GTA 5, FIFA e Animal Crossing geram mais de mil dólares por minuto

GTA 5, FIFA e Animal Crossing geram mais de mil dólares por minuto

Você conhece os “Live Service Games”? São títulos que, para as empresas, geram uma receita constante, pois são atualizados sempre, com itens ou atualizações cosméticas. A tendência de fazer jogos desse tipo é apenas um reflexo de uma indústria que, como toda as outras, visa lucro, gerando milhões de dólares por ano.

Nesse mercado, existem games – não necessariamente Live Service Games – que faturam uma quantidade muito grande de dinheiro e, em 2020, isso aumentou. No ano passado, a receita da Indústria dos games cresceu exponencialmente em virtude não só do lançamento de novos consoles, mas também por causa da pandemia de COVID-19. É inegável que o isolamento social, medida adotada para o combate da doença, benecifiou vários setores da economia, principalmente a indústria dos videogames. Muitas pessoas, distantes do convivio social, usaram os jogos eletrônicos como entretenimento, o que promoveu um crescimento do setor.

Mediante a isto, a equipe da NetBet usou dados das receitas globais dos principais jogos do mercado para calcular quanto dinheiro eles geram por minuto. Em primeiro lugar, temos Call of Duty: MW/Warzone – uma das febres da pandemia -, que gera $3633,94/minuto. Ele é seguido por Fifa 20, que gera $2054,79/minuto, Grand Theft Auto V, com o lucro de $1733,26/minuto, NBA 2K21 ($1691,40/minuto) e NBA2K20 ($1466,89/minuto). Depois deles, temos Call of Duty: Black Ops Cold War, gerando $1289,95/minuto, e Animal Crossing: New Horizons – outro jogo que se revelou sucesso durante a quarentena- ($1244,29/minuto). Cyberpunk 2077 vem em seguida, gerando $1158,68/minuto. Atrás dele, ficam apenas The Sims 4 ($879/minuto) e DOOM Eternal ($863,77/minuto).

Os números chegam a surpreender. Alguns, no entanto, foram bem previsíveis: é o caso de Fifa, que depende em grande medida da receita contínua alimentada pelo FUT. Outro jogo que merece menção é o terceiro lugar: GTA V, um game que vende sem parar, além da receita recorrente do GTA Online.

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke