Na última quarta-feira (03), a Mojang revelou que Minecraft deixará de ter suporte ao Windows 32 bits daqui a pouco tempo. Ou seja: se você usa um PC com o Windows 10 ou inferior, vale a pena conferir se uma atualização será necessária para continuar aproveitando o jogo.
O anúncio oficial veio no Minecraft Snapshot 24W14A, o mais recente patch notes da versão Java do game, disponibilizado em seu site oficial. Além de listar a nova versão do Data Pack (atualizado para o 38) e a exigência do Java 21, a publicação confirma que o jogo rodará a penas em sistemas operacionais de 64 bit.
Isso acente um alerta para os jogadores, visto que o snapshot é uma prévia daquilo que está a caminho do Minecraft futuramente. Até podem haver mudanças em relação ao que está neste patch notes e a versão final que ficar disponível para os jogadores, mas uma mudança brusca como esta é bem improvável de ser alterada.
Caso a alteração se confirme, o fim do suporte aos sistemas operacionais de 32 bits passará a valer na atualização 1.21. E vale pontuar que a mudança não afetará apenas usuários de Windows: usuários do macOS Mojave também podem perder o acesso ao Minecraft.
Minecraft está seguindo uma tendência de mercado
A decisão da Mojang segue o mercado, visto que os 32 bits tem sido abandonados de uns anos para cá. O grande exemplo disso é o Windows 11, que funciona em 64 bits em todas as suas versões.
Leia também:
- Ex-funcionário da Rockstar revela mistério de GTA San Andreas
- Dave the Diver chegará na PlayStation Plus no Dia 1
- Xbox Game Pass: Confira os jogos de Abril (2024)
Tendo como suas versões principais os lançamentos no PC (Windows, mac OS e Linux), Minecraft também está disponível para inúmeras plataformas e consoles.