Início » Notícias » Entrevista | BarbosaA3, um dos influencers barrados no Mundial de Pokémon

Entrevista | BarbosaA3, um dos influencers barrados no Mundial de Pokémon

O Pokémon World Championships 2022 irá acontecer em Londres, na Inglaterra, entre os dias 18 e 21 de agosto. Haverá competições de diferentes jogos da franquia, como Pokémon GO, Pokémon TCG, Video Game Championship (VGC) e UNITE. Ferezins, Andih (Estação HD) e BarbosaA3 foram os influencers convidados pela The Pokémon Company para cobrir o evento oficialmente, além da presença de outros influencers brasileiros como Lee Gengar, presente como espectador comum prestigiando o evento, e Tiu Sam que será um dos árbitros oficiais da disputa de Pokémon TCG.

No entanto, na última quarta-feira (3), Andih e BarbosaA3 postaram um vídeo no Instagram anunciando que a The Pokémon Company desfez o convite a eles. “Infelizmente, a gente está aqui para falar uma notícia não muito boa, bem triste. Eu, Andih, e Barbosa não vamos mais para o Mundial de Pokémon em Londres”, disse o influenciador.

Segundo Andih, a passagem e os ingressos já haviam sido adquiridos, mas mesmo assim, a Pokémon Company afirmou que eles não poderiam mais ir por causa de conteúdos compartilhados pelo Estação HD em seu canal no Youtube, como hack roms e fangames, algo que sabemos que desagrada profundamente a Nintendo.

Veja o vídeo na íntegra:

O Clube do Videogame realizou uma entrevista exclusiva com BarbosaA3 para falar sobre o ocorrido. O influenciador entrou em detalhes sobre o caso, explicando como tudo aconteceu e afirmando que recebeu bastante apoio da comunidade brasileira.

Veja a entrevista a seguir:

Clube do Videogame: Como foi que vocês receberam a notícia de que seriam convidados para cobrir o Mundial de Pokémon?

BarbosaA3: Que bem me lembre, no final de Abril, a agência da Pokémon Company entrou em contato com o Andih via E-mail para marcar uma reunião com ele. Como não sabe inglês, ele me convidou para ser seu tradutor nessa reunião. O convite dele foi feito nessa mesma reunião e em outras futuras, me chamaram também.

Clube do Videogame: E como ficaram sabendo que não poderiam mais participar do evento?

BarbosaA3: Recebi um e-mail da própria Pokémon Company citando o motivo que foram alguns vídeos do canal do Andih e cancelando ambas as passagens.

Clube do Videogame: Por qual motivo vocês receberam o “desconvite”?

BarbosaA3:  No canal do Andih, tinha vídeos sobre os famosos FANGAMES de Pokémon, popularmente conhecido como Hack roms. A gente achava que por esse tipo de conteúdo, o Andih nunca receberia inicialmente a proposta, mas como tinha recebido, o pente havia sido passado, e a empresa estava em conforme que este tipo de conteúdo existia no canal dele anteriormente. Inclusive, ao receber o convite, o mesmo parou de postar qualquer coisa relacionada a vazamento e “ilegal”.

Clube do Videogame: Como seus seguidores reagiram a notícia?

BarbosaA3: A comunidade foi à loucura. Mais de 95% dos comentários ficaram em choque com a empresa. Foram mensagens de carinho. O baque foi muito grande. Essa é a primeira vez que influenciadores foram convidados para representar o Brasil no principal evento da empresa, e infelizmente, dois deles não estarão mais presentes.

Veja alguns comentários de fãs nas redes sociais:

Clube do Videogame: Vocês ainda pretendem cobrir o Pokémon World Championship, mesmo não podendo mais estar presente no evento?

BarbosaA3: Apenas a parte do Pokémon UNITE. Recebemos um convite para assistir a transmissão brasileira de UNITE diretamente do estúdio em São Paulo. Com isso, fizemos uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a custear apenas as passagens. Queremos criar conteúdo mesmo que em terras brasileiras.

Clube do Videogame: Qual o impacto na criação de conteúdo daqui para frente?

BarbosaA3: Sinceramente, não sei como prever isso ainda. Os números do canal aparentemente, estão crescendo. Muita gente  está me conhecendo após tudo isso, mas não tenho ideia.

Clube do Videogame: Qual é sua relação agora com a Pokémon Company?

BarbosaA3: Diria que estamos em “Stand-by”. Não tem como saber. A única informação que temos é que o convite desse ano havia sido desfeito e que a decisão era a final. Quando perguntado sobre o futuro, não recebemos nenhuma resposta.

Caso queira seguir BarbosaA3, clique nos links abaixo:

youtube.com/BarbosaA3

twitch.tv/barbosaa3

Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek - principalmente, o Batman.