Olga, CS:GO
Ela recebeu um prêmio inédito do Prêmio Esports Brasil, levando para casa o título de Melhor Atleta Feminina de CS:GO.
“Estou muito feliz de estar aqui hoje. Sempre sonhei com esse prêmio. É a primeira vez que chego nas finais. Só consigo agradecer a todos que me ajudaram a chegar aqui e me acompanham nos jogos, nas lives e nos chats”, discursou Olga na premiação.
Bah Gutierrez, streamer
Barbara Gutierrez é apresentadora e colunista e se identifica abertamente como mulher bissexual. Ela apresentou o Pride Culp da Gamers Clube e o Desafio Pride da Riot Games, ao lado de Vodan, além de também ter sido host do CT Game Changers, liga inclusiva do FPS da Riot Games no Brasil.
Juntamente com Paulo Nobre e Octavio Neto, a criadora de conteúdo apresentou a transmissão da segunda tela do Prêmio Esports Brasil.
M4nd, VALORANT
m4nd é uma jogadora não-binária que atua pela equipe da Oddik. Ela encerrou sua temporada de 2022 junto com isa1 e demonstrou um desempenho acima da média.
Sher Machado, streamer
Conhecida pelo nick Transcurecer, Sher Machado é uma criadora de conteúdo que se identifica como uma mulher transexual. Ela recebeu o prêmio de Melhor Streamer Feminina durante a CCXP Awards.
Ela participa de ações para expandir o consumo de conteúdo feito por pessoas LGBTQIAP+ e negras dentro do contexto dos esports.
Vodan, comentarista e streamer
Em 2022, Vodan – streamer e comentarista – participou da narração da primeira edição do Desafio Pride 2022.
Gata, streamer
Quem teve um bom ano em sua carreira por todo o 2022 foi a criadora de conteúdo Júlia “gata”, que conquistou atenção por meio de suas lives de Valorant. Ela, atualmente, faz parte da equipe de streamers da FURIA e participa de eventos do FPS da Riot.
Ela se declarou uma pessoa não-binária e afirmou que aceita ser chamada por todos os pronomes.
Belle, narradora
A narradora Belle se identifica como mulher bissexual. A hostess e criadora de conteúdo começou sua carreira nos esports no cenário competitivo de Call of Duty. Ela entrou no mercado dos jogos da Riot Games após a chegada dos torneios nacionais de Wild Rift, versão mobile de League of Legends.
Personagens LGBTQIAP+ dos games
- Life is Strange
A franquia Life is Strange tem bastante representatividade e está na lista “jogos com personagens LGBTQIA+“. Entre os personagens, temos Chloe Price, uma garota lésbica. Ao longo da história, podemos ver que várias de suas características (como a depressão e insegurança) se relacionam com sua sexualidade e o preconceito.
No primeiro Life is Strange, a protagonista Max pode beijá-la dependendo da escolha do jogador, assim como em Life is Strange 2, em que Sean pode ser bissexual também. Já no terceiro game da franquia, Life is Strange: True Colors, a protagonista Alex Chen pode se envolver com um homem ou com uma mulher; quem decide é o jogador.
Inclusive, o jogo foi o maior destaque do Gayming Awards 2022, premiação visa celebrar jogos que tenham promovido a diversidade
- League of Legends
Temos vários personagens canonicamente LGBTQIAP+ em League of Legends. Entre eles, K´Sante, que [e o primeiro campeão de League of Legends apresentado como homossexual. Ele se relacionava amorosamente com um outro homem antes de chegar a Summorner´s Rift.
De acordo com sua descrição:
“K’Sante é um caçador e um grande guardião de seu povo, que luta usando armas forjadas de um predador que caçou tempos atrás. Um defensor dos oásis de Nazumah, localizado dentre os desertos de Shurima, K’Sante usa tanto de táticas defensivas como ofensivas para salvar seus aliados, e rapidamente eliminar qualquer ameaça.”
- Valorant
Nos perfis oficiais do Valorant, a Riot Games publicou uma arte de um beijo entre as personagens Raze e Killjoy, confirmando, assim, que as duas são os primeiros personagens LBGTQIAP+ do jogo de tiro e também, o primeiro casal do game.
A imagem foi publicada em meio a um evento que estava ocorrendo nas redes sociais do Valorant, no qual as publicações estão sendo feitas pela perspectiva de Killjoy. Ela descreve suas aventuras com Raze, Neon, Phoenix e Yoru e o ponto máximo foi a arte do beijo da personagem com a agente brasileira Raze, o que confirma os rumores de que as duas são um casal.
A Riot já havia dado pistas que elas estavam juntas anteriormente, mas, agora, tornou canônico para alegria dos shippers, que já tinha criado mil e uma teorias para provar que elas estavam juntas.