graça e não é Pay to Win.

Meu PC roda Valorant? Confira os requisitos mínimos do jogo!

A ideia de Valorant é ser um FPS de alta velocidade, mas ao mesmo tempo bem democrático em quais computadores ele roda, mantendo assim a mesma base de jogadores de League of Legends.

Sendo assim, os requisitos mínimos do jogo são bem leves, possibilitando que ele rode bem em computadores low-end.

De acordo com o site oficial da Riot, para conseguir rodar o Valorant, os requisitos mínimos são:

  • Windows 7/8/10 versão 64 Bit
  • 4Gb de memória RAM
  • 1Gb de memória de vídeo

O site também disponibiliza a configuração necessária para cada tipo de desempenho desejado.

Configuração mínima a 30 FPS

  • Processador Intel Core 2 Duo E8400
  • Placa de vídeo integrada Intel HD 4000

Configuração recomenda a 60 FPS

  • Intel I3-4150
  • Geforce GT 730

Configuração High-End acima de 140 FPS

  • Intel Core i5-4460 de 3,2 GHz
  • GTX 1050 Ti

Com essas configurações é possível aproveitar o jogo com um bom FPS, o que é essencial para esse gênero. Por isso, não se preocupe com o quanto pesa Valorant, afinal é um jogo otimizado para computadores de baixo desempenho.

Quem pode jogar Valorant?

Apesar de ser um jogo otimizado para rodar em diferentes computadores, Valorant possuiu algumas restrições em relação à classificação etária e a problemas de saúde.

Primeiro, a classificação indicativa de Valorant é de 14 anos de idade devido à violência presente no game, mesmo que não seja realista.

Em segundo lugar, o próprio jogo avisa em sua tela inicial sobre a possibilidade de danos causados às pessoas com fotossensibilidade e suscetíveis a ataques epiléticos por causa das muitas cores e efeitos do jogo. Portanto, antes e jogar Valorant é preciso saber se você possui algum tipo de problema médico que possa causar qualquer problema por causa dos efeitos na tela.

Como Jogar Valorant

jogar valorant

Bom, agora que tudo está certo e o jogo está devidamente baixado, é necessário saber como jogar Valorant. Ao entrar pela primeira vez no jogo, você passará por um tutorial bem básico, ensinando a movimentação do personagem.

Quem já está acostumado com o qualquer FPS, principalmente o CS:GO, já vai estar familiarizado com os comandos e a jogabilidade, incluindo o sistema de compra de armas por round. Já quem nunca jogou CS logo vai aprender como tudo funciona após um tutorial rápido.

O mais difícil ao começar a jogar Valorant é entender cada classe e cada posição.

O diferencial do jogo é justamente o fato de ter personagens diferentes com poderes e equipamentos que podem mudar rapidamente o combate. Desde personagens que atiram bolas de fogo até os que teleportam e criam paredes de gelo.

No entanto, ao contrário de OverWatch e Paladins, onde cada personagem tinha uma posição bem definida (Flanco, Dano, Cura ou Tanque), em Valorant os personagens não estão limitados a essas ações, mas ainda assim precisam entender o que eles podem fazer no campo de batalha.

As classes de Valorant são:

  • Controlador
  • Iniciador
  • Sentinela
  • Duelista

Felizmente, logo no começo você tem poucos personagens para escolher, sendo assim, há tempo para aprender a usar cada posição de forma diferente. Nas primeiras partidas, você também será colocado com outros iniciantes, facilitando o aprendizado.

No site é possível encontrar o perfil, poderes e função de cada personagem.

Apesar do sistema de classes, vale lembrar que o jogo é muito mais parecido com o Counter Strike do que com Paladins, OverWatch ou até mesmo o Apex Legends.

Para quem está querendo saber como jogar Valorant, uma dica fundamental é ver os poderes de todos os personagens no site oficial e já entender o que cada um é capaz de fazer.

Dicas rápidas sobre como jogar Valorant

Esse é um tutorial rápido para quem está buscando começar a jogar Valorant, por isso, não vamos nos aprofundar muito em dicas avançadas, mas sim para quem está entrando pela primeira vez.

Assim como o CS, o objetivo de Valorant é colocar a spike (bomba) na base do inimigo enquanto o outro time defende o ponto A e B. Depois as posições mudam e quem estava defendendo passa a ser a equipe atacante.

No entanto, o round também acaba quando todo mundo de um time morre, a menos que a bomba esteja ativada. É necessário então estar sempre de olho na situação de cada round para poder ajudar seu time da melhor forma possível.

Diferente de outros Mobas, em Valorant um headshot é morte certa, assim como tiros nas pernas dão menos dano. A mira é fundamental para vencer duelos!

Também é preciso ficar de olho na movimentação, cada tipo de arma traz uma penalidade diferente para a velocidade do personagem. Sendo assim, andar com a faca equipada é muito mais rápido do que andar com a arma primária.

Trocar para as armas leves enquanto tenta cobrir grandes distâncias é fundamental, mas cuidado para não ser pego desprevenido.

Essas são as dicas básicas de como jogar Valorant! Traremos algumas mais avançadas no futuro, basta ficar de olho no Clube do Video Game para aprender mais sobre o jogo!