A franquia FIFA é uma das mais conhecidas do mundo dos games. Atualmente, a série mudou de nome por conta de problemas na negociação entre a EA Sports, desenvolvedora dos jogos, e a própria FIFA, entidade máxima do futebol mundial que cedeu sua marca para servir de título a série. Com nome de EA Sports FC 24, o novo projeto continua com as principais características, colocando os jogadores para controlar algumas das principais atletas do mundo da bola em diferentes modalidades.
Como a série FIFA tenta emular ou principais atletas da vida real, a maior parte dos grandes craques do universo do futebol também apareçam como os destaques dos jogos, principalmente aqueles que ganharam o título individual de melhores jogadores do mundo. Pensando nisso, separamos quais foram os craques que venceram a “Bola de Ouro”, conquista que elege o melhor nome do esporte no ano, para saber quais foram os “ratings” de cada um deles na edição lançada pela EA Sports em cada época.
Qual o geral dos jogadores eleitos Melhor do Mundo em cada FIFA?
2004 – FIFA 05 – Ronaldinho
Começando pelo FIFA 05, lançado no começo do século, em que o melhor jogador do mundo era um nome muito conhecido do futebol nacional: Ronaldinho Gaúcho. O craque do Barcelona, conhecido por seus dribles e principalmente, por fazer jogadas que evocam um verdadeiro mágico e fez com que ganhasse o apelido de “Bruxo”, teve um total médio de 93 pontos, podendo evoluir mais suas habilidades ao Longas temporadas do jogo e chegando a ter um geral médio de 99 pontos, uma classificação impressionante para os dias de hoje. Ainda assim, a estrela não era o melhor jogador do jogo, posição que fica com o francês Thierry Henry.
2005 – FIFA 06 – Ronaldinho
Ronaldinho não tem fama que tem até os dias de hoje apenas por ser um bom jogador. O craque realmente fez a diferença em campo sempre que vestiu a camisa de um clube, e desta forma, conquistou o prêmio de melhor do mundo duas vezes seguidas. Na sequência da franquia lançada em 2005, o gaúcho realmente se tornou o melhor jogador do game, tendo um total médio de 95 pontos. Ao longo das temporadas, sua classificação pode acabar caindo para um total médio de 88 pontos.
2006 – FIFA 07 – Cannavaro
No mundo da bola, ver um zagueiro como melhor jogador do mundo não é tão comum, já que essa é uma conquista que normalmente acaba caindo no colo dos atacantes, que chamam mais atenção para fazer gols e definir partidas. No entanto, em 2006, o vencedor da Bola de Ouro foi o italiano Fabio Canavarro, que havia sido essencial para a Itália vencer a Copa do Mundo de 2006 . No título da franquia lançada na época, o defensor do Real Madrid começava o jogo com um total médio de 90 pontos, mas tinha potencial para chegar a ter um total médio de 92 pontos. Apesar da conquista pessoal, ele não foi o melhor jogador do FIFA 07, posição que foi derrotada pelo inglês Wayne Rooney.
2007 – FIFA 08 – Kaká
O último brasileiro a conquistar a Bola de Ouro foi Kaká, uma das maiores revelações do futebol brasileiro na década e brilhou na Europa até conquistar a Bola de Ouro em 2007. No FIFA lançado nesse ano, o atleta teve um total médio de 90 pontos, podendo evoluir suas habilidades ainda mais e chegar a ter um geral médio de 91 pontos. Ainda assim, o craque não foi considerado o melhor jogador desse jogo, posição que ficou com outro brasileiro, o próprio Ronaldinho Gaúcho.
2008 – FIFA 09 – Cristiano Ronaldo
A partir de 2008, a situação da Bola de Ouro fica relativamente previsível, já que boa parte dos prémios é exclusivamente a se revezar entre dois dos principais atletas de todos os tempos: Messi e Cristiano Ronaldo. No ano em questão, o prêmio de melhor do mundo ficou com o português, que na época vestia a camisa do Manchester United, o clube inglês pelo qual conquistou diversos títulos, entre eles, a Liga dos Campeões. No jogo, ele também é o melhor jogador e tem um total médio de 91 pontos. Além disso, ele pode ter uma classificação ainda maior após algumas temporadas e chegar a ter um total médio de 94 pontos.
2009 – FIFA 10 – Lionel Messi
No ano seguinte, Lionel Messi ganhou sua primeira Bola de Ouro. Até então o argentino já se destacava no mundo da bola, mas perdeu uma final da Liga dos Campeões para seu rival, Cristiano Ronaldo. No entanto, em 2010 ele começou uma ter grandes temporadas vestindo a camisa do Barcelona. No FIFA 10, ele já é o melhor jogador do game, tendo um total médio de 90 pontos e, como na época era um jovem de apenas 22 anos, tinha uma evolução específica e poderia chegar a ter um total médio de 95 pontos.
2010 – FIFA 11 – Lionel Messi
No ano seguinte, Lionel Messi voltou a ganhar a Bola de Ouro. repetindo o feito de Ronaldinho Gaúcho anos antes e vencendo o prêmio que elegeu o melhor jogador do mundo nos dois anos seguintes. No FIFA 11, ele também volta a ser o melhor atleta do game, repetindo sua classificação no título anterior. No jogo da EA Sports, ele começa tendo um total médio de 90 pontos e pode chegar a ter um total médio de 95 pontos após sua evolução.
2011 – FIFA 12 – Lionel Messi
Um ano depois, o argentino não deu descanso para aqueles que não acreditaram na sua capacidade e provaram porque se tornou a maior craque do século e maior vencedor da Bola de Ouro até hoje. Lionel Messi venceu o prêmio de melhor jogador do mundo mais uma vez e voltou a ser o melhor atleta do novo jogo da franquia de jogos de futebol. Dessa vez, sua classificação foi ainda maior que a da edição anterior, começando com um geral médio de 94 pontos e podendo chegar a ter um geral médio de 96 pontos, se isolando como uma das melhores opções de toda a série.
2012 – FIFA 13 – Lionel Messi
No ano seguinte, por mais surpreendente que possa parecer, Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro mais uma vez. Nessa ocasião, era quase impossível que o argentino não ganhasse seu quarto prêmio de melhor jogador do mundo, principalmente por seus números originais na temporada. Em 2012, o atleta marcou 91 gols em 1 ano, um recorde que até os dias de hoje não foi superado e provavelmente será algum dia. Já no jogo da EA Sports, o craque começa tendo um total médio de 94 pontos, assim como na edição anterior da série de jogos, mas deve ter uma classificação ainda maior após algumas temporadas de evolução, podendo chegar a ter um total médio de 97 pontos.
2013 – FIFA 14 – Cristiano Ronaldo
Após 4 anos seguidos de Lionel Messi dominando o mundo do futebol e ganhando Bolas de Ouro como se não houvesse amanhã, sua supremacia finalmente foi quebrada pelo único atleta que conseguiria fazer algo parecido na época: Cristiano Ronaldo, que finalmente ganhou seu segundo prêmio de melhor do mundo. No jogo da EA Sports, por sua vez, ele tem um total médio de 92 pontos no início, podendo chegar a ter um total médio de 95 pontos. Ainda assim, isso tudo não foi o suficiente para fazer com que ele fosse o melhor atleta do jogo, posição que continua sendo conquistada por Lionel Messi.
2014 – FIFA 15 – Cristiano Ronaldo
Após anos de domínio de Liolnel Messi, o português Cristiano Ronaldo mostrou que não ganhou sua segunda Bola de Ouro por acaso e depois de mais uma excelente temporada pelo Real Madrid, venceu o prêmio de melhor jogador do mundo mais uma vez. No FIFA 15, o craque teve um total médio de 92 pontos, que por conta da idade do atleta, que tinha mais quase 30 anos na época, não tem potencial para evolução a longo prazo. Mesmo que tenha vencido uma das maiores conquistas individuais para qualquer um no mundo da bola duas vezes seguidas, isso não foi o suficiente para que a EA Sports considere o jogador como o melhor do jogo, posição que continua com Lionel Messi.
2015 – FIFA 16 – Lionel Messi
Após dois anos de seu maior rival no mundo da bola ganhando a Bola de Ouro, Lionel Messi voltou a ser o melhor jogador de futebol do mundo após ganhar a Champions League ao lado de outros craques que marcaram um dos melhores times do Barcelona dos últimos tempos, como Neymar Jr. e Luis Suárez. No game, o argetino é o atleta com maior rating, tendo um overall médio de 94 pontos e, mesmo tendo quase 30 anos de idade na época que o game foi lançado, ainda pode chegar a ter um overall médio de 95 pontos após algumas temporadas de evolução.