Você conhece os “Live Service Games”? São títulos que, para as empresas, geram uma receita constante, pois são atualizados sempre, com itens ou atualizações cosméticas. A tendência de fazer jogos desse tipo é apenas um reflexo de uma indústria que, como toda as outras, visa lucro, gerando milhões de dólares por ano.
Nesse mercado, existem games – não necessariamente Live Service Games – que faturam uma quantidade muito grande de dinheiro e, em 2020, isso aumentou. No ano passado, a receita da Indústria dos games cresceu exponencialmente em virtude não só do lançamento de novos consoles, mas também por causa da pandemia de COVID-19. É inegável que o isolamento social, medida adotada para o combate da doença, benecifiou vários setores da economia, principalmente a indústria dos videogames. Muitas pessoas, distantes do convivio social, usaram os jogos eletrônicos como entretenimento, o que promoveu um crescimento do setor.
Mediante a isto, a equipe da NetBet usou dados das receitas globais dos principais jogos do mercado para calcular quanto dinheiro eles geram por minuto. Em primeiro lugar, temos Call of Duty: MW/Warzone – uma das febres da pandemia -, que gera $3633,94/minuto. Ele é seguido por Fifa 20, que gera $2054,79/minuto, Grand Theft Auto V, com o lucro de $1733,26/minuto, NBA 2K21 ($1691,40/minuto) e NBA2K20 ($1466,89/minuto). Depois deles, temos Call of Duty: Black Ops Cold War, gerando $1289,95/minuto, e Animal Crossing: New Horizons – outro jogo que se revelou sucesso durante a quarentena- ($1244,29/minuto). Cyberpunk 2077 vem em seguida, gerando $1158,68/minuto. Atrás dele, ficam apenas The Sims 4 ($879/minuto) e DOOM Eternal ($863,77/minuto).
Os números chegam a surpreender. Alguns, no entanto, foram bem previsíveis: é o caso de Fifa, que depende em grande medida da receita contínua alimentada pelo FUT. Outro jogo que merece menção é o terceiro lugar: GTA V, um game que vende sem parar, além da receita recorrente do GTA Online.