Em homenagem ao dia das mães, que está se aproximando, preparei uma lista com algumas das mais marcantes mães nos videogames. Confira:
Eva – Devil May Cry
Eva tem um importante papel na narrativa de Devil May Cry, porque as motivações de Dante, o protagonista da série, no primeiro jogo estão intrisecamente ligadas à ela. Humana, Eva se apaixonou pelo demônio Sparda e teve dois filhos: Dante e Vergil. Ela os criou com tanto amor e carinho que chegou a se sacrificar para salvar suas vidas. Para mim, ela é uma das mães mais marcantes dos videogames.
General Sonya Blade – Mortal Kombat
A General Sonya Blade é uma das lutaras mais poderosas de Mortal Kombat. No décimo jogo da franquia, ela aparece mais velha e com uma filha, Cassie Cage. Sonya demonstra ter uma postura bem rígida com a filha, mas dá para ver que se importa muito com ela.
Joyce Price – Life is Strange
Joyce Price é mãe da famosa personagem Chloe da franquia. Em qualquer linha temporal, ela mostra ser uma mulher batalhadora e muito preocupada com a filha, ainda que seja muito protetora vez ou outra. De qualquer forma, ela não podia ficar de fora da lista das mais marcantes mães nos jogos.
Freya – God of War
God of War (2018) aborda os mitos nórdicos. Na mitologia, Freya foi esposa de Odin, e mãe de Baldur. Certa vez, ela decide proteger seu filho de todo o mal, fazendo com que ele ficasse imune a qualquer tipo de dor. O mesmo acontece no game; a diferença é que Baldur se volta contra ela por tê-lo tornado um ser vazio, sem sensibilidade. Em determinado momento, Freya acaba abdicando sua própria vida em prol da do filho.
Rosalina – Super Mario
Um dia, Rosalina encontrou uma nave enferrujada com uma estrela chamada Luma, que estava esperando por sua mãe. Rosalina decidiu esperar junto com ela. Ao notar que a mãe de Luma não estava em lugar algum, Rosalina passou a cuidar dela por toda a eternidade. Adotar é um ato de amor!
Aya – Assassin’s Creed: Origins
Fundadora da Irmandade dos Assassinos, Aya perdeu o filho Khemu pela Ordem dos Anciões, ancestrais dos Templários. Ela é tomada por uma sede de vingança pela a morte de seu filho e parte em uma jornada pelo o Egito juntamente com Bayek, seu esposo.
Ana Amari – Overwatch
Com os quadrinhos de Overwatch, ficamos sabendo que Ana era uma parte da vida de Faraó até o dia em que decide partir. Podemos ver alguns momentos dela segurando uma filha pequena, sendo uma mãe bastante presente, mesmo operando como agente da Overwatch.
Eva – Metal Gear Solid 4
Eva é uma das personagens mais marcantes de franquia e uma das principais mães nos jogos. Ela se ofereceu como uma espécie de barriga de aluguel de um projeto para fertilizar embriões de Naked Snake – assim, haveriam clones do soldado. Estes clones se tornamos gêmeos Solid e Liquid Snake.
Existem inúmeras outras mães nos jogos que marcaram os jogadores. Entretanto, essas foram as que eu me lembrei. De todo modo, a equipe do Clube do Videogame deseja a todas as mães um feliz dia das mães.