Criado pelo Orube Game Studio, Super Mombo Quest é um jogo de plataforma de precisão no estilo metroidvania com clássicas mecânica de arcade. Todo feito em pixel art, ele mistura os desafios de Super Meat Boy com a fofura de Kirby em combates inspirados em Shovel Knight e Sonic. O game está disponível para PC (Steam), Celulares (Play Store e App Store), Nintendo Switch, Xbox One/Series, PlayStation 4 e PlayStation 5 e conta com legendas em seis idiomas diferentes – incluindo PT-BR.
Durante a Brasil Game Show, que aconteceu no mês de outubro, a Orube Games estava apresentando uma amostra de Super Mombo Quest 2, que é tão divertido quanto o primeiro. Apesar de, segundo o estúdio, ainda estar em estágios iniciais de desenvolvimento, a previsão de lançamento é para dezembro deste ano.
A Orube Game Studio é um estúdio de jogos indie brasileiro fundado em 2017 e localizado no Rio de Janeiro. O nome Orube deriva do tupi-guarani e significa alegre, feliz, risonho. Palavras que refletem a missã0 da empresa: levar o espírito lúdico dos games a qualquer pessoa, por meio de produtos simples, acessíveis e super divertidos.
A empresa foi responsável por outros jogos como Adventure Lhama – um jogo gratuito lançado para celular (Android e IOS), PC (Steam) e Nintendo Switch – e também por Dwarf Journey – jogo de plataforma de ação roguelite para PC (Steam), celulares (Android e IOS), Nintendo Switch e Xbox.
O Clube do Videogame realizou uma entrevista exclusiva com o estúdio. Confira abaixo:
Clube do Videogame: Como surgiu o Orube Game Studio?
Orube Game Studio: A Orube surgiu em 2017 com o Pedro Savino. Ele criava jogos sozinho, até que um de seus jogos, o Adventure Llama, viralizou e teve mais de 2 milhões de downloads. Assim, o Pedro teve a oportunidade de chamar mais pessoas para trabalhar com ele, surgindo assim a Orube.
Clube do Videogame: De onde veio a ideia para Super Mombo Quest?
Orube Game Studio: Na verdade, tudo começou com o Mombo. O projeto de TCC do Pedro foi a criação desse personagem, e quando ele saiu da faculdade, surgiu essa vontade no Pedro de aprender mais sobre desenvolvimento de jogos. Para isso, ele começou a fazer vários jogos com o Mombo para aprender mais sobre desenvolvimento. Com o tempo, os projetos foram sendo aprimorados até chegar na ideia mais ambiciosa: um jogo de plataforma metroidvania com mais de 150 fases. Muito inspirado pelos jogos da franquia Mario e Sonic, além do sucesso dos indies na época como Super Meat Boy, ele começou a tirar as ideias do papel.
Clube do Videogame: Como foi a repercussão do game desde seu lançamento?
Orube Game Studio: Tem sido muito boa! Cada dia que passa vemos mais pessoas comentando e conhecendo nosso game. É muito gratificante ver que nosso trabalho, tão caprichado e rodeado de carinho, esteja impactando positivamente tantas pessoas. Ver os jogadores querendo mais conteúdos do game nos inspira a querer trazer muitas novidades.
Clube do Videogame: Como está sendo o processo de desenvolvimento de Super Mombo Quest 2?
Orube Game Studio: Ainda está bem no começo do desenvolvimento. Estamos na etapa de juntar ideias para fazer dessa continuação um game ainda melhor! Já estamos visualizando como será o novo estilo artístico do jogo e em breve mostraremos mais dele em nossas redes sociais – então já segue pelo @OrubeGameStudio 🙂
Clube do Videogame: O que os fãs podem esperar de novidade em relação ao primeiro jogo?
Orube Game Studio: O game terá tudo de legal que teve no primeiro com adição de elementos muitos especiais, como novas formas, nova mecânica de combo, interação por pontuação, skins, uma história ainda mais divertida e muito mais!
Clube do Videogame: Já tem data de lançamento para Super Mombo Quest 2?
Orube Game Studio: A previsão de lançamento é para o segundo semestre do ano que vem (2023).
Clube do Videogame:Como foi a experiência de estar na BGS?
Orube Game Studio: Foi muito gratificante! Foi o nosso primeiro evento como expositor pós-pandemia, então foi a primeira vez que conhecemos o público que nos acompanha nas redes sociais – começamos a postar nas redes em 2020. É muito legal ver a admiração das pessoas pelo nosso game e escutar os feedbacks fora das telas. De fato nos deu ainda mais vontade de continuar fazendo o que amamos 🙂
Clube do Videogame: Quais são as desvantagens e dificuldades de trabalhar com jogos indie no Brasil?
Orube Game Studio: É um mercado muito competitivo. Atualmente é bem difícil de empreender na área de jogos sem ter acumulado um conhecimento prévio, muito pela falta de incentivos no setor.
Clube do Videogame: E as vantagens de trabalhar com jogos indie no Brasil?
Orube Game Studio: Temos uma indústria em construção e com muito potencial. Cada vez mais empresas se consolidam e criam oportunidades de emprego para quem procura trabalhar no meio. O mercado de games está crescendo e vai crescer ainda por muito anos. Com inteligência, dedicação e um pouco de criatividade, é possível viver de jogos no Brasil!
Clube do Videogame: Quem são as inspirações do estúdio na indústria?
Orube Game Studio: Além de empresas grandes como a Nintendo, que criaram propriedades intelectuais atemporais e especiais, nos inspiramos também em empresas de jogos indie que se tornaram um grande sucesso com muita dedicação e criatividade, trazendo jogos vivos e com muito carinho para o meio, como por exemplo, o Studio MDHR que fez o Cuphead.
Clube do Videogame: Que conselhos você dá para alguém que queira trabalhar com jogos?
Orube Game Studio: Estude, dedique-se e capacite-se. É um mercado muito promissor, mas também muito competitivo. É uma indústria bem recente no Brasil e que está em crescimento, então a demanda por pessoas qualificadas é muito grande. Tem bastante oportunidade de emprego, tanto para quem está iniciando, quanto para os mais experientes. E ainda tem vantagens, como trabalhar remotamente ou trabalhar para empresas de fora do país.
Clube do Videogame: Em quais outros projetos o estúdio está trabalhando no momento?
Orube Game Studio: Atualmente estamos muito focados em desenvolver essa continuação do Super Mombo Quest. Além disso, também estamos produzindo o nosso jogo de tabuleiro Super Mombo Quest Board Game que foi financiado pelo Catarse no mês de agosto. Nossa previsão de entrega do game é para dezembro deste ano (2022). Aguardem novidades 🙂