A franquia Mortal Kombat é conhecida por ter os jogos de luta mais violentos do mercado, com muito sangue e brutalidades disponíveis para os jogadores. Mas além disso, a série também é marcada pela longa lista de personagens introduzidos em seus 30 anos de história.
Dentre um plantel vasto, é comum que certos personagens acabem ficando do lado de fora da franquia por alguns jogos, como é o caso do ninja Smoke e Shujinko, protagonista de Mortal Kombat: Decepticon. Porém, Mortal Kombat é uma série que costuma trazer alguns personagens secundários ou que são puramente citados em jogos menos conhecidos.
Este é o caso de Tremor, um lutador que foi introduzido em Special Forces. Apesar de ser relativamente bem aceito no game lançado em 2000, onde Jax é o protagonista, o personagem ficou esquecido nos títulos seguintes.
Até mesmo em Mortal Kombat: Armageddon, que é o jogo da série que teve a premissa de trazer todos os lutadores da franquia para um enfrentamento final.
A próxima grande aparição de Tremor, sendo esta a que o tornou conhecido pelos fãs menos dedicados para a franquia, foi acontecer apenas em Mortal Kombat X, lançado em 2015 para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Apesar disso, o lutador já tinha retornado à série em seu título anterior: Mortal Kombat 9, o jogo que fez um reboot na linha do tempo da franquia.
Aos que conhecem MK9, sabem que Tremor não fazia parte da lista de personagens jogáveis no game, mas o que muitos não sabem é que o lutador estava presente na versão do jogo disponível para PlayStation Vita, o console portátil da Sony.
Dentro do Modo de Desafios de Mortal Kombat 9, existe uma Torre com objetivos específicos e, em sua escalada, os jogadores podem se deparar com Tremor com a alcunha de o “Guerreiro Esquecido” na versão de PS Vita. Ou seja: o lutador fez um retorno singelo à franquia, quatro anos antes de ganhar uma nova versão no décimo jogo da série.
Infelizmente, Tremor não retornou como um personagem jogável de Mortal Kombat 11, mas segue sendo um dos lutadores com uma vasta história na franquia. A presença do personagem em MK X foi vista com bons olhos pela comunidade de jogos de luta e os fãs aficionados por competições.
O PlayStation Vita foi lançado oficialmente em 2011 como um sucessor do PlayStation Portable (PSP) e uma investida da Sony no mercado de consoles portáteis. A ideia parecia uma revolução para os portáteis, mas acabou sendo considerado um fracasso e foi descontinuado oficialmente em 2019, após vender mais de 16 milhões de unidades.
Apesar de ser um “fracasso”, o portátil recebeu alguns grandes títulos de franquias da Sony, como Uncharted, e é o último console a receber um jogo da série Silent Hill. Até então, Silent Hill: Book of Memories foi o último título da franquia, sendo lançado como um exclusivo de PS Vita.
A franquia Mortal Kombat completou 30 anos no último mês de agosto, três décadas do primeiro lançamento da série nos arcades. O jogo mais recente da franquia é Mortal Kombat 11, lançado no dia 23 de abril de 2019 para as plataformas Nintendo Switch, PC (Microsoft Windows), PlayStation 4 e Xbox One.
MK 11 também está disponível para consoles da nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. O jogo estreou com 25 personagens jogáveis disponíveis e recebeu mais 12 lutadores nas DLCs (sendo elas a expansão Aftermath, o Kombat Pack 1 e o Kombat Pack 2).
Atualmente, a NetherRealm Studios está trabalhando em um novo jogo da franquia, mas o criador Ed Boon já confirmou que os fãs vão ter que esperar para receber novidades sobre o próximo game.
30 Years of Kombat, Fatalities, Friendships, and Victories! Join us as we celebrate the legacy of #MortalKombat! pic.twitter.com/rssenLKMbL
— Mortal Kombat 1 (@MortalKombat) October 7, 2022