FIFA: qual foi o último TOTY da franquia? (Time do ano)

FIFA: qual foi o último TOTY da franquia? (Time do ano)

A franquia FIFA é considerada uma das maiores do mundo dos games por colocar a maior parte dos atletas da vida real disponíveis para que os jogadores participem de diferentes modos de jogo, seja se divertindo com os amigos, explorando o universo da bola sozinho, no modo carreira ou até mesmo desafiando outros players pelo mundo em modos online, como o Ultimate Team. Como a maior parte das opções do game se baseiam na qualidade dos futebolistas da vida real, vez ou outra a EA Sports, que desenvolve o game monta suas próprias equipes para homenagear o bom desempenho dos jogadores em seus clubes nas maiores competições do mundo. Desta forma, todos os anos a desenvolvedora faz o Team of the Year (Time do Ano), em que monta uma formação com os atletas que tiveram as melhores atuações ao longo do ano, desde o goleiro até o centroavante. Relembramos quais foram os nomes que estiveram no TOTY de 2022, o último disponível, e para os mais ansiosos, demos algumas previsões de quais podem estar no de 2023.

 

Confira qual foi o Time do Ano com os atletas do FIFA em 2023:

 

Courtois 

FIFA 23 Courtois

Começando com uma das posições mais importantes para todo time de futebol que deseja ser campeão, o goleiro do Time do Ano da EA Sports ficou com Courtois, algo que não pode ser considerado uma surpresa tão grande, tanto para aqueles que acompanham o futebol na vida real, tanto para os fãs do video game. O guarda redes é o melhor goleiro do FIFA 23, ultrapassando outros grandes nomes, como Alisson ou Ederson, brasileiros que ocupam os outros lugares do top3 do game. Jogando no Real Madrid, ele se tornou um dos pilares do time espanhol, tendo inclusive sendo um dos principais jogadores na conquista da última Champions League da equipe. Ele conta com um overall médio de 90 pontos, e mesmo já tendo passado dos 30 anos, ele ainda pode evoluir e chegar em um overall médio de 91 pontos. Desta forma, se tornou inevitável que o atleta ocupasse a posição no time do ano de 2022.

 

Éder Militão 

 

FIFA 23 Militão TOTY

Como o Real Madrid havia sido o campeão da última edição da Champions League, se tornou inevitável que alguns dos seus principais atletas ocupassem posições no time do ano feito pela EA, e quem ocupou uma das vagas da dupla de zaga dessa equipe foi Éder Militão. A conquista é motivo de comemoração para os brasileiros, já que o atleta também é um dos nomes da defesa da seleção. Além de ter a vaga no time nacional, ele também é considerado um dos pilares do Real Madrid, protegendo o goleiro e sendo um verdadeiro xerife dentro da área. Além de tudo, outro motivo que colaborou para que ele se tornasse um dos escolhidos para estar na equipe da temporada é por sua idade, o que faz com que ele também tenha uma das maiores margens de crescimento, tanto no FIFA 23 quanto na vida real. No início do jogo, ele tem um overall médio de 84, o que pode ser considerado uma pontuação baixa comparada a outros nomes da equipe, porém após algumas temporadas pode chegar até um overall médio de 89 pontos.

 

Van Dijk
FIFA: qual foi o último TOTY da franquia? (Time do ano)

 

 

Van Dijk é um nome conhecido no mundo da bola, além de já ter marcado presença em outros times da temporada em anos anteriores. Sendo considerado um dos melhores zagueiros do mundo e um dos maiores da sua geração, ele não poderia deixar de ser um dos principais nomes da posição no FIFA 23, sendo um dos mais habilidosos do game e sempre sendo considerado pelos jogadores que buscam montar um super time no modo carreira ou no modo Ultimate Team do jogo. O atleta já é considerado um ídolo para o Liverpool, tendo sido importante nas conquistas da Champions League e até mesmo da Premier League, o campeonato inglês, para equipe, além de já ter concorrido até mesmo ao prêmio de melhor jogador do mundo em sua melhor temporada da carreira. No FIFA 23, ele começa com um overall médio de 90 pontos, e como já atingiu seu ápice, não tem margem para evolução. Ainda que sua última temporada não tenha sido tão absurda quanto outra, a inclusão do holandês no TOTY era esperada.

 

Hernández 

 

FIFA 23 Hernández TOTY

O lateral esquerdo é uma das principais posições do futebol, tendo potencial para defender bem a região do campo que ele cobre, mas também podendo atacar por seu lado e ajudar na criação de jogadas que levem a gol. Theo Hernández é um dos principais jogadores quando se trata dessa posição. O jogador é um dos principais nomes no time do Milan, tendo ajudado sua equipe a conquistar um campeonato italiano nos últimos jogos, além de levar o clube de volta para Champions League, tendo inclusive chegado na semi-final do torneio. Além disso, o atleta faz parte da seleção francesa, que chegou recentemente a final da Copa do Mundo, ainda que tenha perdido a decisão contra a Argentina. Sua boa temporada recente rendeu uma posição no TOTY da EA Sports junto de outros craques, além de fazer com que ele fosse um dos melhores nomes da posição no game. Seu overall médio no FIFA 23 é de 85 pontos, mas após algumas temporadas ele pode chegar a ter um overall médio de 90 pomtos.

 

Hakimi

 

FIFA 23 Hakimi TOTY

Com tantas estrelas em um time, as duas laterais precisavam ter craques ocupando suas posições, e quem ficou com a lateral direita da equipe montada pela EA Sports foi Achraf Hakimi. Mesmo tendo apenas 24 anos de idade, o atleta já passou por alguns dos maiores clubes do futebol europeu, tendo vestido a camisa do Real Madrid, do Borussia Dortmund e, atualmente, jogando pelo Paris Saint-Germain como um dos pilares do clube parisiense. Como se isso tudo não bastasse, o jogador de futebol marroquino foi um dos principais responsáveis pela boa campanha de sua seleção nacional na Copa do Mundo do Catar, fazendo com que o time avançasse até as semi-finais da competição pela primeira vez em sua história. Após fazer uma das melhores temporadas da sua carreira até então, foi inevitável que o jogador tomasse conta da posição no time do ano da EA Sports. Já no FIFA 23, ele também é um dos melhores nomes da lateral diretia, com um overall médio de 84 pontos que pode chegar até os 89 p0ntos após algumas temporadas de evolução.

 

De Bruyne 

FIFA: qual foi o último TOTY da franquia? (Time do ano)

 

Kevin De Bruyne se tornou um dos maiores nomes do mundo da bola não apenas no FIFA, mas também na vida real. O belga, ainda que nunca tenha ganhado a Bola de Ouro, maior prêmio individual do esporte, concorreu ao troféu que indica o melhor jogador do mundo por 3 anos seguidos, sem ser um atacante. O atleta do Manchester City é um dos pilares do clube inglês, sendo um dos principais nomes do meio de campo organizado por Pep Guardiola e até mesmo fazendo a diferença em sua seleção nacional, já tendo feito um gol que eliminou o Brasil de uma Copa do Mundo. Com tantas conquistas e continuando com o mesmo destaque após diversas temporadas, ganhando a Premier League como um dos protagonistas da competição, foi inevitável que ele fizesse parte do time da temporada organizado pela EA Sports e se tornasse uma carta alvo dos maiores jogadores de Ultimate Team. Já no modo carreira do último jogo da franquia, ele tem um overall médio de 91 pontos, sem margem para evolução.

 

Modric 

 

FIFA 23 Modric

Luka Modric é considerado um dos melhores meios de campo do século. O jogador croata foi um dos responsáveis pelo Real Madrid ter ganho 3 Champions League consecutivas, e já conta com 5 troféus da maior competição continental do mundo em sua carreira. Além disso, a participação do croata em sua seleção nacional não pode passar em branco. Ainda que o time do leste europeu não tenha ganho nenhuma Copa do Mundo, o jogador foi um dos maiores responsáveis pelas duas últimas campanhas históricas da equipe na competição, chegando em uma final em 2018 e nas semis em 2022, eliminando o Brasil no caminho. Com o bom desempenho da Croácia no Catar, além da excelente temporada que o jogador fez pelo clube espanhol, ele garantiu a entrada no meio de campo do time do ano da EA Sports. No FIFA 23, Modric conta com um overall médio de 88 pontos, um dos melhores para sua posição no game.

 

Bellingham 

 

FIFA 23 Bellingham TOTY

Jude Bellingham começou a ganhar cada vez mais renome nos últimos tempos, mesmo tendo apenas 20 anos de idade. O jogador começou a ganhar fama após fazer boas atuações com a camisa do Borussia Dortmund, sendo considerado uma das maiores promessas do futebol mundial. O meio de campo inglês é um dos atletas mais versáteis da geração, podendo jogar tanto como um volante quanto como um meia avançado, mais próximo do gol, armando jogadas. Após fazer uma boa Copa do Mundo por sua seleção nacional, levando o time inglês até as quartas de final da competição, o jogador chamou atenção de todo o mundo e garantiu seu espaço no Time do Ano feito pela EA Sports. No FIFA 23 ele tem um overall médio de 84 pontos, além de ter uma das melhores margens de evolução do game, podendo chegar a um overall médio de 91 pontos. Após ser um dos protagonistas da última janela de transferências de verão europeia, indo para o Real Madrid, ele deve ter ainda mais destaque no FIFA 24, sendo um dos melhores meias do jogo.

 

Messi 

FIFA 23 Messi TOTY

Um nome que não poderia faltar no time do ano feito pela EA Sports é o de Lionel Messi. O jogador despensa apresentações, sendo considerado não apenas um dos melhore futebolistas do século, como também um dos maiores da história do mundo da bola, figurando próximo a figuras como o Rei Pelé. Além de tudo, o jogador esteve entre os melhores nomes do FIFA ao longo dos anos, já tendo sido até mesmo capa do jogo por diversas vezes. Com 7 bolas de ouro, as conquistas do argentino não param por aí, e tendo tido o melhor momento de sua carreira na última temporada ao conquistar a Copa do Mundo pela sua seleção nacional. Desta forma, era inevitável que ele não conseguisse seu lugar no time do ano mais uma vez, além de ser uma das melhores opções para jogadores no modo carreira ou em modos online, como o Ultimate Team. Já tendo passado dos 30 anos e atingido o ápice de sua vida no esporte, ele tem um overall médio de 91 pontos no FIFA 23.

 

Benzema 

FIFA 23 Benzema TOTY

Benzema era um nome praticamente certo no time do ano feito pela EA Sports. Mesmo sendo considerado um dos maiores jogadores da última década e tendo conquistado inúmeros títulos, inclusive jogando ao lado de Cristiano Ronaldo e sendo um dos principais protagonistas do Real Madrid ao lado do craque português. Ainda que tenha tido grandes momentos em sua carreira, sua melhor temporada até hoje foi a de 2022, em que o atleta chegou a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo após conquistar mais uma Champions League pelo clube espanhol. Desta forma, o francês, que já teve boas participações na franquia FIFA, sempre aparecendo entre a lista dos melhores e mais úteis jogadores de sua posição, foi o centroavante do TOTY. Já no FIFA 23, o jogador conseguiu um overall médio de 91 pontos, sendo um dos maiores do game, e como ele já atingiu seu auge e não tem mais margem de evolução.

 

 

Mbappé 

FIFA 23 Mbappé TOTY

Outro nome que não poderia faltar no time do ano feito pela EA Sports é o de Kylian Mbappé, considerado não apenas uma das maiores promessas do futebol mundial, como um possível nome que entrará na lista dos maiores jogadores de todos os tempos ao longo dos anos. O atleta foi um dos principais nomes na conquista da Copa do Mundo pela seleção francesa em 2018, se igualando ao Rei Pelé como o mais jovem a ganhar a conquista com um gol na final. Ainda que tenha sido vice da competição em 2022, ele também foi um dos mais importantes na final, tendo marcado 3 gols. Como se tudo isso não bastasse, o francês também já chegou a ser capa do FIFA mais de uma vez, tendo sido a grande estrela do FIFA 23. Desta forma, tendo feito uma boa temporada e sendo um dos destaques da maior competição de seleções do mundo, era inevitável que Mbappé tivesse seu lugar no TOTY do último ano. No último game, ele tem um overall médio de 91 pontos, e pode evoluir e chegar até 95 pontos.

 

Previsões para o time do ano de 2024 

Olhando para o time do ano de 2022 e pensando em como pode ser a equipe formada pela EA Sports para esse ano, é possível ver alguns nomes que muito provavelmente não irão dar as caras, a maior parte deles por conta de lesões que aconteceram na vida real. É o caso do goleiro Courtois e do zagueiro Éder Militão, que ficaram de fora da disputa dos campeonatos no mínimo até o fim de 2023. Embora muitos desses atletas sejam alguns dos melhores nomes do recém lançado FIFA 24 (EA Sports FC 24), é difícil que eles apareçam no time do ano após perder a maior parte da temporada por estarem machucados. Outro nome que provavelmente ficará de fora da equipe são Karim Benzema, que foi para o campeonato saudita, sem tanta visibilidade quanto o futebol europeu. Modric, ainda que continue sendo um dos melhores meios de campo do mundo, também não deve participar por conta de sua idade, já estando em fim de carreira e dando lugar a algum outro nome que venha ganhando destaque nos últimos meses.

Já pensando nas adições, o nome mais óbvio é o de Erling Haaland. O centroavante noruguês de 23 anos deixou de ser uma das maiores promessas do futebol mundial, para se tornar uma verdadeira realidade, conquistando a Champions League pelo Manchester City e sendo um dos principais pilares na campanha do clube para mais um troféu da Premier League. Além disso, ele também está entre os melhores jogadores do FIFA 24 e chegou a marcar presença no TOTY de 2022 como o “12° jogador”. Dois nomes com devem se repetir no time do ano de 2023 são o de Kylian Mbappé, de certa forma previsível, já que o francês é um dos melhores jogadores do mundo e continua ocupando esse cargo, e Jude Bellingham, que tem evoluído cada vez mais e deixou o Borussia Dortmund para ir jogar no Real Madrid, em uma das maiores transferências da janela de verão.