O evento principal do IEM Katowice 2023, não havia começado e o Brasil já finalizou sua campanha no torneio. Sendo assim, esta será a primeira vez que o Brasil não terá uma equipe ou um jogador disputando a fase de grupos. Pois, a FURIA, MIBR e paiN foram eliminadas da competição ainda na primeira fase.
A FURIA e paiN foram eliminadas do IEM Katowice após derrotas para equipes consideradas mais “fracas”. Ambas as equipes brasileiras foram eliminadas pela IHC. Já o MIBR foi derrotado pela Fnatic.
paiN
A primeira equipe brasileira a ser eliminada, de forma precoce, do IEM Katowice, foi a paiN. O quinteto brasileiro estreou na competição, com derrota por 16 x 7, na Vertigo, contra a ENCE. Com o revés, o time teve que enfrentar a IHC. Na partida decisiva, a equipe da Mongólia surpreendeu e venceu o time brazuca por dois a zero, na Inferno (16 x 12) e na Nuke (16 x 11). Com isso, a equipe não venceu nenhum mapa.
MIBR
O MIBR estreou no IEM Katowice contra a Ninjas in Pyjamas e perdeu por 16 x 13, na Nuke. Na chave inferior, o time brasileiro superou a Grayhound por dois a um. No confronto decisivo, perdeu para a Fnatic por 2 x 0, na Vertigo (16 x 11) e na Overpass (16 x 9), dando adeus ao IEM Katowice.
FURIA
A FURIA chegou ao IEM Katowice após uma excelente campanha no IEM Rio Major 2022. O time de “KSCERATO” e seus companheiros começaram bem a competição após uma vitória diante da Permitta, na Mirage, por 16 x 4. Já contra a BIG, o time brasileiro saiu na frente e chegou a ficar a um mapa da classificação para a fase de grupos, porém sofreu a virada e caiu para a chave inferior.
Na chave inferior, os panteras eram favoritos contra a IHC mas acabaram perdendo por dois a um (14 x 16, na Nuke, 19 x 16 na Mirage e 10 a=x 16 na Anubis) dando adeus ao IEM Katowice.
Sem a presença de nenhuma equipe brasileira, o IEM Katowice 2023 acontece entre os dias 4 e 12 de fevereiro, na Polônia. São 16 equipes (BIG, OG, Ninja in Pyjamas, Cloud9, fnatic, Complexity e Team Spirit se juntam a MOUZ, Team Vitality, Heroic, Outsiders, G2, FaZe, Natus Vincere e Liquid, que entraram direto na fase de grupos) disputando uma fatia da premiação total de US$ 1 milhão. O campeão também garante uma vaga no IEM Cologne 2023.
Foto Destaque: Divulgação