20 Anos de PlayStation 2: Relembrando os melhores jogos do console da Sony

melhores jogos do PlayStation 2

Lançado no dia 4 de março de 2000, o PlayStation 2 está completando 20 anos! Mas quando a plataforma da Sony chegou ao mercado, ela não foi um sucesso instantâneo. Quando o PS2 chegou, o Dreamcast da Sega já tinha um ano de lançamento e uma biblioteca de jogos que estavam fazendo a cabeça dos jogadores. Mas quando os desenvolvedores começaram a descobrir o potencial que tinha o PlayStation 2, logo começaram a surgir cada vez mais títulos. E logo ele se tornou uma das plataformas mais queridas da sexta geração, concorrendo com o Xbox da Microsoft e o GameCube da Nintendo. Para celebrar esses 20 anos do console da Sony, vamos relembrar alguns dos melhores jogos de PlayStation 2 neste post!

Os melhores jogos do PlayStation 2

God of War

God of War - Melhores Jogos PlayStation 2

A franquia God of War, hoje uma das mais populares da Sony, nasceu no PlayStation 2. Em 2005 os jogadores conheciam Kratos neste cativante hack n’ slash com influências fortíssimas da mitologia grega. Em seu lançamento, God of War foi muito bem recebido tanto pelos fãs quanto pelos críticos, sendo nomeado o jogo do ano pela Academia de Artes e Ciências Interativas.

Shadow of the Colossus

Desenvolvido pela SCE Japan Studio junto com o Team Ico, Shadow of the Colossus coloca o jogador em uma jornada emocional incrível que é trazida para o público através de um gameplay simples, porém um tanto imersivo. Nele o jogador assume o controle de Wander, um jovem que vai até uma terra proibida para tentar restaurar a vida de uma garota chamada Mono. Para isso, ele precisa enfrentar monstros gigantes conhecidos como colossi. E cada combate contra os Colossos é uma experiência única, com Wander precisando encontrar os pontos fracos de cada criatura para derrota-las.

Final Fantasy X

Final Fantasy X Melhores Jogos de PlayStation 2

Apesar de ser um dos títulos iniciais da plataforma, Final Fantasy X chegou com notas quase perfeitas entre a crítica. Este é um jogo que marca uma grande mudança na franquia Final Fantasy, que passou a deixar de lado os fundos pré-renderizados e passou a ter áreas totalmente tridimensionais, criando cenários não só muito bonitos mas também impressionantes. Além disso, Final Fantasy X também foi o primeiro jogo da série a ser dublado. Junte tudo isso a uma história fantástica cheia de personagens carismáticos e você tem um dos melhores RPGs do PlayStation 2. Ou quem sabe até um dos melhores RPGs de todos os tempos!

Resident Evil 4

Não foi só a franquia Final Fantasy que passou por mudanças aproveitando o poder de processamento da nova plataforma. Lançado em 2005, Resident Evil 4 também levou a franquia de horror da Capcom para um novo estilo que buscava deixar os seus jogos ainda mais imersivos. Ele foi bastante aclamado tanto pela sua narrativa quanto pelo seu gameplay sendo considerado o Jogo do Ano por muitos veículos em 2005. Além de ter sido uma grande influência para os jogos de ação e survival horror da época.

Silent Hill 2

E por falar em horror, esse foi um gênero que teve bastante força na plataforma da Sony. No PlayStation 2 tivemos o segundo game da franquia Silent Hill que apostava no realismo e na atmosfera densa pra deixar os jogadores morrendo de medo. A sua narrativa é bastante envolvente e nos fazia sempre querer voltar mais uma vez para a cidade coberta de névoa para explorar outros caminhos e descobrir os vários finais. Mas não importa quanto tempo passe, o grotesco Pyramid Head e as outras criaturas de Silent Hill sempre nos fazem pular do sofá em vários momentos.

Prince of Persia: The Sands of Time

No PlayStation 2 tivemos também o retorno da franquia Prince of Persia, que ganhou um reboot moderno que aproveita as novas tecnologias. Nele temos combates cheios de acrobacias, puzzles intrigantes e uma mecânica fluída que impressionava. Um dos destaques de Prince of Persia: The Sands of Time era a possibilidade de fazer voltar o tempo, um poder de que Príncipe obteve graças a uma mítica adaga.

Gran Turismo 4

Gran Turismo 4 - Melhores jogos PlayStation 2

Quando o assunto era jogos de corrida no PlayStation 2, Gran Turismo 4 impressionava com o seu alto nível de realismo e mais de 700 carros de corrida disponíveis. Quem teve a oportunidade de jogar com o volante e pedais com certeza experimentou ao máximo o que o game oferecia, mas mesmo no controle padrão, correr pelas belas pistas de Gran Turismo 4 era extremamente divertido. Até hoje, mesmo com os jogos mais modernos, GT4 ainda é considerado um ponto alto na franquia.

Metal Gear Solid 2 e 3

O PlayStation 2 também foi um ponto alto para a popular franquia de Hideo Kojima, Metal Gear Solid. A plataforma recebeu alguns dos que são considerados os melhores, sendo um deles Metal Gear Solid 2. Em MGS2 os jogadores foram surpreendidos por um stealth mais avançado do que aquele que víamos no PS1, com guardas mais inteligentes. E MGS3: Snake Eater colocou os jogadores para sobreviver na selva em meio à Guerra Fria na Rússia em 1964. O jogo tinha mecânicas sofisticadas que ganharam muito destaque na época. Sem contar, claro, a narrativa fantástica que já era uma característica da franquia.

Grand Theft Auto: San Andreas

Vice City evoluiu muito em relação à GTA 3, mas foi Grand Theft Auto: San Andreas que aproveitou ao máximo essa evolução. Agora os jogadores não tinham só uma cidade para explorar, mas um estado inteiro. E o personagem Carl CJ Johnson era muito mais do que um simples garoto que se evolve com máfia. CJ tinha uma família, personalidade e até mesmo necessidades básicas como fazer exercícios ou se alimentar! Pra deixar tudo ainda melhor, GTA San Andreas não se limitava ao mundo do crime. Em um momento o jogador estava entre as brigas de gangues em Los Santos e logo depois estaria roubando um jetpack na Área 51!

Essa foi a nossa lista com alguns dos melhores jogos de PlayStation 2! Claro que alguns certamente ficaram de fora. Então comentem com a gente! Quais são os seus jogos favoritos da plataforma?

E não deixe de conferir também quais são os melhores jogos do PlayStation!