Nintendo Switch: os próximos jogos promissores de 2023

Nintendo Switch: os próximos jogos promissores de 2023

Entre os consoles das últimas gerações e principais dispositivos do mundo dos games, está o Nintendo Switch. O portátil, lançado pela Nintendo em 2017, se tornou um dos produtos mais famosos e cobiçados do mercado e ainda tem muitas vendas até os dias de hoje, 6 anos após chegar ao mercado. Em maio desse ano, 2023, a empresa divulgou a informação de que vendeu mais de 125 milhões de dólares desde que colocou seu produto a disposição, além de mais de 40 milhões de jogos vendidos ao longo dos anos. Com tanto sucesso, é inevitável que a gigante dos video games não continuasse lançando novos títulos exclusivos. Ainda que já estejamos no meio do ano, ainda faltam grandes nomes para chegarem ao Nintendo Switch, e para aqueles que jogam no aparelho, separamos alguns dos principais lançamentos do futuro.

 

Confira 5 jogos que você vai querer jogar no Nintendo Switch:

 

Detetive Pikachu Returns

Detetive Pikachu foi um grande sucesso lançado em 2016 para Nintendo 3DS, o console portátil da empresa anterior ao Nintendo Switch. O game é um spin-off da franquia Pokémon que, como o próprio nome diz, coloca o Pikachu, um dos principais personagens da série, no papel de Detetive. Ainda assim, o pequeno animal amarelo não é o único protagonista da história, já que o jogador controla  Tim Goodman, que trabalha junto com o pokémon. A jogabilidade do jogo é relativamente simples, com o personagem principal precisando investigar vários casos junto ao Detetive e, para isso, coletar evidências ao longo das cenas. A fama do projeto foi tanta, que ele ganhou um filme live action em 2019  de mesmo nome, protagonizado por Ryan Reynolds e Justice Smith. O longa terminou com uma nota média de 68% no Rotten Tomatoes.

Com tanto sucesso após seu lançamento, era inevitável que a Nintendo não considerasse uma sequência ou pelo menos um projeto similar ao lançado em 2016. Desta forma, a empresa anunciou a chegada de Detetive Pikachu Returns (ou “O Retorno do Detetive Pikachu, em português) para o Nintendo Switch. Ao que tudo indica, as mecânicas não devem ser tão diferentes das utilizadas no primeiro game, porém com a tencologia atualizada para os dias atuais, além de novos casos ainda mais crativos para o jogadores resolver na pele do protagonista e do Pikachu, entrevistando outro pokémons e NPCs. O jogo já tem data de estreia e irá chegar ao mercado no dia 6 de outubro. Vale ressaltar que já é possível realizar a pré-venda do produto, que atualmente está custando R$ 249,00 na loja oficial da marca.

 

Super Mario Bros. Wonder 

Nintendo Switch Super Mario Bros. Wonder

E quando se fala na Nintendo, é quase impossível não acabar lembrando do Mario. O personagem tem feito muito sucesso recentemente, principalmente pelo filme animado lançado alguns meses atrás, que apesar de não ter agradado tanto a crítica, deixou boa parte dos fãs do encanador italiano satisfeitos. De volta ao mundo dos games, ele marca presença em um lançamento que traz seu conceito de volta as originas no Nintendo Switch. Super Mario Bros. Wonder é o primeiro título side-scroller do herói desde New Super Mario Bros. U, lançado em 2012. Um jogo side-scroller, também conhecido como de “rolagem lateral”, é aquele em que o player vê o protagonista e todo o mundo em que ele está inserido lateralmente e, a medida que o personagem principal anda para direita ou para esquerda, a tela se movimenta junto.

O jogo não foi anunciado a tanto tempo atrás, tendo sua confirmação no Nintendo Direct de junho de 2023. Super Mario Bros. Wonder não é tão inovador quanto outros games da franquia, mas ainda assim, é um prato cheio para os fãs de longa data ou para aqueles que entraram no hype do personagem após o filme que chegou as telonas esse ano. No título, o jogador irá se aventurar pelo Reino das Flores, em que irá enfrentar inimigos novos e já conhecidos. Um dos grandes destaques do projeto é que será possível jogar com os amigos, já que há suporte para até 4 jogadores ao mesmo tempo. Além disso, algumas outras novidades foram adicionadas, como uma fruta que irá transformar o Mario em um elefante. Super Mario Bros. Wonder será lançado para Nintendo Switch em 20 de outubro de 2023.

 

Super Mario RPG 

Nintendo Switch Super Mario RPG

O Mario não irá passar apenas uma vez no Nintendo Switch até o fim do ano, mas duas. O outro título do personagem lançado em 2023 não é original, mas um remake de um título da década de 90. Como o próprio nome insinua, a proposta do jogo é colocar o mascote da Nintendo em um cenário de RPG, junto da maioria dos outros nomes famosos envolvendo a franquia, como a princesa Peach e o vilão Bowser. Com uma história separada da cronologia principal da série, Mario e Bowser precisam unir forças para derrotar um inimigo maior, que ameaça a existência de ambos e até de sua realidade como um todo. Os grandes antagonistas da história são a Smithy Gang, um grupo liderado pelo robô Smithy, que veio de outra dimensão para dominar o mundo e precisa ser impedido o mais rápido possível

O anúncio do remake para Nintendo Switch veio em junho de 2023, no mesmo evento Nintendo Direct em que Super Mario Bros. Wonder foi oficializado. O foco do projeto, como era de se esperar, é adaptar o clássico para a tecnologia da nova geração, desde os gráficos até suas mecânicas. Ainda assim, muitos elementos do jogo original serão mantidos, como o posicionamento de camrea em relação aos personagens, além dos combates em turnos, uma característica muito presente nos jogos de RPG. Ao que tudo indica, o remake irá agradar tanto os fãs antigos, honrando a posição do game entre os melhores do Mario, além de conquistar novos jogadores que não o conheciam e se interessam por esse estilo. O projeto chegará ao mercado em 17 de novembro de 2023.

 

Metroid Prime 4 

Por último entre os lançamentos exclusivos do Nintendo Switch, mas com certeza não menos importante, está Metroid Prime 4. O jogo ocupa uma posição um pouco mais distante na lista porque, diferente dos projetos até então, ele ainda não tem uma data de lançamento e dificilmente será disponibilizado para o público ainda em 2023, ainda que a esperança seja a última que morre. O game faz parte de uma das franquias mais conhecidas e aclamadas do mundo dos jogos, mas tem muito mistério envolvido em sua produção, principalmente por conta do tempo de espera que a maior parte dos fãs estão tendo desde o anúncio oficial, feito em 2017, mesmo ano que o Nintendo Switch chegou ao mercado. Após a confirmação do desenvolvimento do projeto, pouco se falou sobre ele até então.

Como era de se esperar, muitos dos jogadores que gostariam de conferir a nova aventura de Samus Aran, protagonista da saga Metroid, começaram a criar suas próprias teorias sobre o que estava acontecendo nos bastidores, com muitos deles se perguntando se o game teria sido cancelado nesse espaço de tempo. Outros rumores apontaram que a desenvolvedora da série teria mudado, com o projeto sendo passado para Bandai Namco e, posteriormente, para Retro Studio. Para felicidade dos mais pessimistas, que acharam que toda ideia havia sido descartada, o jogo começou a receber novidades e, ao que tudo indica, sua chegada como exclusivo do Nitnendo Switch está mais próxima do que nunca. Recentemente, uma página com o nome do jogo foi criado, o que indica que novidades, inclusive a data de lançamento, virão muito em breve.

 

Sea of Stars 

Sea of Stars

Outro título para ficar de olho no Nintendo Switch que muitos jogadores devem se interessar é Sea of Stards. O game é um projeto original, mas com uma ideia muito criativa por trás. O jogo foi anunciado em março de 2020 e tem uma história interessante por trás de seu desenvolvimento. O projeto começou com uma campanha do kickstarter, um site que permite que os usuários exponham suas ideias e outras pessoas que se interessarem pelo que foi apresentado doem dinheiro até que a meta financeira seja alcançada e o desenvolvimento possa sair do papel e virar uma realidade. Após o sucesso da campanha realizada através do site, a ideia começou a ir para frente e será lançada não apenas pelo Nintendo Switch, mas também para outros consoles como PlayStation 5 e Xbox Series X e S.

Um dos elementos que mais chamou atenção em Sea of Stars é sua semelhança com grandes jogos clássicos da década de 90. Uma das maiores inspirações do título é o conhecido “Chrono Trigger”, um dos clássicos mais elogiados de todos os tempos e que conta com alguns nomes compartilhados em ambas as produções. O game tem um sistema de RPG, que deve ser seu principal foco, mas também irá incluir puzzles durante a jogatina e combate de turnos, que apesar de não agradar todos da comunidade gamer, ainda é muito comum em projetos parecidos. A história não é tão complexa, acompanhando as aventuras de Valerie e Zale, que juntos utilizam seus poderes do sol e da lua para lutar contra um alquimista que será o principal antagonista da aventura. O lançamento de Sea of Stars acontece dia 29 de agosto.