Hotel Alfavito, que recebia competições de esports, foi destruido no conflito
Na véspera do ano novo, Kiev, capital da Ucrânia, foi alvo de bombardeios e alguns mísseis atingiram a cidade. Um lugar que ficou destruido foi o hotel Alfavito, que recepcionava eventos e times de esports que disputavam camponatos da StarLadder, organizadora do cenário localizada na cidade.
Hotel Alfavito, that was used by Starladder and other for different esport tournaments in Kyiv was hit by a rocket today.
Dota2 Kyiv Minor teams lived and trined there. Starladder CSGO events guests and teams also lived in Alfavito pic.twitter.com/GLAS4qp9Qu
— Vitalii Volochai #StandWithUkraine (@v1lat) December 31, 2022
A StarLadder também usou o Twitter para se pronunciar sobre o bombardeio e pedir doações a Ucrânia.
“Foi aqui que os jogadores de CS e DOTA 2 ficaram quando o StarLadder realizou o StarSeries em Kiev. Esports está fora da política, né? Ajude a parar com isso. Apoie a Ucrânia com doações”, disse.
It was here where CS & DOTA 2 players stayed when StarLadder ran StarSeries in Kyiv.
Esports is outside politics, huh?
Help stop this. Support Ukraine with donations: https://t.co/fwWoYtB5pZ https://t.co/VjNZ0uxhCz— StarLadder 🇺🇦 (@StarLadder_com) December 31, 2022
O hotel recebeu muitos jogadores de CS:Go que foram ao país discupar os torneios da StarLadder.
Oleksandr “s1mple”, um dos maiores atletas da modalidade, também compartilhou o acontecimento em seus stories no Instagram.
Quando começou o conflito
O conflito entre Rússia e Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro de 2022 após tropas russas, lideradas por Vladimir Putin, invadirem o território ucraniano.
Mas por que a Rússia resolveu invadir a Ucrânia?
Os países viviam já sob tensão, tensão essa que pode ser entendida mediante a análise das relações históricas entre ambos, tendo como foco a incorporação do território ucraniano à União Soviética, ao contexto da Guerra Fria e ao domínio sobre a península da Crimeia – em 2013, houve a anexação da Crimeia ao território da Rússia, e os russos declararam apoio às regiões separatistas do leste da Ucrânia.
Tudo também piorou quando a Ucrânia começou uma maior aproximação com organizações como Otan.
A Otan é uma aliança política e militar que tem por objetivo a resolução e prevenção de conflitos e a proteção de seus países-membros. Após o fim da Guerra Fria – aquela lá entre os Estados Unidos e a União Soviética pela hegemonia do mundo -, a organização cresceu para o Leste Europeu, criando uma maior aproximação da Ucrânia nos últimos anos.
A possibilidade da Ucrância ingressar na Otan significaria uma maior aproximação do país em relação ao Ocidente e uma dimininuição da influência russa por ali. Além disso, os demais países-membros da Otan poderiam proteger a Ucrânia, aumentando a capacidade militar dos ucraninos e representando uma ameaça maior para a o país comandando por Vladimir Putin.
Outra causa pode ser que a Ucrânia iniciou também o diálogo com a União Europeia, demonstrando interesse em integrar ficialmente o bloco. Em 2013, já havia essas negociações, mas elas foram suspensas pelo presidente do país que tinha ideias alinhados à Rússia. Por causa da uma intensa onda de protestos da população ucraniana, ele foi deposto em 2014.
Consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia
Toda a comunidade internacional é impactada pelos acontimentos entre Rússia e Ucrânia nesse contexto de guerra.
- Há um grande número de refugiados ucranianos, deslocando-se para países como Polônia e Hungria;
- Isso sem falar as centanas de pessoas mortas, feridas e desaparecidas em função dos ataques;
- Destruição de cidades em bombardeios, como foi o caso do hotel Alfavito, citado no início desta matéria;
- Está acontecendo uma enorme crise econômica e humanitária;
- A Ucrânia está perdendo vários territórios estratégicos para a Rússia, como cidades portuárias ucranianas no mar negro;
- Interrupção no fornecimento de gás natural da Rússia para a Europa
- Imposição de sanções econômicas à Rússia
- Isolamento diplomático da Rússia
Empresas de jogos fazem sansões e boicotes à Rússia
Ao longo do ano, várias empresas se juntaram para ajudar a Ucrânia, como a Square Enix, que divulgou que doou US$ 500 mil para esforços humanitários no país. A Riot também arrecadou mais de 3 milhões de dólares para ajudar a Ucrânia e o Leste Europeu. A Sony doou dois milhões de dólares à agência de refugiados da ONU e à organização Save the Children. Quem também já ajudou foram a Embracer Group, 11 bit studios, Bandai Namco, CD Projekt Red, Supercell, Ubisoft, Unity e a The Pokémon Company.
Isso sem falar todas as sanções que organizações e jogadores de esports russos sofreram.