Rocket League é um jogo antes de tudo divertido, mas que também pode parecer caótico. Afinal ele não exige grande habilidade do jogador para que ele se divirta dirigindo loucamente atrás de uma bola gigante.
Porém, Rocket League vai muito além disso, o jogo oferece fundamentos que o aprofundam tanto tática como estrategicamente.
Rocket League é inclusive um e-sport ao qual jogadores dedicam horas de treinamento!
Esse artigo inicia uma série de dicas para explorar o potencial de Rocket League e melhorar no jogo.
E a primeira dica é tão básica quanto importante:
Rocket League não tem uma jogabilidade totalmente aleatória, estratégia e posicionamento são importantes!
Talvez você já tenha visto pessoas que não jogam futebol tentarem praticar o esporte pela primeira vez, em geral todos correm atrás da bola ao mesmo tempo, como galinhas perseguindo Link num jogo da franquia The legend of Zelda.
O mesmo costuma ocorrer em Rocket League, em geral jogadores iniciantes passam a partida inteira correndo atrás da bola sem pensar em muita coisa.
A dica aqui é: não seja essa pessoa.
Tome por exemplo o formato comum de três jogadores em cada time: o ideal pode ser que um jogador defenda enquanto outro ataca e é assistido pelo terceiro.
As equipes devem se comunicar para saber quem assumirá essas funções, precisando cada vez de menos palavras pra isso à medida em que se torna mais intuitivo.
Em geral o jogador que vai defender inicia imediatamente na marcha ré em direção à própria baliza para estar em condições de evitar um gol caso um adversário lance a bola imediatamente do meio do campo.
Esse jogador deve focar-se em defender o gol e lançar a bola para o campo de ataque, recuando imediatamente após fazer isso, afinal a qualquer momento a bola pode ir em direção ao gol e ele deve estar lá para impedir que ela entre.
Os outros dois jogadores podem avançar para o campo de ataque, sendo que em vários momentos um deles deve manter-se um pouco atrás do companheiro, para recuperar bolas perdidas e tentar rebotes direto ao gol.
O posicionamento estratégico também é fundamental para coletar os boosts espalhados pelo campo: ter boost suficiente pode fazer a diferença entre alcançar ou não a bola para fazer ou defender um gol.
Por isso, além de ficar atento à sua quantidade de boost, você deve administrar seu trajeto e posicionamento em campo para coletar boost na hora certa e, com a prática, privar o os adversários de repor o boost deles, garantindo uma vantagem e tanto para seu time.
Por fim, uma última dica: independente da sua posição, iniciantes devem tentar sempre “chutar” em direção ao gol;
não é incomum encontrar a defesa adversária ausente, um companheiro de time para dar um segundo toque em direção à meta ou mesmo um adversário num momento infeliz para fazer um gol contra!
Se gostou dessas dicas é só ficar atento, em breve muito mais dicas de Rocket League serão publicadas aqui no Clube do Videogame.