Little Nightmares: entenda a história do jogo e suas teorias

Little Nightmares: entenda a história do jogo e suas teorias

Em 2017, foi lançado Little Nightmares, um jogo de quebra-cabeças com diversos elementos de terror. O game foi desenvolvido pela Tarsier Studios, uma desenvolvedora Sueca que tem esse como seu principal projeto. Já a publicação ficou no encargo da Bandai Namco, uma gigante do mercado japonês conhecida principalmente pelo seu principal produto, o Pac-Man, lançado na época em que ela se chamava apenas Bandai. Sendo um dos títulos mais interessantes da última década e comercializado por uma das maiores empresas do mundo, foi inevitável que Little Nightmarees se tornasse um dos maiores produtos do cenário indie, sendo jogado por milhares de players ao redor do mundo principalmente por sua ambientação que criava um clima imersivo durante a gameplay e obtendo uma nota média de 78 no Metacritic.

Outro fator que fez com que Little Nightmares fosse um sucesso tão grande e atraísse tantos jogadores, além de youtubers criando conteúdo a respeito do jogo, foi sua história. A narrativa do jogo é um tanto quanto obscura, com poucos elementos sendo revelados conforme o jogador anda pelo mapa e foge dos inimigos com aparência bizarra. Em relação aos próprios inimigos, é difícil dizer qual a origem de cada um deles ou se suas aparências assustadoras são de fato seus verdadeiros rostos, ou apenas máscaras para intimidar a protagonista do jogo. Com tantos elementos misteriosos, diversos fãs criaram teorias sobre o que realmente está acontecendo em Little Nightmares. Para quem está jogando, ou tem interesse pelo game, separamos as principais informações relevantes e suposições feitas pelos jogadores.

 

Quem é a protagonista de Litte Nightmares?

Little Nightmares Six

A personagem principal de Little Nightmares é chamada de Six. Como a maior parte dos elementos de Little Nightmares, existe muito mistério ao redor da história da protagonista, com poucas informações sendo entregadas de cara ao jogador, nenhuma delas sendo ditas por Six, já que a garota não fala durante toda história. A principal característica de seu visual é sua capa de chuva amarela, que cobre todo o seu corpo e boa parte de sua cabeça, impedindo que o jogador possa ver mais do seu rosto ou outros elementos visuais além do fato dela ser uma criança. É preciso atenção para não confundi-lá com outra personagem da franquia, A Menina de Capa de Chuva Amarela, personagem de Very Little Nightmares, um game conectado a saga, mas lançado para mobile e que tem uma protagonista muito semelhante a do jogo principal.

 

Preso nas profundezas mais escuras de The Maw, morrendo de fome e sozinho, o mundo de Six está cheio de perigos. A maioria das crianças já teria desistido, mas Six é diferente. Ela é inteligente e durona e tem uma linda capa de chuva amarela. Ela pertence a outro lugar.

 

Como o jogo revela poucas informações, não sabemos quase nada sobre o passado de Six. Little Nightmares começa com acordando em um lugar que não parece ser sua casa, e por toda ambientação, se assemelha mais a uma prisão feita para manter crianças em cárcere privado. Durante um avanço da narrativa, o jogador a personagem durante todo o primeiro jogo, sem nenhum modo de se defender além de correr, enquanto encontra diversas pessoas com aparências esquisitas, que não tem nenhuma relação de cuidado com Six. No entanto, uma das pessoas que cruzam o caminho da personagem é mais do que relevante para história como um todo. A Dama, também conhecida como Gueixa, é uma personagem sobre a qual comentaremos mais depois, mas alguns indícios levam a crer que ela pode ser a mãe da protagonista.

 

Onde a história de Little Nightmares acontece?

Little Nightmares The Maw

Mas afinal de contas, onde Six acordou na história do jogo e onde todos esses acontecimentos se passam? A resposta para essa pergunta é simples, mas nem tanto. Toda história de Little Nightmares acontece em um navio chamado de “The Maw”, ou na tradução para o português, “A Barrocada”. Essa embarcação submarina tem a aparência de uma ilha, ao que tudo indica, feita de metal, embora seu funcionamento no meio do mar não seja aprofundado durante o jogo. Como é possível perceber durante a gameplay, The Maw é construído para ser uma espécie de embarcação vertical, com a maior parte de sua estrutura ficando abaixo d'água. Para que novos passageiros embarquem em sua viagem, aparentemente sem um rumo próprio, o navio vai um pouco mais para fora do mar e abre uma porta em formato de concha.

A função do The Maw enquanto navega pelo mar, aparentemente sem um rumo certo, não é dita de forma clara durante o jogo. No entanto, como uma boa comunidade de fãs faz, os jogadores de Little Nightmares juntarem a maior parte das informações que o jogo entrega sobre o local para formarem suas teorias. A principal delas, é de que The Maw é uma mistura de navio com restaurante e hotel. Para quem jogou o game, isso pode ser um pouco claro, já que em diversos momentos vemos algumas pessoas, aparentemente ricas, adentrando na embarcação e, posteriormente, elas vão para um restaurante em que comem quilos e quilos de carne crua, e se Six não for esperta, pode acabar sendo devorada também. O verdadeiro mistério aqui é o propósito disso tudo e, principalmente, de onde surgiu a carne que essas pessoas ingerem?

 

Os Convidados são uma parte essencial do ciclo de vida de The Maw. Reunidos no grande salão, eles se acomodam em seus banquinhos e ali se alimentam. Sem gosto, sem necessidade, sem fim. E então eles vão embora, de um jeito ou de outro.

 

A teoria mais famosa de Little Nightmares indica que a carne que os convidados do The Maw comem é das próprias crianças, que são mantidas em cativeiro e mortas após um período de tempo, servindo de alimento para aqueles que adentram no navio e, aparentemente, também ficam nele até sua morte. Durante boa parte do jogo, é possível encontrar diversos vestígios estranhos espalhados pela embarcação. Em determinada parte da jornada de Six, é possível achar uma pilha de sapatos, todos amontoados, como se tivessem sido descartados. Essa é uma referência um tanto quanto mórbida e que muitos jogadores devem ter entendido como parte de um genocídio ou algo similar que acontece dentro da embarcação. Não há respostas se os calçados foram usados pelas crianças ou pelos convidados, ou uma terceira opção.

 

Outros personagens do The Maw

Little Nightmares Twins

The Maw tem vários outros personagens que andam pelo navio além de Six, os convidados e a Gueixa. É possível encontrar os Nomos, criaturas com chapéus pontiagudos e esquisitas, normalmente ariscas, mas que podem procurar carinho quando se encontram com a protagonista. Muito provavelmente, os Nomos sejam outras crianças aprisionadas no navio, embora seja possível ver a própria Six comendo a carne de alguns durante algumas cenas perturbadoras. Alguns outros inimigos também podem ser vistos durante a jornada de Little Nightmares, como o Zelador, que aparentemente cuida dos estabelecimentos onde as crianças ficam e fica atrás de Six, tentando capturá-la de volta. Outros personagens marcantes são os cozinheiros, irmãos com usando máscaras de aparência monstruosa que preparam a carne dos convidados.

 

Quem é a Gueixa?

Little Nightmares Gueixa

A Gueixa é praticamente a vilã principal de Little Nightmares. O nome foi dado pelos fãs por conta de sua semelhança com uma gueixa japonesa, estando sempre vestida com um quimono que cobre todo o seu corpo, com apenas uma parte de seu pescoço pálido aparecendo, além de uma máscara de porcelana branca que esconde seu rosto. De acordo com o jogo em si, ela é chamada de “The Lady”, ou em português, “A Dama”. Seu papel na história é importante para entender todo o contexto, não apenas por ser a última inimiga que Six enfrentará em sua jornada para fugir da embarcação em que está aprisionada, mas também porque a Gueixa é a dona do The Maw e, aparentemente, quem lança algum feitiço ou controla o barco para que ele viagem por alto mar sem rumo e com mais da metade de sua estrutura abaixo d'água.

Ao que tudo inidca, a Dama é uma mulher extremamente vaidosa. Ainda que a personagem raramente fale algo, assim como a maioria dos personagens de Little Nightmares, é possível entender alguns traços de sua personalidade através de suas ações. No capítulo em que a protagonista passa pelo quarto da comandante do navio, ela está sempre penteando seus cabelos pretos e olhando para um espelho quebrado. Sua máscara também pode indicar uma vergonha de mostrar o próprio rosto. Uma das principais teorias do jogo sugeriram que Six é a filha dela, isto porque no mesmo capítulo em que a garota encontra o quarto da Gueixa, é possível achar uma foto dela jogada no chão. A vilã teria jogado as crianças junto com as outras por considerá-la mais bonita. Ainda assim, não há indícios que essa teoria tenha alguma verdade.

 

Juntando todas as peças para entender a história de Little Nightmares

Como foi possível perceber, a história de Little Nightmares é um tanto quanto obscura, com muitos pontos sendo até mesmo perturbadores. Com as informações reveladas durante o primeiro jogo, é possível entender que Six, a garota protagonista da história, é mais uma das várias crianças aprisionadas no navio, chamado The Maw. Embora existam algumas evidências de que ela pode ser especial em relação as outras, nenhuma delas é concreta o suficiente para afirmar isso com certeza. The Maw muito provavelmente tem algum tipo de funcionamento mágico, conduzido pela sua dona, a Dama. Os convidados, que entram no navio sabendo que não irão sair de lá nunca mais, provavelmente são pessoas ricas que se alimentam da carne crua das crianças aprisionadas e mortas, preparadas na cozinha da embarcação.

Ao que tudo indica, o jogo se trata de uma metáfora para diversos temas que podem ser metáforas para alguns elementos presentes em nossa realidade. A estrutura do navio como um todo, com a Gueixa comandando tudo que acontece para dar a carne de suas crianças para os clientes que embarcam na viagem, pode ser uma referência a estrutura corrupta da sociedade como um todo, ou até mesmo pensando nas pessoas ricas que entram no navio apenas para comer o máximo que conseguirem, sem diferenciar a carne crua de pessoas se movendo, pode ser uma referência para ganância humana e a estrutura social como um todo. Como boa parte desse tipo de história, é difícil dizer o que cada elemento significa com certeza, já que essa pode ser uma visão diferente para cada pessoa que jogar o game e interpretar sua história.

 

Sequência

Vale lembrar que Little Nightmares não é um jogo único, tendo uma sequência já lançada e muito provavelmente um terceiro título em desenvolvimento, embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito pela desenvolvedora. Como era de se esperar, a continuação coloca novos elementos na história, e volta a mostrar a jornada de Six após conseguir derrotar a Gueixa e fugir do The Maw. Ainda assim, a nova história apresenta novos problemas e apresenta não apenas mais pistas sobre o passado e futuro da protagonista, como também mostra um pouco mais do mundo em que o universo de Little Nightmares é ambientado como um todo. Além disso, um novo protagonista é inserido na história, o que muda o rumo de muitos acontecimentos e dá pistas o suficiente para que os fãs criassem mais teorias sobre o que está acontendo.