FIFA: Qual é o melhor jogo da franquia?

FIFA: Qual é o melhor jogo da franquia?

Conhecida hoje como EA SPORTS FC, a franquia FIFA conquistou o coração dos fãs de futebol e gamers ao redor do mundo desde o seu início em 1993, com evoluções significativas, apresentando melhorias gráficas, modos de jogo inovadores e evoluções de jogabilidade que elevaram cada vez mais os seus jogos. Mas com uma rica história de títulos lançados, as conversas de fãs da série desenvolvida pela EA Sports acaba sempre chegando em uma pergunta inevitável: qual é o melhor jogo da franquia FIFA?

Neste artigo, o Clube do Vídeo Game vai explorar alguns dos títulos mais marcantes e amados pelos fãs, analisando suas características e considerando como cada um contribuiu para a evolução da série nestes 31 anos de história.

Os melhores jogos da franquia FIFA

1. FIFA 98: Road to World Cup (PC, PlayStation, Nintendo 64, Sega Saturn, Mega Drive, Game Boy)

Lançado em 1997, o FIFA 98: Road to World Cup é frequentemente lembrado como o primeiro grande marco na evolução da franquia. O jogo trouxe melhorias significativas na jogabilidade, gráficos e som, proporcionando aos jogadores uma experiência mais autêntica, que incluía elementos como comentários dinâmicos e trilhas sonoras envolventes contribuiu para a imersão, enquanto a presença de todas as 172 seleções nacionais qualificadas para a Copa do Mundo da FIFA daquele ano ampliou muito a escala do jogo.

Além disso, FIFA 98 contava com 16 estádios e foi o primeiro jogo da franquia a implementar a regra do impedimento (e também foi o pioneiro no licenciamento de músicas, tendo “Song 2” da banda Blur como canção de abertura).

Imagem de gameplay de FIFA 98: Road to World Cup
Imagem: Reprodução / FIFA 98: Road to World Cup

2. FIFA Football 2002 (PC, PlayStation 2, PlayStation, GameCube)

Com a abertura icônica ao som de “19-2000”, da banda Gorillaz, FIFA 2002 começou a introduzir recursos que trouxeram mais complexidade para a gameplay com a adição da barra de força no passe. Isso fez com que o título trouxesse mais possibilidades para os jogadores, que viram a franquia se tornar cada vez mais próxima de um real simulador de futebol – com a adição até mesmo de um modo inspirado na Copa do Mundo de 2002, onde poderiam jogar com as seleções de França, Japão e Coréia do Sul na busca de melhorar sua posição no ranking da FIFA antes da disputa da competição.

3. FIFA 09 (PC, PlayStation 3, PlayStation 2, Xbox 360, Wii)

Após uma fase difícil na geração do PlayStation 2 e Xbox, a franquia voltou com mais força com o lançamento para geração posterior. Com um sistema de colisão totalmente refeito, o FIFA 09 foi o pontapé inicial para um novo recurso que viria a revolucionar a história: o modo Ultimate Team.

Introduzida como uma expansão paga, a novidade conquistou os jogadores por conta das possibilidades inéditas que ele trazia, com partidas online onde os fãs poderiam montar seus próprios elencos para conferir como seria uma equipe que tivesse Ronaldinho e Rooney no time titular. Não preciso dizer que isso foi o início de algo muito lucrativo para a EA Sports, não é mesmo?

4. FIFA 12 (PC, Mac, PlayStation 3, PlayStation 2, Xbox 360, Nintendo Wii)

Após alguns outros lançamentos anuais, que introduziram o Modo Carreira Treinador e Jogador na franquia, FIFA 12 foi o próximo grande lançamento da série por tomar a ousada decisão de trazer o Ultimate Team sem custo adicional, incentivando os fãs a investirem seu tempo e dinheiro em disputas online. Junto do novo modo, ainda chegaram melhoras em quesitos como táticas defensivas, a precisão dos dribles e o impacto dos jogadores dentro de campo, tornando a física das partidas ainda mais real nas interações de jogo.

5. FIFA 17 (PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360)

FIFA 17 marcou a mudança da série para a engine Frostbite, utilizada anteriormente na franquia Battlefield, mas também trouxe um dos modos mais interessantes da história da série: A Jornada. Contando a história do jogador inglês fictício Alex Hunter, a novidade é um verdadeiro “modo história”, que conta a trajetória do atleta em meio aos altos e baixos de suas carreira na Premier League.

6. FIFA 19 (Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360)

Dando sequência ao legado dos dois jogos anteriores, FIFA 19 marcou a conclusão da trilogia “A Jornada”, imergindo no final da carreira de Alex Hunter, com transferências e momentos dramáticos para o atleta, mas para além disso traz a tão esperada chegada dos campeonatos europeus à franquia. Com a licença completa da UEFA Champions League e UEFA Europa League, jogadores puderam mergulhar ainda mais na experiência do futebol europeu.

7. FIFA 23 (Nintendo Switch, PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One)

Após algumas novas edições sem grandes novidades, com exceção das competições da América do Sul (CONMEBOL Libertadores, Recopa e CONMEBOL Sudamericana) e times brasileiros com jogadores genéricos, FIFA 23 chegou sendo um jogo repleto de conteúdo. Além de modos especiais para a Copa do Mundo Masculina e Feminina, o jogo trouxe ligas de clubes femininos pela primeira vez na franquia, dando a opção para os fãs disputarem o campeonato inglês, alemão, francês e estadunidense de futebol feminino.

O jogo ainda conta com o AFC Richmond, da série Ted Lasso (Apple TV+), uma boa adição para os fãs da produção, e a tecnologia de crossplay pela primeira vez na história da franquia.

8. EA SPORTS FC 24 (Nintendo Switch, PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One)

Mantendo os avanços de FIFA 23, EA SPORTS FC 24 é o novo começo da franquia de simuladores de futebol da Electronic Arts após o fim da parceria com a Federação Internacional de Futebol. O jogo traz licenças do campeonato espanhol e alemão de futebol feminino, além de trazer uma representação fiel da Ballon d'Or, a premiação de melhor jogador do mundo da revista francesa France Football.

Mas a principal novidade de FC 24 é a adição de jogadoras de futebol feminino ao Ultimate Team, ampliando os horizontes de montagem de elenco no principal modo online da série.

Esses são apenas alguns dos principais jogos da história da franquia FIFA, com a escolha dependendo do gosto pessoal de cada jogador. Você tem um jogo preferido da franquia? Qual é?

Leia também:

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, entusiasta de suporte maguinho