O FIFA 24 finalmente foi lançado e a maior parte dos fãs já estão jogando o novo game da EA Sports com alguns dos maiores atletas da atualidade e até grandes lendas do esporte que podem ser adquiridas nos modos online para fazer parte das equipes. Ainda que o título do projeto não seja mais o mesmo, tendo sido alterado para EA Sports FC 24 por conta de problemas entre a desenvolvedora e a entidade máxima do futebol mundial, a franquia continua a mesma, com diversas modalidades e possibilidades na hora de se aventurar pelo mundo da bola.
No entanto, nem tudo parecem ser flores para o FIFA 24. O game conseguiu uma nota 75 entre as avaliações da crítica especializada no Metacritic, que por si só, não é tão boa. A situação parece piorar de verdade quando se observa a nota 2,3 que o jogo amargou entre as avaliações do grande público, dada pelos usuários do mesmo site. Pensando nisso, separamos alguns dos motivos que podem ter feito com que o EA FC 24 não tenha sido o maior dos sucessos, e o que pode melhorar no projeto.
Quais são os maiores problemas do FIFA 24?
Bugs
Na maior parte dos games recém lançados, bugs são um problema recorrente. É normal que, após um grande jogo finalmente chegar no mercado, muitos problemas técnicos acabem aparecendo e futuramente, sendo corridos pelos desenvolvedores. Isso não foi tão diferente com o FIFA 24, com diversos bugs sendo relatados. O grande problema do game em relação a isso é que, mesmo após 4 meses após o título ser disponibilizado, a EA Sports ainda não corrigiu alguns erros graves e que podem influenciar na experiência dos jogadores.
É possivel que a gente esteja de frente com o maior bug da história da franquia.
Algo de um nivel que enquanto não arrumarem não da pra jogar. pic.twitter.com/QDDofo35Vb
— Miguel Bilhar (@TheSpiderKong) October 19, 2023
Muitos dos bugs apresentados no FIFA 24 afetam diretamente o resultado de partidas do game, seja elas online ou não. Esse tipo de defeito muitas vezes impede que o jogador tenha a experiência completa na hora da jogatina, o que pode afetar a imagem do game como um todo. Além disso, vale ressaltar que alguns desses problemas não acontecem apenas durante as partidas, mas até mesmo nos menus, como o bug em que uma notificação não sai de algumas das abas no modo Ultimate Team, ainda que nada de diferente tenha acontecido. Desta forma, para evitar problemas maiores, seria interessante se a EA focasse em consertar esse tipo de defeito que o produto tem apresentado ainda alguns meses após o lançamento.
Problemas de Conexão
Um dos maiores problemas da franquia ao longo dos anos são os constantes problemas de conexão, algo que volta a acontecer no FIFA 24. É inegável que modos como o Ultimate Team, em que o jogador monta seu próprio time utilizando as cartas disponíveis no game para enfrentar outros adversários online, podendo ganhar diversas recompensas e evoluir ainda mais sua equipe, é extremamente divertido. Além disso, o game também tem diversos outros modos que envolvem utilizar os servidores da EA Sports para enfrentar outros times. No entanto, nem sempre essa experiência é tão boa, principalmente por partidas que são prejudicadas por problemas dos mesmos servidores utilizados para jogar esses modos.
Não é tão incomum encontrar relatos na internet sobre pessoas que tiveram suas partidas desconectadas dos servidores da EA Sports enquanto enfrentavam adversários online, tendo boa parte de seu processo do confronto perdido. Além disso, problemas de conexão durante a própria partida também são comuns, com o game travando muitas vezes durante o confronto, o que atrapalha a fluidez do jogo e pode até mesmo influenciar nos resultados. Vale ressaltar que, na maior parte das vezes, esses problemas não acontecem por conta da internet individual dos jogadores, além de não ser algo que acontece exclusivamente no FIFA 24, já tendo ocorrido em outros jogos da série.
Falta de Variedade
Um dos principais motivos que fez com que muitos fãs não gostassem tanto do FIFA 24 foi a falta de variedade que o game apresenta, embora esse problema não seja de fato tão novo na franquia e muitos já tenham percebido a algum tempo como ele poderia afetar a série a longo prazo. O principal ponto que fez com que muitos jogadores apontassem a falta de variedade como um problema é justamente a pouca quanitdade de modos de jogo que o EA FC 24 tem em relação aos títulos anteriores.
Com mais de 20 títulos lançados ao longo dos últimos 20 anos, é inegável que houveram grandes evoluções na franquia até a chegada do FIFA 24. Com a constante mudança tecnológica que as novas gerações de consoles, as mudanças de gráfico e jogabilidade que os games da série proporcionaram é visível, adicionando novos modos de jogo ao longo dos anos e permitindo que os jogadores enfrentassem outros em diferentes lugares do mundo de forma online. No entanto, após diversas mudanças, o cenário atual dos jogos não parece mais tão promissor quanto antes, com cada vez menos diferenças entre um game e outro.
Embora o FIFA 24 tenha mudanças em relação ao game anterior, como a adição de jogadoras femininas no modo Ultimate Team, nenhuma adição parece ser o suficiente para justificar um novo game da franquia, se não as mudanças que acontecem no mercado de transferências e fazem com que um jogador vá de um time para o outro, um conteúdo que poderia ser facilmente adicionado através de uma atualização oferecida pela EA Sports de forma gratuíta, o que pode dar a impressão de que não há nada realmente tão diferente no EA FC 24 em relação ao FIFA 23, lançado no ano anterior.
A falta de mudanças de um game para o outro pode fazer com que muitos jogadores acabem achando o FIFA 24 um tanto quanto enjoativo após algumas semanas de gameplay, principalmente caso já tenham jogado alguns dos games anteriores da franquia. Embora modos como o Ultimate Team sejam diveritos, não apenas a curto prazo, é difícil não perceber que os modos de jogo do novo game da EA Sports não tem tanta novidade, com novas adições sendo muito bem vindas pensando no futuro da franquia.
Problemas de Jogabilidade
Um dos motivos que fazem com que o FIFA 24 possa não ser um dos melhores games da franquia até então, é sua jogabilidade. Ainda que os jogos da série tenham evoluído muito de um game para o outro, muitos fãs tem reclamado que o estilo que a EA Sports tenha inserido em seu novo produto não seja tão parecido assim com o futebol da vida real, ou até mesmo que priorize demais jogadores que utilizam mais do drible para quebrar as barreiras durante as partidas, tornando a marcação dos atletas adversários muito mais difícil do que deveria e tornando o game menos divertido para aqueles que priorizam técnicas de passe.
Pay to Win
Um dos maiores problemas que a franquia tem enfrentado ao longo dos anos, e volta a acontecer no FIFA 24 é o fênomeno chamado de “Pay to Win”. A grande realidade é que isso não é um problema apenas da série de jogos esportivos, ou até mesmo títulos lançados pela EA, mas algo que vem assolando toda a indústria dos games nos últimos anos e que pode prejudicar a experiência de muitos jogadores, principalmente aqueles que jogam online.
Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, Pay to Win é basicamente um fênomeno que se refere aos games que disponibilizam que os jogadores comprem recursos para utilizar nos modos online do game. Dessa forma, aqueles que adquirem alguns itens ou outro tipo de ferramenta utilizando dinheiro do mundo real, tem benefícios no game, podendo enfrentar outros jogadores que não adquiriram os mesmos recursos com mais facilidade. Esse fator contribuí para que muitos que não podem ou não se interessam em pagar para ter itens adicionais acabem tendo uma experiência inferior.
No caso do FIFA 24 e da maior parte dos games da franquia, esse fênomeno está diretamente associado ao modo Ultimate Team. Como existem diversas cartas disponíveis nessa categoria, com diversas delas sendo muito mais fortes do que outras, é natural que muitos jogadores com melhores condições financeiras busquem por comprar os melhores atletas para ter vantagens e poder crescer no game de forma mais rápida, o que pode acabar desequilibrando o modo como um todo e fazendo com que muitos outros jogadores que tenham atletas mais fracos no início de sua jornada fiquem desanimados com seu futuro no jogo.
É importante ressaltar que não há problemas em jogadores que pagaram para ter recursos melhores no Ultimate Team, de fato recebam seus benefícios e tenham um time que ofereça desempenho melhor na hora de jogar partidas online, afinal de contas, é justo que um pagamento feito com dinheiro da vida real realmente traga benefícios na hora de enfrentar adversários no modo online. No entanto, esse recurso se torna problemático quando o jogo se torna desequilibrado em um nível extremo e até mesmo cansativo, algo que pode acontecer não apenas no FIFA 24, mas em outros jogos da série e até mesmo de outras franquias.