Férias em Acapulco!
Esse é um dos casos mais famosos. Os EUA proibiu o episódio de ser veiculado por “conter cenas exibicionistas” e “supostamente estar associado a homossexualidade”.
Acontece que Ash, Brock e Misty estão em uma cidade litorânea, curtindo um descanso, quando a única garota da equipe resolver participar de um concurso de beleza com biquinis. Ela acaba encontrando Jessie e James participando da competição também. Ela pergunta “James, você não é um menino?!” e ele responde: “Que importa? Já que estou linda!”. Em outro momento, ele ganha seios falsos infláveis, o que foi considerado ofensivo.
O Soldado Elétrico, Porygon!
A Lenda de Dratini!
Quando Ash, Misty e Brock chegam na Zona do Safari Pokémon, encontram um senhor que os manda calar a boca e ainda, aponta uma arma para os três, perguntando se eles querem levar um tiro. O velho chegou a ameaçá-los mais uma vez com a arma.
A Equipe Rocket também aparece ameaçando o senhor com um revólver e o fazendo de refém.
Para piorar tudo, Meowth surge em derminada cena com um bigode parecido com o de Hitler.
O episódio foi banido e nunca foi exibido em nenhum lugar fora da Ásia.
Infelizmente, foi nele que Ash capturou uma manada de Tauros – o único banido a contar com um evento principal -, então o público nunca descobriu como o protagonista capturou os Pokémon.
A Caverna de Gelo!
Durante a travessia da Caverna de Gelo, Brock fica com febre e um Jynx aparece para cuidar dele. Brock, no entanto, tem alucinações de que o Pokémon é uma das Enfermeiras Joy e o beija.
O episódio foi banido porque uma cena de um beijo entre um humano e um Pokémon seria inapropriada.
Combate na Ilha Misteriosa! Barboach vs Whiscash!
O episódio não foi exibido nem mesmo no Japão. O motivo é que iria ao ar no dia 4 de novembro de 2004, mas foi banido porque o Pokémon Whiscash causa um terremoto na ilha onde estão Ash e seus amigos semelhante ao Terremoto de Chuetsu, que ocorreu no dia 23 de outubro.
O banimento do episódio foi uma demonstração de respeito às vítimas.
Equipe Rocket vs Equipe Plasma!
Esse episódio também não foi exibido nem no Japão. É que a Equipe Plasma chegaria para travar uma luta épica contra a Equipe Rocket para disputar o Meteoro especial, envolvendo a parcial destruição da cidade de Castelia. Contudo, uma semana antes da exibição, um grande desastre natural abateu o Japão: o país enfrentou terremoto, tsunami e o desastre nuclear da usina de Fukushima.
O episódio foi cancelado em respeito às vítimas e nunca mais se ouviu falar dele.
Ash e Passimian! Um Toque de Amizade!
No episódio, Ash faz uma pintura facial escura para imitar a aparência do Pokémon Passimian. Entretanto, a ação foi associada ao Blackface, um estereótipo racional pejorativo para afrodescendentes nos EUA. Dessa forma, para evitar qualquer tipo de associação indesejada para a Pokémon Company, o episódio foi banido no Ocidente.