A escassa história do Studio Ghibli nos games

A escassa história do Studio Ghibli nos games

Este artigo é para você que é fã das obras do Studio Ghibli, um estúdio de animação japonês conhecido por suas belíssimas obras. Fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, o estúdio se destacou internacionalmente com animações como Meu Amigo Totoro, Túmulo dos Vagalumes, Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro.

Sempre com histórias emocionantes e visuais impecáveis, o estúdio desperta o interesse de todos os apaixonados por arte; inclusive dos amantes da décima arte, os videogames. Aqui neste artigo mostramos um pouco sobre a escassa participação do estúdio nos videogames.

 

Ni no Kuni

Diversas Plataformas

Muito além de apenas um jogo, Ni no Kuni é uma franquia de jogos que contou com participação ativa do Studio Ghibli. Em colaboração com o estúdio de desenvolvimento Level-5, mais de seis jogos foram lançados inluindo spin-offs. São eles:

  • Ni no Kuni: Dominion of the Dark Djinn (Nintendo DS)
  • Ni no Kuni: Hotroit Stories (Mobile)
  • Ni no Kuni: Wrath of the White Witch (PlayStation 3, PlayStation 4, Nintendo Switch, PC, Xbox Series X, Xbox One)
  • Ni no Kuni II: Revenant Kingdom (PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One)
  • Ni no Kuni: Cross Worlds (iOS (iPhone/iPad), Android, PC)

Tratam-se de jogos de RPG com foco narrativo centrado em seus personagens e na forma como eles se relacionam entre si, sempre com temas centrados em amizade, coragem e superação de desafios. A gameplay dos jogos possui a característica de ser bem simples e intuitiva, sendo uma boa porta de entrada para jogadores casuais que não estão habituados com sistemas mais complexos de outros jogos de RPG. Desta forma, Ni No Kuni pode ser considerada uma franquia de jogos bem acessível e vislumbrante aos fãs do estúdio.

 

Nausicaä of the Valley of the Wind

PC-6001, MSX e PC-8801.

Por mais rudimentar que jogos de microcomputadores do começo dos anos 80 possam ser, Nausicaä of the Valley of the Wind cumpre seu papel histórico. Trata-se do primeiro jogo eletrônico baseado na obra de mesmo nome de Hayao Miyazaki, datando antes da fundação dos Studios Ghibli. Especula-se que a resistência de Hayo Miyazaki em licenciar sua obra para demais adaptações para os videogames, tenha ocorrido por conta do frustrante resultado deste jogo.

Há poucos registros ou vestígios do jogo por aí, possivelmente por conta de sua baixa qualidade e do impacto negativo causado no tempo em que foi distribuído.

 

My Neighbor Totoro

Cancelado no Super Nintendo

Muitos podem não saber, mas fãs da animação Meu Amigo Totoro e jogadores de Super Nintendo quase puderam colocar as mãos em um jogo promissor.

Por volta do ano de 1992, a Tokuma Shoten Intermedia planejava desenvolver ou publicar um jogo de Super Nintendo baseado nesta obra de grande sucesso. Na época, o Studio Ghibli fazia parte da Tokuma Shoten e a empresa publicou alguns jogos relacionados a anime, como Yadamon: Wonderland Dream e Eternal Filena. Até onde se sabe, o jogo nunca foi anunciado oficialmente pela empresa, mas em 2019 o artista Itoh Shigeyuki (ex-Tokuma) compartilhou em sua rede social algumas imagens para demonstrar a proposta do projeto para Hayao Miyazaki.

No fim, a proposta foi vetada e tudo que temos é uma pixel art feita especialmente para demonstração interna.

 

 

Spirited Away: Re-Imagined

Mesmo não se tratando de um jogo real ou de alguma obra com endosso do Studio Ghibli, a versão do 8 Bit Cinema nos dá uma palhinha de como esta animação poderia ter sido representada como jogo no Master System ou no Nintendo 8-Bit. A animação que podemos ver acima é inspirada em um dos mais notáveis filmes de animação do Studio Ghibli, conhecido no Brasil como “A Viagem de Chihiro”.

A animação traz resolução e paleta de cores bem próximas aos consoles da época, retratando os principais personagens e eventos narrativos que acompanhamos no longa-metragem.

Resumo

Sob uma postura mais conservadora que reflete valores de proteção das obras de Hayao Miyazaki, o Studio Ghibli avançou poucos passos no mercado de games; envolvendo principalmente a franquia Ni No Kuni. Mesmo entre rumores de um possível anúncio de jogo original co-produzido pelos Studios Ghibli, o mais próximo que os fãs de videogame podem chegar disso são os jogos baseados nestas obras. Quanto a isso, a lista é imensa e não faltam recomendações.

Fique de olho no conteúdo do Clube do Video Game. Em breve traremos uma lista com os principais jogos inspirados no Studio Ghibli.

Fabits
Fabits

Estou aqui para trazer notícias, curiosidades, rumores, matérias interessantes e desinteressantes. Eventuais opiniões expressadas acima são minhas e não necessariamente representam ideais do Clube do Vídeo Game.