Jogo de NES baseado em filme de Tom Cruise é recuperado 30 anos depois

Chris Oberth é um programador de jogos que deixou ótimos títulos antes do seu falecimento em 2012. Ele trabalhou em Phasor Zap, Anteater, Ardy the Aardvark e Indiana Jones and the Temple of Doom durante a sua carreira.

E ele também deixou uma grande seleção de disquetes, HDs e CD-ROMs que foram todos doados para a Video Game History Foundation, que tem explorado esses materiais para encontrar dados que possam ser catalogados e preservados. E recentemente eles encontraram o código de um jogo totalmente funcional que, quando compilado, pode rodar no hardware original do NES.

O código é do jogo Days of Thunder, um game de corrida baseado no filme estrelado por Tom Cruise, que no Brasil recebeu o título Dias de Trovão. O jogo seria publicado pela Mindscape, mas a empresa decidiu lançar uma versão bem diferente do jogo no NES, desenvolvida pela Beam Software. Pelo que se sabe, a versão de Oberth começou a ser desenvolvida antes, mas acabou sendo cancelada.

Veja abaixo a versão de Days of Thunder desenvolvida por Chris Oberth:

Enquanto exploravam o acervo do programador, os arquivistas encontraram um disco rotulado “NINTENDO: HOT ROD TAXI, FINAL.” Esse disco tinha um protótipo de carros correndo em uma cidade, mas depois eles continuaram a sua busca e encontraram o restante do conteúdo em outros discos.

O código-fonte estava dividido em 21 disquetes, todos ainda em boas condições. Com todo o código e outros recursos do jogo, foi possível compilar a ROM. Agora, o VGHF está planejando disponibilizar o código online para todos que quiserem criar os seus próprios jogos com esses dados. Há também planos de lança-lo em um cartucho de NES, como uma forma de homenagear o programador.