O excêntrico empresário Elon Musk afirmou recentemente que uma das suas empresas implantou um dispositivo no cérebro de um macaco com o intuito de fazê-lo jogar Pong contra outro macaco usando apenas a mente.
Segundo ele, a empresa de interface cérebro-máquina, Neuralink, tem “um macaco com um implante wireless em seu crânio com pequenos fios” para testar a sua tecnologia. O objetivo é, na verdade, criar uma interface cérebro-computador, com testes atuais focados no uso potencial da tecnologia para tratar pessoas com lesões cerebrais e espinhais.
E parte do teste será fazer com que o macaco jogue videogames com a mente. “Uma das coisas que estamos tentando descobrir é se podemos fazer os macacos brincarem de pong mental uns com os outros?”, disse ele. “Isso seria muito legal.”
Sobre o fato do animal ser usado como cobaia, ele afirmou que “você não consegue ver onde está o implante e ele é um macaco feliz.” Musk afirma que um inspetor do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos disse que o laboratório Neuralink era “a melhor instalação de macacos” que eles já avaliaram.