Era o começo da década de 1990 e promissores desenvolvedores de jogos tentavam levar seu projeto para a Nintendo. Eles são John Romero e John Carmack: anos mais tarde desenvolveriam o famoso Wolfentenstein 3D, mas não sem antes bater com a porta fechada da Big N.
Um pouco de contexto
A id Software, estúdio onde ambos trabalhavam, havia concebido uma engine que possibilitava rolagem de tela em jogos de PC, um feito e tanto para época. Empolgados com aquilo, a ideia inicial foi portar Super Mario Bros. 3 em um protótipo e apresentar a ideia para a Nintendo.
Como era de se esperar, a Nintendo rejeitou o projeto. Com isso, os desenvolvedores não se abateram e aproveitaram aquela engine para desenvolver uma franquia própria nomeada Commander Keen.
Os registros do protótipo eram escassos até que, em 2015, o próprio John Romero resolveu compartilhar uma breve jogatina do game rodando em um PC. Confira abaixo:
Um museu de grande sorte
Agora, uma cópia física do jogo apareceu em um lote doado ao Strong national Museum of Play, um museu composto por video games, livros, quadrinhos, brinquedos infantis e uma série de itens interessantes.
O curador da sessão de games do museu, Andrew Borman, se impressionou ao encontrar a cópia do jogo em um lote doado para seu acervo e diz:
Não era algo que eu esperava encontrar nesta doação, mas foi extremamente empolgante, tendo visto o vídeo que Romero compartilhou em 2015.
Ao testar a cópia, Andrew constatou que o disco de fato reproduz o mesmo protótipo exibido por Romero e já prepara a preservação do item para exibição no museu.