Little Nightmares: relembre a cronologia da franquia

Little Nightmares: relembre a cronologia da franquia

Little Nightmares pode ser uma das franquias mais interessantes para gamers que buscam uma aventura não tão reconfortante e um pouco sombria, além de um tanto quanto misteriosa. Seu primeiro game foi lançado em 2017 para PC, PlayStation 4 e Xbox One e não demorou para conquistar o público. O título foi um sucesso tão grande que ganhou uma sequência em 2021 e até mesmo um projeto mobile. Além disso, a franquia também tem um terceiro projeto sendo planejado para o futuro.

O sucesso da série não se limita apenas a boas avaliações, tanto do público quanto da crítica, mas também financeiro, tendo tido números expressivos no mercado dos games. De acordo com a própria desenvolvedora do jogo, a Bandai Namco, os jogos de Little Nightmare já tiveram mais de 12 milhões de cópias vendidas até 2023, após 6 anos desde o primeiro lançamento. Tantos bons resultados renderam a confirmação do desenvolvimento de uma terceira sequência para série.

Um dos principais elementos que fazem a franquia Little Nightmares ser tão bem recebida é a atmosfera que os jogos criam. Ainda que o principal foco seja o ar de terror enquanto o jogador completa os quebra-cabeças, todas as situações ainda têm algo de lúdico, criando uma experiência única. Tudo isso se intensifica por conta da falta de clareza quanto a história dos títulos. Para aqueles que se interessam pela franquia, relembramos um pouco como cada jogo foi para entender o que pode ser esperado de um futuro lançamento da série.

 

O primeiro jogo de Little Nightmares

Little Nightmares foi lançado em abril de 2017. O game foi desenvolvido pela empresa sueca Tarsier Studios, um estúdio de produção de jogos eletrônicos independente fundado em 2004, na cidade de Malmö, em que é sediado até os dias de hoje. Ainda que tenha outros projetos, e até tenha assinado um contrato com a Sony em 2010, o principal produto da empresa é a franquia Little Nightmares, se tornando seu carro chefe após o lançamento.

Ainda que o jogo tenha sido desenvolvido por outra emrpesa, Little Nightmares foi publicado pela Bandai Namco Entertainment, um estúdio de games japonês que surgiu em 2006 após a fusão das empresas Bandai e Namco, a última por sua vez muito conhecida no mercado dos games desde a década de 80 por ter sido a responsável por um dos maiores títulos de todos os tempos, o Pac Man. O projeto foi anunciado em agosto de 2016, pouco menos de um ano antes de chegar ao mercado de forma oficial.

Em Little Nightmares, o jogador deve controlar uma garota chamada Six, que usa uma capa de chuva e tem que solucionar os mais diversos quebra-cabeças para fugir de um barco enquanto tenta não ser capturada pelos seus tripulantes, todos com visuais assustadores que deixam a sensação de ameaça e tensão ainda maior. Um dos principais destaques da jogabilidade do game é que a protagonista não tem meios como se defender, dessa forma, as únicas maneiras de fugir dos seus inimigos é correndo e se escondendo através das fases do jogo.

Quando lançado, o título teve um bom resultado de crítica e público. A recepção boa do game destacou a atmosfera construída ao longo da jornada, que deixa o jogador imerso em uma espécie de conto de fadas sombrio, com algumas críticas negativas ressaltando uma falta de dificuldade e desafio durante o avanço da narrativa e outras que não elogiaram tanto a jogabilidade do título. No Metacritic, o primeiro jogo da franquia teve uma média de 78 das opiniões dos jornalistas especializados.

Little Nightmares

Ainda que nem todos os elementos da história de Little Nightmares sejam explicados no começo do jogo, é possível entender a situação da garota Six conforme se avança pelo návio em que a narrativa é ambientada, ainda que as pistas levem mais a teorias do que a fatos propriamente ditos. Chamada de “A Barrocada”, a embarcação é um complexo gigantesco com diversos locais diferentes, desde dormitórios de outras crianças até uma cozinha e um restaurante em que outros passageiros que chegam de outro návio se alimentem.

Embora não exista nenhuma confirmação, e algumas controversas que apontem que essa pode não ser a teoria certa, a mais aceita entre muitos fãs é de que o návio é comandado por uma mulher chamada de “Dama”, uma mulher obcecada com a própria aparência e que não suporta olhar para espelhos que pode ser mãe da protagonista Six. Ela cria diversas crianças na Barrocada, com maus tratos, e após um tempo, elas são mortas e servidas de alimento a pessoas que chegam no navio.

Little Nightmares

Para completar alguns elementos que não estavam presentes no jogo orignal, a Bandai Namco lançou três expansões de Little Nightmares. As DLC são chamadas de The Depths, The Hideaway e The Residence. Todas elas foram lançadas ao mesmo tempo, em junho de 2017, apenas 2 meses após o jogo original ter vindo a público. A proposta desses novos capítulos é mostrar lugares não vistos da Barrocada e propor desafios de quebra cabeça adicionais. Todos os conteúdos adicionais  podem ser adquiridas de forma conjunta, através de um passe chamado “Secrets of the Maw”.

 

Little Nightmares para celular

Very Little Nightmares
Very Little Nightmares

Antes do lançamento de uma sequência do jogo original, a franquia ganhou um título próprio para mobile, em maio de 2019. Very Little Nightmares traz uma protagonista sem nome, chamada apenas de “A Garota da Capa de Chuva”, que apesar de sua semelhança, não é Six, a personagem principal dos outros jogos. A garota deve fugir de uma mansão gigante e assustadora enquanto tenta não ser capturada por pessoas de aparência horrível espalhadas pelo local. O game coloca as diferentes mecânicas de quebra-cabeças que o jogador precisa enfrentar no PC ou nos consoles, no celular, estando disponível tanto para Android quanto para iOS.

 

O segundo game

Em 2019, durante a Gamescom, uma das principais feiras de games que acontece na Alemanha, foi anunciada de forma oficial a sequência do game. Little Nightmares 2 estava previsto para ser lançado em 2020, 3 anos após o lançamento do jogo original, porém as complicações por conta da pandemia de Covid-19 atrasaram o projeto, que estava previsto para sair em 2020. Ainda assim, pouco tempo depois, em fevereiro de 2021 para os consoles da antiga geração, como PlayStation 4 e Xbox One, da nova geração, como PlayStation 5 e Xbox Series X e S, além de também ficar disponível para PC, Nintendo Switch e Google Stadia.

O jogo volta a colocar Six como protagonista após fugir da Barrocada, mas também adiciona uma nova criança chamada Mono. Juntas, elas precisam se infiltrar em uma torre de sinais que envia uma transmissão maligna para o mundo e altera a realidade. A sequência de Little Nightmares traz de volta os principais elementos que fizeram o primeiro jogo fazer sucesso, como a ambientação que dá o tom de terror e o as mecânicas de quebra-cabeça original. O jogo também foi elogiado, ganhando nota 82 no Metacritic, mais alta que o título original, além de ser um sucesso de vendas.

A história de Little Nightmares 2 parece ainda mais complicada que a do primeiro game. Assim como no primeiro jogo, todos os elementos que compõe a narrativa não são entregues com facilidade ao jogador, com diversas pistas sobre o que pode estar acontecendo sendo entregues durante a própria gameplay, muitas vezes de forma implicita. As novas teorias discutidas pelos fãs após o lançamento da sequência envolvem até mesmo questões de looping temporais, sugerindo que a Dama do título original poderia ser a própria Six mais velha.

 

O próximo capítulo

Ainda que Little Nightmares 3 não tenha sido confirmado de forma oficial, os rumores sobre a produção de uma nova sequência ganham cada vez mais força. Em maio desse ano, uma vaga no LinkedIn foi aberta, buscando um assistente de produção para trabalhar diretamente com a franquia. Vale ressaltar que muitos fãs podem esperar algumas mudanças do novo título em relação aos anteriores, já que a Tarsier Studios não será a responsável pelo desenvolvimento como era anteriormente. O estúdio sueco foi adquirido pela Embracer Group.