10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

Dispensando apresentações, a série Sonic é uma das mais famosas e duradouras do mundo dos games até hoje, sendo uma das franquias mais rentáveis e fortes da indústria. Ao longo da história, o azulão também deu sua contribuição para os jogos eletrônicos, inspirando desenvolvedores, influenciando em design, entre outros. Pensando nisso, decidimos selecionar 10 elementos do Sonic que influenciaram outros games.

10 – Posicionamento da câmera em jogos 3D

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

Ao longo do desenvolvimento de Sonic Adventure, o diretor do título, Takashi Iizuka, disse que o Super Mario 64 era uma grande fonte de inspiração. No entanto, ele achava que a câmera nas aventuras do encanador italiano não era intuitiva, então ele teve a ideia de fazer um sistema dinâmico, onde a câmera sempre apontava para onde o jogador deveria ir, trazendo mais clareza sobre o que ele deve fazer. A ideia deu certo, e vários jogos foram influenciados por esse sistema, incluindo os próprios jogos 3D do Mario.

9 – Física realista

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

Um dos pontos de maior destaque nos jogos do Sonic é a aceleração e a inércia realista, permitindo que os jogadores tenham uma sensação de velocidade progressiva.  Hoje é algo muito comum na indústria, mas revolucionário no pioneirismo do mascote.

8 – Fases verticais e terrenos diagonais

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

Diretamente ligada ao ponto anterior, os jogos de plataforma em side scrolling eram lineares com o objetivo de superar obstáculos e inimigos. O primeiro Sonic trouxe loopings e rampas, influenciando diretamente o gameplay. Ou seja, subindo uma rampa ele perdia velocidade e descendo ele ganhava. Outro ponto é que as fases eram mais verticais quando comparado a seus contemporâneos, geralmente tendo três caminhos: o de cima, que é mais difícil de manter, mas que te dá mais recompensas; o do meio, que é o tradicional; e o de baixo, que geralmente conta com mais obstáculos e desafios.

7 – Trilha Sonora “de cinema”

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

A trilha sonora do Sonic 1 e 2 veio pelas mãos de Masato Nakamura e seu objetivo era que as músicas remetessem mais a filmes do que a jogos. Mesmo não sendo o único jogo que apostava na importância da música, considerando que Final Fantasy também o fazia, o azulão também deu uma contribuição muito grande para que os desenvolvedores tivessem um outro olhar sobre este tema. A Green Hill Zone ficou imortalizada.

6 – Expansão em outras mídias

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

Outras séries de games já haviam feito isso, mas o Sonic foi bem agressivo em ter produtos licenciados. A ideia da SEGA nos anos de 1990 era que o azulão estivesse em todos os lugares possíveis e imagináveis, fazendo com que o ouriço estivesse presente na vida da pessoa de todas as formas: nos quadrinhos, na televisão, no quarto, com pôster etc.

5 – Elementos de Parques de Diversões

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

Mais um pioneirismo do mascote, ao introduzir elementos de parques de diversões nos jogos, Sonic trouxe uma experiência mais dinâmica e empolgante para a plataforma. Essa abordagem inspirou outros jogos a incorporarem elementos de diversão e adrenalina, ampliando a variedade de interações no gênero.

4 – Dois personagens na tela simultâneamente

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

Sonic 2 inovou ao permitir que dois personagens jogáveis compartilhassem a mesma tela, sendo que o Tails era controlado por um sistema de inteligência artificial. Até então, os jogos de plataforma que tinham vários personagens jogáveis só tinha um na tela por vez. Esse conceito influenciou muitos outros jogos subsequentes, abrindo caminho para a jogabilidade cooperativa.

3 – Ênfase na velocidade

Também é inegável a influência do azulão nos mais diversos jogos de plataforma que vemos até os dias de hoje. Freedom Planet, por exemplo, é diretamente inspirado nos jogos clássicos do ouriço; enquanto Spark the Electric Jester, em especial o dois e o três, já se inspiram nas aventuras tridimensionais.

2 – Explosão de jogos com mascotes antropomórficos

10 vezes que o Sonic influenciou outras séries

Depois do grande sucesso do Azulão nos anos 90, vários games quiseram “surfar na onda” do sucesso de mascotes antropomórficos e se inspiraram bastante no ouriço. Bubsy, um mascote que não deu lá muito certo; Aero the Acro-Bat, que é um morcego antropomórfico; Gex, um lagarto descolado; Bug, que apresenta mecânicas semelhantes ao Sonic; Sparkster, que também tem várias inspirações no Azulão e diversos outros. Antes do ouriço, já existiam games com animais antropomórficos, mas depois dele houve uma explosão de mascotes que apostaram nesse sentido.

1 – Sonic Twosday

E um dos maiores motivos de orgulho aos fãs do Sonic é o evento conhecido como Sonic Twosday, ocorrido no dia 24 de novembro de 1992, em uma terça-feira, marcando o lançamento mundial de Sonic 2 para o Mega Drive. Para quem não sabe, o Sonic 2 foi o primeiro jogo da história a ter um lançamento simultâneo em todos os países, sendo um sucesso estrondoso e vendendo quinhetas mil cópias em poucos dias, que para a época era um feito extraordinário.

A estratégia de marketing não só deu certo, como virou uma tradição até os dias de hoje as empresas de games lançarem seus principais títulos em uma terça-feira. Hoje em dia é bem comum ter eventos de lançamento, pré-vendas e campanhas de marketing massivas para gerar entusiasmo do público. Só que tudo isso existe graças ao pioneirismo de Sonic Twosday.