Famílias Steam: Valve anuncia recurso para compartilhar jogos

Famílias Steam: Valve anuncia recurso para compartilhar jogos

A Valve anunciou um novo recurso para a Steam: as Famílias Steam. Com foco em controle parental e compartilhamento de biblioteca, a novidade vai possibilitar que jogadores convidem outros usuários para participar de sua “família”, compartilhando o acesso de jogos entre os membros.

Já disponibilizado atualmente para usuários beta, as Famílias Steam usa de recursos que já existem na plataforma e adiciona várias novidades para substituir o Compartilhamento de Biblioteca Steam e o Modo Família do Steam. Ela possibilita que até seis pessoas participem da mesma família, dando acesso a todos os jogos compartilháveis de suas bibliotecas.

Famílias Steam usuários
Imagem: Divulgação / Valve

Apesar disso, mesmo ao jogar títulos compartilhados, o progresso e as conquistas serão totalmente individuais. Outra novidade em relação aos sistemas que já existem na plataforma é que as Famílias Steam possibilitarão que os usuários joguem títulos de suas bibliotecas sem precisar esperar que o dono do jogo pare de aproveitar os seus games, como o compartilhamento, como funcionava anteriormente.

A única limitação nesse sentido é que os membros da família não poderão jogar o mesmo game ao mesmo tempo (a menos que possuam mais de uma cópia), mas vale pontuar que desenvolvedores tem a opção de proibir o compartilhamento de seus jogos a qualquer momento – impossibilitando o seu uso nas Famílias Steam por qualquer motivo (algo que algumas companhias podem utilizar para obrigar que jogadores comprem os seus jogos).

As Famílias Steam terão Controles Parentais

Uma novidade na plataforma, as Famílias Steam terão opções que dão controle sobre contas de crianças. Com isso, os pais e responsáveis poderão decidir sobre o tipo de jogo que os menores de idade tem acesso, além de estabelecer limites de tempo de jogo e conferir relatórios sobre os horários de gameplay de seus filhos.

Famílias Steam controle parental
Imagem: Divulgação / Valve

Outra boa adição também é a opção de pedidos de compras em contas infantis. Com elas, as crianças poderão pedir para o responsável da conta adquirir um jogo para elas e o pedido será listado diretamente para a página do game, para que não haja enganos na hora da compra.

Leia também:

Para participar da Família Steam basta ir nas configurações de sua conta e ligar a opção “Steam Family Beta” no menu “Participação no beta do cliente Steam”. Mais informações sobre a novidade podem ser conferidas neste link.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, entusiasta de suporte maguinho