FIFA 23: Conheça as novidades do novo game da franquia

FIFA 23: Conheça as novidades do novo game da franquia

Lançado na última sexta-feira (30), FIFA 23 é o último título da franquia de jogos de futebol da EA Sports em parceria da Federação Internacional de Futebol. Com isso, o novo título da série traz diversas novidades e melhorias em relação ao seu antecessor.

Assim, para aproveitar o lançamento do novo jogo, optamos por formular uma lista com os novos recursos que estão disponíveis para os jogadores de FIFA 23. Confira o que há de novidade no game:

Crossplay

FIFA 23 marca a estreia do sistema de crossplay na franquia, trazendo a possibilidade de os jogadores competirem com usuários de outras plataformas, apesar de limitado aos modos online Amistosos Online, Temporadas e Ultimate Team, assim como as gerações de consoles. Por conta disso, jogadores da atual geração – considerada como Google Stadia, PC, PS5 e Xbox Series X/S – não terão como enfrentar jogadores da geração antiga de consoles – PS4 e Xbox One.

Gameplay

O novo título da série trouxe mudanças relevantes em sua jogabilidade, que realmente impactam os jogadores que vem de FIFA 22. Com animações mais fluidas e que tentam buscar o realismo, com a adição de diferentes tipos de corridas de acordo com cada jogador tem um grande impacto em partidas que os elencos estão desequilibrados.

Assim, jogadores devem se atentar no Ultimate Team para construir uma equipe que seja capaz de lidar com atacantes rápidos, que com certeza serão utilizados nos níveis mais altos de jogo. Outras mudanças que vem junto de FIFA 23 envolvem mecânicas como o power shot, que faz com que jogadores tenham um elemento a mais para usar e se preocupar.

Modos de Jogo

Além dos amistosos tradicionais, FIFA 23 traz mudanças e adições em diversos modos de jogo que são os preferidos dos fãs. Por conta disso, é bom que os jogadores tenham ciência de que vão encontrar novos sistemas em seus modos favoritos, que passaram por algumas reformulações.

É o caso do Modo Carreira, que recebeu a presença de Ted Lasso e o clube AFC Richmond, da série disponível no Apple TV+, como uma de suas adições. Jogadores podem utilizar dos jogadores da produção, assim como seu logo, uniformes e estádio.

Além disso, o Ultimate Team que também recebeu novidades, como seu novo sistema de química, refeito para dar mais liberdade aos jogadores na montagem de seus times. Agora, ao invés de jogadores influenciarem apenas posições próximas a eles, os players influenciarão todo o elenco, possibilitando que o “meta” de FIFA 23 seja mais diverso.

Futebol Feminino

E por falar de diversidade, FIFA 23 é o primeiro jogo da franquia que conta com uma representação mais ampla do futebol feminino, com duas ligas de clubes disponíveis, além das seleções que foram introduzidas em FIFA 16. As competições de clubes femininos presentes em FIFA 23 são a Women's Super League, também conhecida como a Super Liga Feminina da Inglaterra, e a D1 ARKEMA, principal divisão feminina no futebol francês.

Inclusive, Alexia Putellas, jogadora do Barcelona e atual melhor do mundo de sua categoria, é a personagem com maior overall de todo o FIFA 23, incluindo os jogadores masculinos. Com a nota geral de 92, a espanhola supera nomes como os de Karim Benzema, Robert Lewandowski, Lionel Messi e Kylian Mbappé, que contam com uma nota de 91.

Screenshot de Alexia Putellas em FIFA 23
Imagem: Divulgação / EA Sports

FIFA 23 já está disponível para Google Stadia, PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. A Electronic Arts também lançará o jogo para Nintendo Switch, mas o console híbrido receberá apenas atualizações de transferências de jogadores e uniformes, sem novidades em sua gameplay.

Jogo é o último jogo da franquia com a parceria entre Electronic Arts e FIFA, a partir do próximo título a série passará a ser chamado de EA SPORTS FC.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, 25 anos, entusiasta de suporte maguinho