O cenário norte-americano de CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive) recebeu como uma bomba a notícia de que o FBI, equivalente a Polícia Federal brasileira, está investigando casos de manipulação de resultados no game. A informação veio de Ian Smith, comissário da ESIC, que está trabalhando junto dos federais.
Em entrevista ao criador de conteúdo slash32, Smith disse que a investigação do FBI e da ESIC tem dois grupos de jogadores como alvo por enquanto. Os players que apostam em si mesmos, assim como jogadores que supostamente foram subornados para manipular os resultados.
O comissário da ESIC não divulgou muito da parceria com o FBI além disso, ou citou nomes de players e times de CS:GO. Smith ainda afirmou que a organização tem provas de alguns players e eles terão uma punição. Também foi dito que resultados chegarão para o público nas próximas duas semanas, em abril.
Manipulação de resultados é algo que aparece nos holofotes dos esports de tempos em tempos, visto que é fácil para jogadores de equipes menores praticar isso e não sofrerem punição.
A Valve, desenvolvedora do CS:GO, ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto.