A 2K Games estaria desenvolvendo um game chamado FIFA 2K, sendo um game de futebol que irá rivalizar com o EA Sports FC 24, da Electronic Arts, que durante 30 anos teve sua série com o prefixo “FIFA”.
Os rumores andavam fortes com dois vazamentos, um realizado no X (antigo Twitter) e o site Eurogamer, mas o título foi confirmado quando o presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou que está trabalhando nesse game durante o congresso anual.
“Estamos desenvolvendo [um novo jogo de simulador de futebol] com novos parceiros, um novo jogo, que, obviamente, como tudo o que fazemos, será o melhor. Então, preparem-se para o novo e-game FIFA”, disse Infantino.

O encerramento da parceria em 2022 entre a Electronic Arts e a FIFA se deu por questões comerciais. Já a organização mundial de futebol emitiu um comunicado na época dizendo que seguiria no mercado de jogos.
Recentemente, a conta @mohplay_inc_, conhecida por alguns vazamentos, publicou um Tweet no X afirmando que é a 2K Games quem fez um contrato para desenvolver o próximo jogo de FIFA, e que ele chegaria a tempo da Copa do Mundo 2026. O Tweet reforça um vazamento realizado pelo insider Tom Henderson, que costuma acertar suas previsões.
2K has secured the official license from FIFA to create the next FIFA video game!
The partnership is confirmed, and 2K will be developing a new football game series.
?✨ FIFA 2K25 is set to launch this year, just in time for the FIFA World Cup 2K26!
Get ready for FIFA 2K25!… pic.twitter.com/3jsu2XQu2a
— MohPlay Inc?? (@mohplay_inc_) May 24, 2024
“2K tem a licença oficial da FIFA para criar o próximo jogo de videogame! A parceria é confirmada, e a 2K está desenvolvendo uma nova série de jogos de futebol. FIFA 2K25 será lançado esse ano, bem a tempo da Copa do Mundo 2K26”, diz o tweet.

Quanto a 2K, ela é uma subsidiária da Take-Two Interactive fundada em 2005 após a aquisição da Visual Concepts, que por sua vez era responsável por vários games esportivos de sucesso, como a NBA 2K, NHL 2K e MLB 2K, vindo daí o nome 2K Games.
Algumas dúvidas ainda pairam no ar, quanto a questão do licenciamento. No último game da Electronic Arts, ela conseguiu fechar com 19 mil atletas, 700 clubes, 30 ligas e 100 estádios.
A história da franquia antes de FIFA 2k

O primeiro game de FIFA foi publicado pela EA Sports em 1993 e se chamava FIFA International Soccer. Foi lançado para diversos consoles da época, como Mega Drive e Super Nintendo, e inovou por usar uma câmera isométrica para as partidas, já que até então os games do gênero usavam a vista aérea, e isso é apontado como um dos principais fatores para seu sucesso.
Sucesso de público e crítica, o game superou as expectativas da EA, que almejava vender 300 mil cópias, mas somente no Reino Unido o game alcançou as 400 mil nas últimas duas semanas de dezembro, e depois mais 500 mil nas quatro primeiras semanas. No restante do mundo, o game também rendeu sucesso comercial, o que acabou gerando a série praticamente anual.

O FIFA 96 foi o primeiro game a colocar os nomes reais dos jogadores graças a uma nova licença conseguida, e as versões de PlayStation, PC, 32X e Sega Saturno usavam o motor “Virtual Stadium” para que os cenários fossem em 3D, enquanto os jogadores usavam sprites 2D.
FIFA 97 foi o primeiro a usar modelos poligonais, mas foi o FIFA: Road to World Cup 98 que foi considerado “um salto” perante os antecessores, com gráficos muito melhores, uma Copa do Mundo completa com rodadas de qualificação, e a jogabilidade refinada.

De lá para cá os jogos foram evoluindo, e o FIFA acabou ganhando um rival, o Pro Evolution Soccer, desenvolvido pela Konami e que ficou bem popular durante a década de 2000. Este último tinha o diferencial de ser uma série de jogos de simulação de futebol com “jogo tático mais rápido” e uma jogabilidade mais variada.
Aproveitando-se da popularidade do PES, a EA pegou alguns elementos do seu rival para incrementar nos jogos FIFA e, a partir da década de 2010, ela voltou a liderar o segmento de jogos de futebol.
Em 2010, o FIFA havia vendido mais de 100 milhões de cópias, se tornando a franquia de jogos esportivos mais bem sucedida comercialmente no mundo, e também a mais lucrativa da EA Sports. O FIFA 12 vendeu 3,2 milhões de cópias na primeira semana, sendo até hoje o lançamento mais bem-sucedido da história da desenvolvedora.
Em 2013, a jogadora de futebol da Espanha, Verônica B, iniciou um abaixo assinado no canal Change.org para conscientizar a Electronic Arts a incluir mulheres nos games e, a partir do FIFA 16 lançado em 2015, a seleção feminina também foi incluída.

Em 2018, uma matéria do The Guardian escrita por Steve Boxer chamou o FIFA 18 como o “jogo de futebol mais polido e, de longe, o mais popular por aí. O equivalente de futebol à Premier League”.
Boxer também elogiou o FIFA Ultimate Team do jogo, dizendo que “o incentiva a comprar pacotes de jogadores semelhantes a adesivos Panini para montar um time dos sonhos”, e ele acrescenta dizendo que a série tem “um excelente modo Jornada que permite que você controle um aspirante a profissional e o transforme em uma superestrela internacional, e um modo Carreira que permite que você controle seu time favorito dentro e fora do campo”. Em 2021, a série FIFA chegou a cerca de 325 milhões de cópias.




