Início » Notícias » Filmes baseados em jogos

Filmes baseados em jogos

É fato que a indústria dos games e dos filmes estão dentro de um mercado bilionário e competitivo. Contudo, no geral, elas coexistem de forma “pacífica” e frequentemente se ajudam e promovem uns aos outros. Muitas vezes, histórias e personagens das telonas são adaptadas para os jogos e vice-versa. Mesmo que a gente saiba que essa relação – muitas vezes – não rendeu resultados positivos, resolvi falar um pouco mais sobre filmes baseados em jogos.

Filmes dos anos 90

Filme do Mario, de 1993, é considerado um dos piores já feitos

Na década de 90, havia uma tendência de fazer longas-metragens baseados em games de grande sucesso. Foi nesse período que surgiram filmes baseados em jogos como Super Mario Bros, de 1993 – considerado, por muitos críticos, um dos piores filmes já feitos -, Street Fighter: A Última Batalha, 1994 – com o ator Jean-Claude Van Damme – e Mortal Kombat, de 1995.  Apesar de receber críticas, este último ganhou sequência e consegue ser lembrado como uma das melhores adaptações. 

Tomb Raider

Angelina Jolie estrelou o primeiro filme de Tomb Raider

Tomb Raider também ganhou filmes. No começo dos anos 2000, a protagonista Lara foi interpretada pela famosa atriz Angelina Jolie. Mais recentemente tivemos uma nova adaptação de Tomb Raider. Quem interpreta Lara Croft dessa vez é a atriz ganhadora do Oscar Alicia Vikander. 

Resident Evil

Resident Evil é uma franquia famosa no cinema. Ao todo, são nove filmes, sendo seis em live action. No entanto, essa adaptações não são bem vistas pelos fãs. A história dos filmes de Resident Evil começa em 1996, juntamente com o lançamento do primeiro game para PlayStation, quando a Capcom vendeu os direitos de adaptação para a Constantin Films. Teve muita confusão, troca de diretor até achar um que aceitasse a seguir as instruções do estúdio. As mudanças feitas no filme foram tantas que os fãs não gostaram nada. Ainda assim, lançado em 2002, Resident Evil: O Hóspede Maldito foi lançado e acabou sendo um sucesso nas bilheterias. 

Silent Hill

Mesmo que a narrativa não seja a mesma, o longa-metragem de Silent Hill contém várias cenas fidedignas as do jogo e apresenta vários elementos de Silent Hill 1, 2 e 3. Lançado em 2006, o longa-metragem manteve todas as criaturas e a bizarrice da cidade. Chamaram até o compositor Akira Yamaoka, o mesmo do game, para fazer a trilha sonora. Esse filme é considerado um dos melhores filmes de games feitos até hoje. 

Assassin´s Creed

Assassin´s Creed também chegou aos cinemas. O filme entregou uma aventura inédita que expande o universo dos games – e não uma história fiel à dos jogos, como muitos fãs esperavam. Os eventos do longa são citados até em Assassin ‘s Creed Origins.

Prince of Persia

Prince of Persia ganhou uma adaptação para as telonas feita pela Disney, que é até boa e mantém o clima de aventura, ainda que Jake Gyllenhaal já tenha afirmado que se arrependeu de aceitar o papel de protagonista. É importante mencionar que essa foi um dos filmes baseados em jogos que mais arrecadou na história por seis anos, sendo desbancada por Warcraft. 

Sonic

Ah, e claro, teve o filme do Sonic também. Quando o filme foi anunciado, muita gente torceu o nariz para o design malfeito do personagem; os produtores receberam tantas críticas que refizeram o modelo. O que surpreendeu todo mundo foi que a história é divertida e funciona muito bem e até lançaram uma sequência: Sonic 2 – O filme está em cartaz. 

Compartilhe

Letícia Höfke

Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek - principalmente, o Batman.

Veja também

Mobile
Letícia Höfke

Mods mais bizarros dos games

Enquanto alguns modders criam mods buscando melhorar o conteúdo de um determinado jogo, alguns se focam nas ideias mais estranhas possíveis. Existem várias e várias

Continue lendo