Grand Theft Auto 6
Esse é o mais recente dos casos de vazamentos. No último domingo (19), o GTA 6, teve suas primeiras imagens vazadas por um hacker. Foram cerca de 90 arquivos de vídeo publicados no site GTA Forums.
Em uma mensagem no Twitter, a Rockstar Games confirmou que o material é verdadeiro. No comunicado, a empresa afirma ter sofrido um ataque em sua rede, envolvendo uma empresa terceirizada, que, sem autorização, baixou de forma ilegal dados confidenciais dos sistemas, incluindo as imagens do jogo ainda em desenvolvimento. Entretanto, a companhia não irá antecipar nenhuma interrupção nos servidores online de seus jogos e nenhuma mudança de longo prazo no desenvolvimento de seus projetos. “Estamos extremamente desapontados que qualquer detalhe do nosso projeto tenha sido disponibilizado dessa forma. Nosso trabalho em Grand Theft Auto continuará como planejado e nós continuamos comprometidos em entregar uma experiência para vocês, nossos jogadores, que excederá as expectativas”.
Uma série de conteúdos foram contemplados pelo vazamento, incluindo o sistema de assalto a lojas e a interação com os NPCs do mundo aberto. Além disso, as imagens confirmam o rumor de que haverá uma protagonista feminina e latina na produção: em julho deste ano, o mundo dos games recebeu uma notícia e tanto quando Jason Schreier expôs que GTA 6 teria uma mulher da LATAM no papel principal, acompanhando um homem, com quem formaria uma dupla criminosa inspirada em Bonnie e Clyde.
O FBI tomou a frente das investigações, pois esse grupo também está envolvido com a invasão de sistemas da Uber, que aconteceu no final da semana passada. A empresa de transporte foi vítima de um acesso não autorizado a seus servidores e teve diversas informações roubadas.
The Last of Us Part II
Em abril de 2020, meses antes da estreia do título em junho, diversos materiais de The Last of Us 2 foram vazados nas redes sociais, que foram tomadas por inúmeros spoilers. A Naughty Dog ficou bastante preocupada, e os fãs tiveram que fazer várias manobras para escapar das revelações.
Em maio, a Sony conseguiu identificar os responsáveis pelos vazamentos de imagens, vídeos e conteúdos da história. A empresa afirmou, em um comunicado, que as informações não foram dadas por pessoas relacionadas à Sony Interactive Entertainment ou à Naughty Dog, mas não divulgou nomes dos responsáveis.
Assassin’s Creed Unity
Esse é um dos vazamentos mais curiosos da história dos games. Tudo começou quando, no forum NeoGAF, um fã da franquia, identificado como “krimsoncharge”, afirmou que se sentou ao lado de um dos desenvolvedores de Assassin’s Creed Unity no avião. Segundo ele, durante a viagem, o homem lhe contou tudo sobre o jogo, e ele postou lá, mas ninguém acreditou nele. Duas semanas depois, o site Kotaku divulgou detalhes e mais informações sobre o título e tudo que foi falado já tinha sido divulgado por krimsoncharge.
Super Smash Bros. 4
Algumas semanas antes de seu lançamento, o elenco de Super Smash Bros. (2014), para 3DS e Wii U, vazou no 4chan. Personagens como Bowser Jr. e o cachorro de Duck Hunt, que estavam sendo mantidos a sete chaves, foram vazados. As imagens do leak foram feitas a partir da cópia enviada para ESRB, órgão que faz a classificação indicativa na América do Norte. Vídeos com as informações foram subidos no YouTube, mas logo foram retirados do ar a mando da Nintendo.
A Nintendo não comentou nada sobre o caso e lançou o jogo normalmente em setembro de 2014.
Kingdom Hearts 3
Cópias físicas de Kingdom Hearts 3 para Xbox One foram vendidas no marketplace do Facebook em dezembro de 2018 um mês e meio antes do lançamento oficial. Os fãs identificaram o vendedor e o reportaram para a polícia Tetsuya Nomura, diretor do jogo, veio a público pedir aos fãs para não compartilharam os vídeos.