O Xbox Game Pass é o serviço de assinaturas da Microsoft que possibilita acesso a um grande catálogo de jogos, dos mais variados gêneros, para você jogar em seu Xbox, PC e até mesmo eu dispositivos mobile via Xcloud. Com uma vasta biblioteca disponível, pode ser uma tarefa bem difícil decidir qual jogo jogar em determinada ocasião. Para facilitar sua vida, o Clube do Video Game separou 23 recomendações dos melhores jogos do Xbox Game Pass considerando nosso gosto pessoal e também a variedade de gêneros disponíveis. Confira!
Melhores jogos do Xbox Game Pass
1. Grounded (Consoles e PC)
Grounded é um jogo de sobrevivência viciante que oferece uma proposta única. Você controla um adolescente que foi encolhido e se encontra perdido em um quintal repleto de ameaças animais. Se você já assistiu ao filme “Querida, Encolhi as Crianças”, então já deve desconfiar de como deve ser esta experiência.
Jogável até 4 jogadores, Grounded oferece mecânicas divertidas de construção e captação de recursos, além de se mostrar bem divertido no quesito combate. Você enfrentará criaturas como aranhas, joaninhas, mosquitos, formigas e até terríveis besouros! São inúmeras horas de conteúdo disponíveis, especialmente se você pretende explorar a maior parte do mundo ao redor – ou melhor dizendo, quintal ao redor.
2. Sea of Thieves (Console e PC)
Poucos jogos de pirata exploram as possibilidades de aventuras tão bem quanto Sea of Thieves. São muitos perigos e incontáveis descobertas que podem ser feitas entre amigos, seja em alto mar ou explorando ilhas.
O jogo ainda oferece diversas possibilidades de customizações e upgrades, tornando as possibilidades de jogatina praticamente ilimitadas! Sea of Thieves oferece ótimos combates entre jogadores e também cooperativamente contra inimigos encontrados pelo mapa, e você ainda poderá aumentar sua reputação conforme segue vitorioso entre as batalhas.
3. Rainbow Six Siege (Console e PC)
A Ubisoft está de parabéns com seus serviços de melhoria contínua para Rainbow Six Siege. Mesmo com um lançamento abaixo do esperado, o jogo recebeu diversos aperfeiçoamentos e balanceamentos que o torna um dos mais divertidos e competitivos jogos de tiro da atualidade. Uma nova temporada do jogo está se aproximando com bastante conteúdo adicional, sendo um ótimo momento para antigos e novos jogadores aproveitarem o game.
4. Stardew Valley (Console e PC)
Stardew Valley é um dos principais exemplos para não se subestimar jogos em pixel art com visual mais simples. Trata-se de um dos jogos mais divertidos para se jogar, especialmente entre amigos! Nele você tem aquela clássica missão já conhecida de Harvest Moon: cuidar de uma fazenda e levá-la a prosperidade através do plantio, criação de animais e outros negócios envolvendo habitantes de uma vila ao redor.
Um dos pontos altos do jogo é a interação entre personagens. Com diversos NPCs carismáticos, cada um com uma história de fundo bem elaborada, é possível se relacionar de formas diversificadas com eles – até mesmo nutrir um relacionamento amoroso com algumas opções.
5. Age of Empires IV (Console e PC)
Para jogadores de primeira viagem, não sintam receios com relação ao quarto jogo da série Age of Empires. É completamente possível se habituar ao jogo sem nenhuma experiência prévia na franquia, já que os tutoriais e o modo campanha fazem um bom trabalho para habituar iniciantes às mecânicas do jogo. Jogadores de longa data se sentirão ainda mais à vontade em poder jogar com civilizações clássicas desta franquia, além de algumas opções novas com mecânicas bem distintas de jogo.
Age of Empires IV ainda oferece desafios diários que são ótimos estímulos para que o jogador desfrute do jogo recorrentemente: sendo possível conquistar títulos e até desbloquear personalizações para destacar seus impérios.
6. Hollow Knight (Console e PC)
Hollow Knight é o ápice do subgênero metroidvania, carregando críticas extremamente positivas tanto da mídia quanto da comunidade. O jogo se destaca por sua atmosfera única, belos gráficos cartunescos e mecânicas sólidas de combate e navegação. Sua progressão não-linear é um prato cheio para quem gosta de desbravar cenários e procurar por segredos.
Vale mencionar que o jogo oferece um nível de dificuldade acima da média, especialmente para jogadores que não são tão habituados ao gênero. Um dos jogos inevitáveis na biblioteca do Xbox Game Pass, especialmente às vésperas de sua sequência, HollowKnight: Silksong.
7. No Man's Sky (Console e PC)
Outro jogo desta lista que não teve um lançamento bem-sucedido e que se redimiu ao longo do tempo é No Man's Sky. Depois de muitas atualizações e aperfeiçoamentos, o jogo chega ao Xbox Game Pass repaginado e oferecendo um rico universo explorável.
Uma das implementações que torna No Man's Sky ainda mais divertido é seu universo compartilhável, podendo se deparar com o impacto de outros jogadores ao redor dos sistemas solares.
8. Darkest Dungeon (Console e PC)
Com um visual gótico caprichado, personagens cativantes e uma proposta de jornada épica, Darkest Dungeon é uma das grandes revelações indie na biblioteca do Xbox Game Pass. Pilhar e lootear ao explorar masmorras habitadas por criaturas terríveis; esta é a principal proposta do jogo, oferecendo um gostinho de estar jogando o clássico Diablo – porém com batalhas por turnos.
9. A Plague Tale: Requiem (Console e PC)
Aqui temos a sequência de um dos melhores jogos cinematográficos que consegue balancear perfeitamente sua narrativa com as propostas de ação. Por se tratar de uma sequência direta, é altamente recomendável que o jogador experimente o jogo antecessor, A Plague Tale: Innocence. Em ambos, acompanhamos a saga de uma corajosa jovem empenhada em manter seu irmão seguro em meio ao caos de seu mundo.
10. A Way Out (Console e PC)
Se você busca a melhor experiência multiplayer cooperativa entre dois jogadores no Xbox Game Pass, então A Way Out é o que você procura. O jogo oferece a proposta de cooperar com um colega em uma série de atividades para escapar de uma prisão. Espere muita ação, uma narrativa empolgante e diversas interações bem interessantes que oferecem diferentes perspectivas das mesmas ocorrências.
A Way Out também conta com o mesmo selo de qualidade da Hazelight Studios, responsável pelo sucesso e vencedor do Jogo do Ano de 2021: It Takes Two.
11. Gears 5 (Console e PC)
Não dá para falar de Xbox Game Pass sem falar de Gears of War. O quinto jogo da série é simplesmente um dos grandes marcos da Microsoft no ramo dos videogames, e carrega seu devido prestígio. Nele contemplamos uma narrativa emocionante e também as mais refinadas mecânicas de combate em terceira pessoa já feitas para um jogo de tiro.
12. Halo Infinite (Console e PC)
A campanha de Halo Infinite também é indispensável de qualquer recomendação no Xbox Game Pass. Aqui a narrativa pode ser apenas um pano de fundo, já que estamos falando de uma franquia referência em combate futurístico em primeira pessoa. Além de sua campanha, Halo Infinite também oferece uma satisfatória experiência multiplayer, fechando o pacote completo que é um prato cheio para fãs de longa data desta franquia.
13. Mortal Kombat 11 (Console e PC)
Afim de treinar um pouco antes do lançamento de MK1? Mortal Kombat 11 está disponível no serviço e para jogadores que desejarem conhecer os eventos anteriores aos do reboot. Com gráficos bem realistas, ainda mais personagens e diversos golpes brutais, o jogo é uma excelente opção tanto para jogadores casuais quanto para os mais competitivos.
14. Goat Simulator (Console e PC)
No quesito irreverência e no fator diversão, poucos jogos podem fazer frente a Goat Simulator. A proposta de controlar um cabrito dando cabeçadas por aí pode até parecer um tanto tola, mas você precisa jogar para se convencer de que este é um dos jogos mais divertidos já feitos. Pelo menos muitas risadas já estarão garantidas!
15. Dead Cells (Console e PC)
Dead Cells é o principal jogo de ação em plataformas no Xbox Game Pass. Como todo jogo roguelike, ele carrega um alto fator dificuldade que pode, ainda, ser intensificado pelos eventos aleatórios que acontecem em cada partida. Uma característica distintiva de Dead Cells é seu sistema de progressão. Durante a exploração dos níveis, os jogadores encontram células inimigas que podem ser coletadas e usadas para desbloquear novas armas, habilidades e melhorias permanentes para o personagem. Essa progressão persiste mesmo após a morte do personagem, permitindo que os jogadores se fortaleçam gradualmente em cada nova tentativa.
16. Slay The Spire (Console e PC)
Você pode até não se impressionar com Slay the Spire a primeira vista, mas bastam alguns minutos de jogatina para se ver viciado no jogo. Trata-se de um jogo de batalha por turnos com mecânicas de cardgame e um toque de roguelike. Você escolhe um personagem e traça caminhos com diferentes confrontos e diversas possibilidades de aprimorar seu deck de cartas.
Muitos desafios estão disponíveis para quem planeja fechar o verdadeiro final do jogo, contando até mesmo com um alto fator replay para quem deseja desbloquear todos os cards possíveis no jogo.
17. Hellblade: Senua's Sacrifice (Console e PC)
Até hoje Hellblade: Senua's Sacrifice impressiona ao balancear uma narrativa intrigante, puzzles satisfatórios e um combate tão satisfatório quanto os de Dark Souls. O jogo ganhou destaque ao trazer um belíssimo trabalho de expressões faciais em sua protagonistas, com poucos precedentes nesta indústria.
A poucos meses do lançamento de sua sequência, esta pode ser uma das suas últimas oportunidades para curtir o primeiro jogo na biblioteca do Xbox Game Pass, aproveite!
18. Dead by Daylight (Console e PC)
Dead by Daylight é um daqueles jogos assimétricos onde mais de um jogador compete contra um, neste caso o vilão. Trata-se de um thriller onde quatro jogadores devem escapar de um maníaco sedento por sangue – mas não qualquer maníaco. No jogo é possível escolher entre diversos assassinos icônicos na indústria, incluindo Nemesis de Resident Evil, Pyramid Head de Silent Hill e também terríveis figuras da cultura pop como Pinhead, Michael Myers e Freddy Krueger.
19. Assassin's Creed Odyssey (Console e PC)
Dando continuidade a grande mudança de gênero da saga Assassin's Creed, Odyssey leva os fãs para a Grécia Antiga no controle de um(a) espartano(a) em meio a eventos épicos que vão guiar o destino da humanidade. Além disso, Odyssey ainda traz uma narrativa nos dias atuais e segue Layla Hassan, introduzida em Assassin's Creed Origins.
20. Death's Door (Console e PC)
O selo de qualidade da Devolver Digital é insuperável no quesito de trazer jogos inovadores, e isso continua notório com Death's Door. A jogabilidade de Death's Door exige bastante habilidade em seus combates e também na exploração. Os jogadores atravessam diferentes ambientes, desde florestas sombrias até cidades abandonadas, enfrentando inimigos variados e resolvendo quebra-cabeças para progredir na história. Toda a trajetória é acompanhada de um visual único e uma atmosfera encantadora.
21. Mass Effect 3 (Console e PC)
RPGs medievais que me perdoeem, mas nada supera um bem elaborado RPG espacial. A franquia Mass Effect oferece uma das melhores narrativas futurísticas e dá a cada jogador a tarefa de moldar seu destino. No terceiro jogo da franquia, agora disponível no Xbox Game Pass, temos mecânicas mais responsivas de combates, IA de NPCs aperfeiçoadas, multiplayer cooperativo pela primeira vez na série e um sistema de habilidades aprimorado.
22. Ghostwire: Tokyo (Console e PC)
Ghostwire: Tokyo é um jogo de personalidade única que coloca jogadores de frente com ameaças do folclore e dos contos populares japoneses. Os jogadores assumem o papel de um personagem com habilidades especiais, que precisa investigar os eventos sobrenaturais que assolam a cidade de Tóquio. O jogo apresenta uma atmosfera de suspense e horror, com elementos sobrenaturais e uma narrativa intrigante. O jogo acabou aparecendo de surpresa no catálogo do Xbox Game Pass e é uma alternativa bem interessante para quem busca um jogo com premissas inovadoras.
23. Amnesia: The Bunker (Console e PC)
Amnesia: The Bunker é um jogo de terror em primeira pessoa ambientado em um bunker desolado da Primeira Guerra Mundial. No meio do conflito, você se vê perdido no escuro e acaba tendo que lutar contra a sua própria sanidade para sobreviver.
24. Hi-Fi Rush
Você provavelmente já leu uma de nossas recomendações sobre Hi-Fi Rush aqui, e certamente não será a última. Trata-se de um dos jogos que mais surpreendeu em seu ano de lançamento, principalmente por contar com uma campanha bem divertida envolvendo ritmos musicais e animações espetaculares.
O jogo entra fácil na lista de melhores jogos de Xbox Game Pass, valendo salientar que ele não exatamente é o melhor jogo para se jogar via Xcloud: isto porque suas mecânicas exigem um timing que pode ser difícil de alcançar se você não tiver uma boa conexão com a internet. Portanto, sugerimos instalar em seu console ou PC antes de jogar.
25. Lies of P
Quando pensamos em jogos no sub-gênero soulslike que não sejam da From Software, poucos jogos se destacam. Um deles é Lies of P. O jogo consegue fluir muito bem pelas mecânicas pavimentadas no gênero, e vai se desvencilhando das comparações com Bloodborne ao apresentar estéticas, design e narrativas únicas, com personagens bem interessantes e um desfecho impactante.
O jogo pode não ser exatamente amistoso com jogadores inexperientes no gênero, mas certamente é uma experiência notável para quem ousar se aventurar pelas terras sombrias da cidade de Kratt. Para facilitar sua experiência, consulte nosso artigo com a sugestão da melhor arma para utilizar no começo do jogo.
Caso ainda não seja um assinante do Xbox Game Pass, confira valores e termos de assinatura no site oficial da Microsoft aqui.