Uma possível jogada de marketing está usando nome do designer para aumentar vendas
A empresa Atari lançou ontem (16/11/2021) a Atari XP, uma ramificação da empresa focada em vender jogos “raros e nunca lançados” das décadas de 70 e 80 de seus consoles. O marketing por trás desse lançamento trouxe consigo 3 jogos à venda, criações atribuídas ao designer lendário de jogos do Atari: Howard Scott Warshaw.
Os 3 jogos estão disponíveis para compra, segundo o site da Atari XP, são:
- Saboteur: um criativo multi-level shooter desenvolvido por Howard Scott Warshaw in 1983, mas nunca lançado
- Yars' Return: a sequência do jogo Yars' Revenge, criada por Howard Scott Warshaw e programada para lançamento em 1983
- Aquaventure: um jogo supostamente desenvolvido em 1983 e atribuído à Howard Scott Warshaw
Cada jogo está disponível por $49.99 (dólares) em suas edições Standard, ou $149.99 (dólares) em suas edições Especiais, que incluem um pôster do jogo, Manual de Instruções, um pin e uma badge, além do Certificado de Autenticidade.
Em uma entrevista ao site Video Game Chronicle hoje (17/11/2021), Warshaw explicou sua relação com esses 3 jogos e desmentiu informações que a Atari divulgou.
“Eu escrevi Saboteur praticamente em sua totalidade. O jogo foi planejado para ser lançado em 1984. (…) Não havia nenhuma sequência planejada para Yars' Revenge para 1983 e eu não escrevi uma. Yars' Return foi um hack de Curt Vendel do meu jogo muitos anos depois, e ele merece créditos por isso. Eu não tenho nada a ver com isso. (…) Aquaventure é algo que eu nunca ouvir falar nem tão pouco tenho relação com isso. A ideia de que eu sou o designer disso é totalmente falsa. Qualquer um que ler meu livro “Once Upon Atari” saberá tudo sobre meu trabalho na empresa Atari e descobrirá a verdade sobre esses jogos.”
Howard Scott Warshaw, designer da Atari, em entrevista para o site Video Game Chronicle
O jogo de Warshaw, Yars' Revenge, é considerado um dos maiores jogos dos consoles Atari de todos os tempos. Ele também é, curiosamente, responsável por dar a ideia para o infame jogo de Atari 2600 : E.T, The Extra-Terrestrial. Este jogo, que foi criado em apenas cinco semanas, foi um fracasso comercial tão grande que muitas de suas cópias foram enterradas em uma espécie de aterro sanitário nos Estados Unidos pela empresa.
A empresa Atari ainda não se pronunciou sobre a declaração de Warshaw.