Episódios Banidos de Pokémon

Episódios Banidos de Pokémon
Recentemente, fizemos uma matéria aqui, no Clube do Videogame, onde abordamos algumas curiosidades sobre a franquia Pokémon. Entre elas, citamos que alguns episódios do anime foram considerados impróprios para serem exibidos e tiveram que ser banidos. Hoje, vamos detalhar um pouco mais esse assunto. Confira, abaixo, uma lista com alguns dos episódios probidos de Pokémon.

Férias em Acapulco!

Episódio Banido 18 - Férias em Acapulco!

Esse é um dos casos mais famosos. Os EUA proibiu o episódio de ser veiculado por “conter cenas exibicionistas” e “supostamente estar associado a homossexualidade”.

Acontece que Ash, Brock e Misty estão em uma cidade litorânea, curtindo um descanso, quando a única garota da equipe resolver participar de um concurso de beleza com biquinis. Ela acaba encontrando Jessie e James participando da competição também. Ela pergunta “James, você não é um menino?!” e ele responde: “Que importa? Já que estou linda!”. Em outro momento, ele ganha seios falsos infláveis, o que foi considerado ofensivo.

O Soldado Elétrico, Porygon!

Episódio Banido 38 - Porygon, o Guerreiro Virtual!
 O episódio “O Soldado Elétrico, Porygon!” foi banido após sua primeira exibição no Japão e até virou notícia internacional, com William Bonner comentando o ocorrido no Jornal Nacional.
Acontece que Ash e Porygon estão viajando no Cyber Espaço quando a Equipe Rocket atira vários mísseis na direção deles. Para se defender, Pikachu usa um Choque do Trovão, que faz com que vários flashs azuis e vermelhos fiquem piscando freneticamente na tela por alguns segundos. Por causa disso, várias criaças japonesas começaram a reclamar de visão borrada, dores de cabeça, tontura e enjoos. Alguns até sofreram ataques epilépticos e convulsões. Cerca de 685 crianças acabaram indo parar no hospital.
No Japão, o anime entrou em hiato por algum tempo após os acontecimentos. Além disso, as evoluções Porygon 2 e Porygon z nunca apareceram no anime.

A Lenda de Dratini!

Episódio Banido 35 - A Lenda de Dratini!

Quando Ash, Misty e Brock chegam na Zona do Safari Pokémon, encontram um senhor que os manda calar a boca e ainda, aponta uma arma para os três, perguntando se eles querem levar um tiro. O velho chegou a ameaçá-los mais uma vez com a arma.

A Equipe Rocket também aparece ameaçando o senhor com um revólver e o fazendo de refém.

Para piorar tudo, Meowth surge em derminada cena com um bigode parecido com o de Hitler.

Episódio Banido A Lenda de Dratini Meowth Hitler

O episódio foi banido e nunca foi exibido em nenhum lugar fora da Ásia.

Infelizmente, foi nele que Ash capturou uma manada de Tauros – o único banido a contar com um evento principal -, então o público nunca descobriu como o protagonista capturou os Pokémon.

A Caverna de Gelo!

Episódio Banido 252 - A Caverna de Gelo!

Durante a travessia da Caverna de Gelo, Brock fica com febre e um Jynx aparece para cuidar dele. Brock, no entanto, tem alucinações de que o Pokémon é uma das Enfermeiras Joy e o beija.

O episódio foi banido porque uma cena de um beijo entre um humano e um Pokémon seria inapropriada.

Combate na Ilha Misteriosa! Barboach vs Whiscash!

Episódios Banidos de Pokémon

O episódio não foi exibido nem mesmo no Japão. O motivo é que iria ao ar no dia 4 de novembro de 2004, mas foi banido porque o Pokémon Whiscash causa um terremoto na ilha onde estão Ash e seus amigos semelhante ao Terremoto de Chuetsu, que ocorreu no dia 23 de outubro.

O banimento do episódio foi uma demonstração de respeito às vítimas.

Equipe Rocket vs Equipe Plasma!

Episódios Banidos de Pokémon

Esse episódio também não foi exibido nem no Japão. É que a Equipe Plasma chegaria para travar uma luta épica contra a Equipe Rocket para disputar o Meteoro especial, envolvendo a parcial destruição da cidade de Castelia. Contudo, uma semana antes da exibição, um grande desastre natural abateu o Japão: o país enfrentou terremoto, tsunami e o desastre nuclear da usina de Fukushima.

O episódio foi cancelado em respeito às vítimas e nunca mais se ouviu falar dele.

Ash e Passimian! Um Toque de Amizade!

Episódios Banidos de Pokémon

No episódio, Ash faz uma pintura facial escura para imitar a aparência do Pokémon Passimian. Entretanto, a ação foi associada ao Blackface, um estereótipo racional pejorativo para afrodescendentes nos EUA. Dessa forma, para evitar qualquer tipo de associação indesejada para a Pokémon Company, o episódio foi banido no Ocidente.

 

Leticia
Leticia

Sou escritora, jornalista e completamente apaixonada por tudo que envolve cultura pop. Instagram e twitter: @leticiahofke