Início » Notícias » Já é possível instalar o Windows no Steam Deck
Já é possível instalar o Windows no Steam Deck

Já é possível instalar o Windows no Steam Deck

Valve disponibiliza drivers que permitem utilização do sistema operacional Windows no Steam Deck

 

Nesta quinta-feira (10), a Valve disponibilizou os drivers necessários que permitem a instalação do sistema Windows. Há alguns anos empresa de Gabe Newell vem apostando na utilização de sistemas baseados em Linux como uma forma de não se tornar refém da Microsoft que, no início de 2016 anunciava planos para unificar o Windows Store com a loja do Xbox One.

A Valve temia que a Microsoft começasse a pressionar as editoras a publicarem seus jogos diretamente na Windows Store e usasse acordos de exclusividade para impedir distribuição também pela loja Steam. Essa estratégia teve seus altos e baixos, como o Steam controller que foi bem recebido e as Steam Machines que foram um fracasso de vendas.

Toda essa experiência culminou no Steam Deck, uma mesclagem do SteamOS desenvolvido originalmente para as Steam Machines e o Steam controller em um PC portátil de alto desempenho. É também importante destacar a adaptação na abordagem da Valve quando decidiu investir em sua própria versão da tecnologia WINE que permite que aplicativos feitos para Windows funcionem também em sistemas Linux, que se tornou um dos grandes apelos deste novo dispositivo.

 

steamos

 

Essa tecnologia permite que as editoras disponibilizem seus jogos no Steam Deck sem precisar se preocupar em desenvolver versões nativas para Linux, diminuindo os custos exorbitantes de manutenção e correção de bugs. A Google irá seguir os passos da Valve e começará a desenvolver sua própria versão do WINE em breve.

Em seu anúncio, a Valve alertou que apenas o Windows 10 é compatível no momento, mas logo fará uma atualização para permitir o uso do Windows 11. Atualmente também não é possível ter o sistema original e o Windows instalados simultâneamente, então é importante aprender a fazer a restauração de fábrica caso seja necessário.

O Youtuber Gardiner Bryant relata no Twitter sua experiência usando o Windows no Steam Deck

 

Um desempenho inferior já era esperado, a Valve trabalhou em conjunto com a AMD para otimizar os drivers especificamente para seu hardware. Ainda assim essa permanece como uma opção viável para quem quer ter acesso a todos os jogos de sua biblioteca Steam sem precisar instalar programas de terceiros ou ter problemas com o EAC (Easy Anti-Cheat) presente em jogos multiplayer. No momento há mais de mil jogos já compatíveis e esse número irá continuar crescendo com a popularização do Deck.

Fonte: https://help.steampowered.com/en/faqs/view/6121-ECCD-D643-BAA8

Compartilhe

Paulo Cavalcanti

Paulo Cavalcanti

Veja também