Mapas do CS 1.6 – Relembre os icônicos locais do Counter Strike Clássico

Quem cresceu nas Lan Houses o final dos anos 90 até a primeira metade dos anos 2000, provavelmente já jogou o clássico Counter Strike 1.6, chamado apenas de CS 1.6 pelos jogadores. Hoje vamos relembrar alguns dos mapas de CS 1.6 em que passamos boa parte do nosso tempo nas últimas décadas!

Counter Strike é uma série com uma história muito interessante. O jogo surgiu em 1999 como uma modificação para o Half-Life, trazendo mais realismo para o modo combate do game. O mod foi um sucesso tão grande que a Valve decidiu contratar a equipe de desenvolvedores e comprar todos os direitos do jogo.

Com o passar do tempo, o mod foi sendo atualizado, trazendo mudanças gráficas e de mecânica, e cada versão ficou conhecida pelo número da atualização. Sendo assim, a primeira a ficar famosa nas Lan Houses foi o CS 1.3, mas o jogo alcançou o seu ápice na versão 1.6, considerada a definitiva por muita gente.

O CS 1.6 fez tanto sucesso que ele vendeu mais de 1,5 milhão de cópias entre 2000 e 2003. O público brasileiro sempre foi muito fiel a essa versão de Counter Strike e manteve os servidores cheios por muitos anos. Até mesmo o CS:GO demorou para tirar os mais de 10 anos de reinado do 1.6.

Até hoje CS 1.6 é jogado por muitos e lembrado com muito carinho por quem cresceu nesse período. Agora que relembramos um pouco a história do jogo, que tal relembrarmos os mapas mais icônicos de CS 1.6?

cs_rio – Um dos mais clássicos e polêmicos mapas de CS 1.6

Uma das grandes características de Counter Strike é que ele podia ser amplamente modificado, o que permitia que pessoas criassem skin para as armas, novas roupas e até mesmo mapas. Com o sucesso do jogo por aqui, logo apareceu um mapa brasileiro, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro.

cs_rio é um dos mapas mais lembrados entre os jogadores de Counter Strike por causa do cenário brasileiro e pelas muitas piadas espalhadas pelo cenário, como um outdoor das Organizações Tabajara e até uma foto do chupa-cabra em um barzinho.

No entanto, o que mais é nostálgico sobre o mapa são os sons. Quem lê “Meu vizinho jogou, uma semente no seu quintal” sem cantar a música, provavelmente nunca entrou em uma Lan House com os amigos nos anos 2000.

Além da música de Bezerra da Silva, também era possível ouvir pelo mapa partes da novela Laços de Família e o polêmico funk do Comando Vermelho.

Você sabia que esse mapa fez o CS 1.6 ser proibido aqui no Brasil? A 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais proibiu o jogo no Brasil em 2008, alegando que esse mapa incitava a violência entre a polícia e o tráfico.

cs_assault – O preferido para jogadas de ataque e defesa

O mapa Assault, mais conhecido como cs_assault, era uma das figurinhas carimbadas dos corujões e das jogatinas entre amigos. Ele possuía um layout muito interessante onde os CT precisavam entrar dentro de um galpão para salvar os reféns.

Existiam três maneiras de entrar, por um portão, por uma porta nos fundos e por uma famosa entrada pelo telhado.

Era um mapa bem tático, mas ainda assim com várias possibilidades de jogadas rápidas e arriscadas, por isso era tão popular entre os fãs do jogo.

Sem dúvidas um dos mapas de CS 1.6 obrigatórios entre os fãs, cs_assault foi um dos cenários que foram refeitos em Counter Strike: Source e depois apareceu no CS:GO, sendo até hoje um dos mais populares.

fy_pool_day – O Clássico do X1 e King of The Hill

mapas cs 1.6

fy_pool_day, chamado de Pool Day ou como é conhecido aqui no Brasil, Mapa da Piscina, era a melhor escolha para quem queria apenas treinar a mira, jogar apenas de faca ou queria um bom e velho X1 ou modo improvisado de King of The Hill.

O mapa é bem pequeno, com uma piscina no meio, e as armas não são compradas e sim encontradas no chão. Não demora para um lado encontrar com o outro e o tiroteio é sempre intenso e exige reflexos rápidos.

Uma outra forma comum de jogar em fy_pool_day era subir no trampolim e permitir apenas combate com faca, quem conseguisse ficar por mais tempo era o vencedor.

Um dos mapas mais rápidos e interessantes de CS 1.6, fy_pool_day garantiu muita diversão e risadas para os jogadores.

de_aztec – Um dos mapas de CS 1.6 favoritos para fãs da AWP

mapas cs 1.6

O mapa Aztec era bem grande, todo ambientado em um cenário Asteca. Por causa do tamanho e dos muitos ângulos que era possível guardar, o mapa era uma excelente oportunidade para quem gostava de jogar com a AWP, o rifle de precisão mais forte do jogo.

Também era um dos favoritos do pessoal que formava times para ir na Lan House disputar quem eram os melhores.

Aztec ainda existe até hoje, em sua versão reformulada no Counter Strike: Global Ofensive.

de_rats – Criatividade e diversão sem limites

mapas cs 1.6

O mapa Rats, também mais conhecido pelo seu nome de referência de_rats, podia até não ser muito popular, mas com certeza era um dos mais divertidos e mais criativos em todo o jogo. Primeiro temos o fato de que o jogador é “encolhido”, ficando do tamanho de um Rato. O mapa todo é uma cozinha, com muita verticalização, já que dá para subir na geladeira, entrar em armários e muito mais.

No entanto, tudo ficava ainda mais divertido ao descobrir as muitas armadilhas para os personagens em versão miniatura. Por exemplo, era possível ligar o triturador da pia para matar quem estava na água, trancar o freezer para que quem estiver lá dentro morra congelado ou ativar o inseticida para deixar um local inacessível.

de_rats era tão cheia de segredos que podia ser divertida até mesmo sem mais ninguém no servidor, apenas explorando as muitas maluquices que estavam no mapa.

de_dust2 – O campeão de popularidade do CS 1.6

mapas cs 1.6

Conhecido popularmente como Dust2, esse é com certeza um dos mapas mais reconhecidos de CS 1.6 e sem dúvidas o mais jogado na história do jogo. Com um modo de detonação de bomba, esse era o favorito para cumprir objetivos, principalmente por causa do layout que possibilitava diferentes jogadas e estratégias.

Até hoje de_dust2 é o mapa mais jogado em CS:GO e é figurinha carimbada em todas as competições. O ambiente do Oriente Médio, cheio de areia, é com certeza uma das imagens mais reconhecidas no mundo dos jogos.

Esses são alguns dos mapas de CS 1.6 mais famosos e queridos pelos jogadores. Ficou com saudades? Você pode jogar o CS clássico, com todos esses mapas, sem precisar baixar o jogo através do site CS-Online.clube, basta ter uma boa internet!

Para continuar acompanhando o mundo dos jogos, não deixe de conferir mais no Clube do Vídeo Game.