Flappy Bird: saiba o que aconteceu com o jogo

Flappy Bird: saiba o que aconteceu com o jogo

Flappy Bird foi uma das maiores febres dos jogos mobile. Em 2014, o jogo com um conceito relativamente simples foi um sucesso entre jogadores por todo o mundo, com diversas pessoas baixando o título em seus celulares e fazendo o máximo para bater os recordes. No game, o jogador controla um pássaro que tem que voar por um mapa 2D e passar por espaço entre canos, muito semelhantes aos de Super Mario, espalhados pelo percurso. O controle do personagem era feito com toques na tela do aparelho, uma mecânica simples, com apenas um comando, mas que levava certo tempo até que um jogador novato conseguisse se habituar a ela e começasse a ter mais facilidade para levar o pássaro até longas distâncias de voo. Toda a pontuação do jogo era medida através da quantidade de canos que o player fazia o pássaro atravessar.

Ainda que tenha sido um sucesso momentâneo, sendo um jogo simples e sem muita oportunidade para novas atualizações que inserissem conceitos diferentes e mantivessem os jogadores que baixaram o game na curiosidade ativos por mais tempo, não demorou muito para que o Flappy Bird acabasse caindo no esquecimento ainda no ano em que foi lançado. Principalmente com jogos mobile, é comum que essas febres venham e sumam com o tempo, com a maior parte daqueles que jogaram lembrando anos depois e se perguntando o que aconteceu com aquele game mobile que todos estavam jogando. Para aqueles que estão se fazendo essa pergunta quase 10 anos após o Flappy Bird se tornar um dos produtos mais baixados do mundo, relembramos sua trajetória, que contou até com alguns episódios conturbados até sua queda.

 

A origem do Flappy Bird

Flappy Bird
Flappy Bird

O fênomeno do Flappy Bird tem um grande nome por trás de sua criação: Dong Nguyen, um programador vietnamita que ficou conhecido justamente por ter criado o jogo do pássaro. O game foi lançado através da sua desenvolvedora, a .Gears, fundada em 2005 e especializada na produção de jogos para celular, principalmente para iOS, o sistema operacional do iPhone. Ainda que a empresa tenha ficado conhecida por conta do Flappy Bird, este não foi seu primeiro projeto, já tendo alguns títulos anteriores que não fizeram tanto sucesso como Ataque dos Ninjas e Bloco Shuriken. O principal projeto da empresa, no início de seu desenvolvimento era chamado de “Flap Flap” provavelmente por conta do barulho do bater de asa do pássaro. Com poucos jogos conhecidos, os poucos funcionários não imaginavam o que estava por vir.

O desenvolvimento do jogo aconteceu de forma rápida, tendo sido programado em apenas 3 dias, um fator que pode ter sido facilitado por suas mecânicas simples de serem desenvolvidas. O primeiro contato que o público, ou pelo menos parte dele, teve com o jogo, foi um print da sua tela divulgado através do Twitter de Dong Nguyen para seus poucos mais de 100 seguidores na rede social. Muitos não sabem, mas ainda que o Flappy Bird só tenha se tornado mundialmente conhecido em 2014, o jogo foi lançado de forma oficial em maio 2013, no ano anterior a maior parte do público começar a conhecer o projeto vietnamita. Não se sabe exatamente qual fator fez o game ficar tão conhecido, mas especulá-se que seja por sua adição na categoria “Família” na App Store e pelas reclamações sobre sua dificuldade.

Como a .Gears era uma desenvolvedora focada em lançar games para iOS, o Flappy Bird inicialmente só foi disponibilizado para usuários de iPhone. No final de 2013 o jogo começou a se tornar cada vez mais conhecido entre aqueles que jogavam em seus celulares, até que o verdadeiro “boom” veio em janeiro de 2014, quando a internet começou a falar sobre o game e cada vez mais pessoas se interessaram para baixar o título, ganhando até mesmo um vídeo do PewDiePie, maior youtuber do mundo analisando Flappy Bird e apresentando ao público do seu canal. Ainda em janeiro, ele liderou o ranking dos aplicativos gratuitos mais baixados nos Estados Unidos e na China, e posteriormente teve o mesmo sucesso no Reino Unido. No fim de janeiro, o jogo também foi disponibilizado para celulares Android, em que também fez sucesso.

 

Por que Flappy Bird chegou ao fim?

Ainda que boa parte dos sucessos de jogos para mobile tenham um certo prazo de validade, a história de Flappy Bird chegou ao fim de uma maneira um pouco diferente, com um elemento que adiantou ainda mais seu fim. Em fevereiro de 2014, pouco mais de um mês após o jogo viralizar em toda internet, o criador Dong Nguyen anunciou que estava retirando o projeto de todas as lojas virtuais, impedindo que novos players baixassem o game. O problema do jogo, sem dúvidas não foi a falta de popularidade ou um possível fracasso monetário. Segundo o próprio fundador da .Gears, em uma entrevista dada à revista internacional The Verge, seu jogo estava lhe rendendo cerca de 50 mil dólares por dia através da publicidade. A verdadeira razão para por fim no Flappy Bird o mais rápido possível é por conta de seu bem estar pesssoal.

A .Gears não havia tido nenhum sucesso mundial até então, tendo tido uma grande surpresa com o game mobile ganhando jogadores ao redor do mundo e rendendo o suficiente não apenas para o fundador e os poucos funcionários até então terem uma vida melhor, mas também para expandir a empresa. No entanto, tudo o que parecia um sonho, logo se tornou um pesadelo para Nguyen. Com todo o sucesso, algumas críticas também chegaram junto, até mesmo acusando o programador de plagiar outros games. Além disso, o criador do Flappy Bird também teve que lidar com diversos xingamentos e ameaças de morte nas suas redes sociais. A desenvolvedora e o próprio programador afirmou que a decisão não tinha nenhuma relação com processos legais ou algum descumprimento da lei do Vietnã no lançamento do título.

Como muitos devem ter esperado, o criador do Flappy Bird ter tirado o jogo das lojas oficiais não foi o suficiente para exterminar o game da internet, com alguns sites disponibilizando outras versões do game de forma não oficial e até mesmo alguns vendedores de celular negociando aparelhos com o produto já pré-instalado. Em algumas outras entrevistas, Nguyen afirmou que não descartaria lançar seu principal título novamente, mas com a condição de que viesse com um aviso para fazer uma pausa após longos períodos jogando. O argumento veio após, em algumas entrevistas, o desenvolvedor afirmar que um dos motivos para ter tirado Flappy Bird das lojas é o quão viciante ele poderia ser. A promessa do programador de fato se cumpriu, com uma nova versão do game sendo disponibilizada, mas apenas na Amazon Appstore.

 

Continuações?

Mesmo que a vida do criador de Flappy Bird tenha virado de cabeça para baixo após o lançamento do game, seu sucesso é inegável. Pensando nisso, muitos devem se perguntar se uma continuação do jogo não é possível ou algo no mesmo estilo. A verdade é que boa parte dos jogos da .Gears após o lançamento do Flappy Bird tentaram replicar a fórmula do seu primeiro sucesso, mas sem grande êxito nesse processo. Ainda assim, outros projetos interessantes foram lançados no período de quase 10 anos desde o lançamento do jogo original. Flappy Royale, por exemplo, é um jogo de 2019 que volta a usar o Flappy Bird, mas misturando com a clássica fórmula de battle royale que também atraiu milhares de jogadores de mobile e consoles nos últimos anos e que pode ser baixado gratuítamente.