FIFA 2K: o que é oficial sobre o novo game de futebol

FIFA 2K: o que  é oficial sobre o novo game de futebol

A 2K Games estaria desenvolvendo um game chamado FIFA 2K, sendo um game de futebol que irá rivalizar com o EA Sports FC 24, da Electronic Arts, que durante 30 anos teve sua série com o prefixo “FIFA”.

Os rumores andavam fortes com dois vazamentos, um realizado no X (antigo Twitter) e o site Eurogamer, mas o título foi confirmado quando o presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou que está trabalhando nesse game durante o congresso anual.

“Estamos desenvolvendo [um novo jogo de simulador de futebol] com novos parceiros, um novo jogo, que, obviamente, como tudo o que fazemos, será o melhor. Então, preparem-se para o novo e-game FIFA”, disse Infantino.

FIFA 2K: o que é oficial sobre o novo game de futebol
FIFA 2K será o primeiro game da longeva franquia que não será publicado pela Electronic Arts (Foto: Reprodução)

O encerramento da parceria em 2022 entre a Electronic Arts e a FIFA se deu por questões comerciais. Já a organização mundial de futebol emitiu um comunicado na época dizendo que seguiria no mercado de jogos.

Recentemente, a conta @mohplay_inc_, conhecida por alguns vazamentos, publicou um Tweet no X afirmando que é a 2K Games quem fez um contrato para desenvolver o próximo jogo de FIFA, e que ele chegaria a tempo da Copa do Mundo 2026. O Tweet reforça um vazamento realizado pelo insider Tom Henderson, que costuma acertar suas previsões.

“2K tem a licença oficial da FIFA para criar o próximo jogo de videogame! A parceria é confirmada, e a 2K está desenvolvendo uma nova série de jogos de futebol. FIFA 2K25 será lançado esse ano, bem a tempo da Copa do Mundo 2K26”, diz o tweet.

FIFA 2K: o que é oficial sobre o novo game de futebol
FIFA 23 foi o último game publicado pela EA Sports (Foto: Reprodução)

Quanto a 2K, ela é uma subsidiária da Take-Two Interactive fundada em 2005 após a aquisição da Visual Concepts, que por sua vez era responsável por vários games esportivos de sucesso, como a NBA 2K,  NHL 2K e MLB 2K, vindo daí o nome 2K Games.

Algumas dúvidas ainda pairam no ar, quanto a questão do licenciamento. No último game da Electronic Arts, ela conseguiu fechar com 19 mil atletas, 700 clubes, 30 ligas e 100 estádios.

A história da franquia antes de FIFA 2k

FIFA 2K: o que é oficial sobre o novo game de futebol
FIFA International Soccer foi o primeiro game de uma parceria que durou cerca de 30 anos entre a federação de futebol e a EA (Foto: Reprodução)

O primeiro game de FIFA foi publicado pela EA Sports em 1993 e se chamava FIFA International Soccer. Foi lançado para diversos consoles da época, como Mega Drive e Super Nintendo, e inovou por usar uma câmera isométrica para as partidas, já que até então os games do gênero usavam a vista aérea, e isso é apontado como um dos principais fatores para seu sucesso.

Sucesso de público e crítica, o game superou as expectativas da EA, que almejava vender 300 mil cópias, mas somente no Reino Unido o game alcançou as 400 mil nas últimas duas semanas de dezembro, e depois mais 500 mil nas quatro primeiras semanas. No restante do mundo, o game também rendeu sucesso comercial, o que acabou gerando a série praticamente anual.

FIFA 2K: o que é oficial sobre o novo game de futebol
FIFA 96 foi o primeiro game a utilizar cenários poligonais (Foto: Reprodução)

O FIFA 96 foi o primeiro game a colocar os nomes reais dos jogadores graças a uma nova licença conseguida, e as versões de PlayStation, PC, 32X e Sega Saturno usavam o motor “Virtual Stadium” para que os cenários fossem em 3D, enquanto os jogadores usavam sprites 2D.

FIFA 97 foi o primeiro a usar modelos poligonais, mas foi o FIFA: Road to World Cup 98 que foi considerado “um salto” perante os antecessores, com gráficos muito melhores, uma Copa do Mundo completa com rodadas de qualificação, e a jogabilidade refinada.

FIFA 2K: o que é oficial sobre o novo game de futebol
FIFA 98 Road to World Cup foi elogiado por ser considerado uma “grande evolução” perante seus antecessores, tanto em gráficos quanto em jogabilidade (Foto: Reprodução)

De lá para cá os jogos foram evoluindo, e o FIFA acabou ganhando um rival, o Pro Evolution Soccer, desenvolvido pela Konami e que ficou bem popular durante a década de 2000. Este último tinha o diferencial  de ser uma série de jogos de simulação de futebol com “jogo tático mais rápido” e uma jogabilidade mais variada.

Aproveitando-se da popularidade do PES, a EA pegou alguns elementos do seu rival para incrementar nos jogos FIFA e, a partir da década de 2010, ela voltou a liderar o segmento de jogos de futebol.

Em 2010, o FIFA havia vendido mais de 100 milhões de cópias, se tornando a franquia de jogos esportivos mais bem sucedida comercialmente no mundo, e também a mais lucrativa da EA Sports. O FIFA 12 vendeu 3,2 milhões de cópias na primeira semana, sendo até hoje o lançamento mais bem-sucedido da história da desenvolvedora.

Em 2013, a jogadora de futebol da Espanha, Verônica B, iniciou um abaixo assinado no canal Change.org para conscientizar a Electronic Arts a incluir mulheres nos games e, a partir do FIFA 16 lançado em 2015, a seleção feminina também foi incluída.

FIFA 2K: o que é oficial sobre o novo game de futebol
O FIFA 16 foi o primeiro a incluir a seleção feminina de futebol após uma petição realizada pela jogadora Verônica B (Foto: Reprodução)

Em 2018, uma matéria do The Guardian escrita por Steve Boxer chamou o FIFA 18 como o “jogo de futebol mais polido e, de longe, o mais popular por aí. O equivalente de futebol à Premier League”.

Boxer também elogiou o FIFA Ultimate Team do jogo, dizendo que “o incentiva a comprar pacotes de jogadores semelhantes a adesivos Panini para montar um time dos sonhos”, e ele acrescenta dizendo que a série tem “um excelente modo Jornada que permite que você controle um aspirante a profissional e o transforme em uma superestrela internacional, e um modo Carreira que permite que você controle seu time favorito dentro e fora do campo”. Em 2021, a série FIFA chegou a cerca de 325 milhões de cópias.

Victor Miller
Victor Miller

Jornalista, Victor Miller ganhou popularidade na internet por ser o dono do Planeta Sonic, um dos maiores canais do YouTube no Brasil sobre o mascote da SEGA. Trabalha há mais de dez anos escrevendo sobre games para diversos canais importantes do país.