O que é MMORPG?
MMORPG, que significa “massively multiplayer online role-playing game” (traduzindo: jogo de representação de papéis online, multijogador em massa), é um dos gêneros mais populares e lucrativos da indústria dos games. Nele, os jogadores assumem um papel de um personagem em mundo virtual e controlam suas ações, como em um RPG comum. A diferença entre os RPGs offline e os MMOs é que, no segundo, há um número maior de jogadores envolvidos simultaneamente (muitas vezes, milhares).
Com as missões e conquistas do jogo, o personagem vai obtendo experiência e garantindo novas habilidades e poderes, podendo alcançar níveis maiores e chegar a desafios mais difíceis.
Bom, agora que você já sabe o que é MMORPG, vem comigo conferir um pouco mais da história desse gêneros.
Os primeiros MMORPG
Conhecidos como (MUD), os primeiros jogos de RPG online para PC surgiram nos anos 1970 e eram em formato de texto, baseados no RPG de mesa. Alguns, no entanto, tinha um interface gráfica, mas ela era muito rudimentar ainda. Além disso, a plataforma não suportava milhares de jogadores online ao mesmo tempo.
Neverwinter Nights
Criado pela empresa de internet AOL e pela desenvolvedora Stormfront Studios, Neverwinter Nights, de 1991, é considerado por muitos, como o primeiro MMORPG. Em 2D, o gameplay do jogo era por turnos e os servidores tinham capacidade para apenas 500 jogadores online. Quando passava disso, eram geradas filas de espera.
Mesmo sendo gráfico, o game tinha bastante coisa escrita e era praticamente uma história com imagens.
Neverwinter Nights foi um sucesso e chegou a ter mais de 115 mil registros nos servidores da AOL. Entretanto, ele não é considerado por todos um MMORPG, apenas um RPG online com gráficos da história.
Meridian 59, o primeiro MMORPG em 3D
Em 1995, chegou ao mercado o primeiro MMORPG em 3D para o PC. Intitulado como Meridian 59, o jogo deu início a tudo que conhecemos hoje no gênero. Entretanto, o game não foi muito popular na época e acabou caindo no esquecimento.
Primeira vez que o termo MMORPG foi usado
O termo MMORPG ainda não existia. Foi usado pela primeira vez em 1997 por Richard Garriott, o criador de Ultima Online, game que, juntamente com Tibia, foi um grande sucesso. Ambos os jogos eram em 2D, mas tinham belos gráficos para a época.
É certo dizer que Ultima Online e Tibia ajudaram bastante a popularizar o gênero MMORPG, principalmente porque eram bem acessíveis aos jogadores por cobrarem apenas 10 dólares mensais de assinatura. É que os outros games da época cobravam por hora de jogo, o que os tornava limitas a gamers com uma condição financeira melhor.
Ascenção da Coreia do Sul no mercado
Na mesma época, na Coreia do Sul, a Nexon lançou The Kingdom of the Winds, criado por Jake Song, um dos primeiros MMORPGS da era moderna. O jogo teve bastante popularidade, superando a marca de 1 milhão de assinantes. No ano seguinte, Jake Song lançou, pela NCsoft, o jogo Lineage, que se tornou ainda mais popular. Dessa forma, graças a empresas como Nexon e NCsoft, a Coreia do Sul se firmou no mercado internacional e se tornou um dos maiores produtores e exportadores de jogos MMORPGs.
Uma lista com 28 MMRPGs que você pode jogar agora!
Lost Ark
Diablo Immortal
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
The Elder Scrolls Online
New World
World of Warcraft
Guild Wars 2
Albion Online
Runescape/Old School Runescape
Neverwinter
Black Desert Online
Start Wars: The Old Republic
The Lord of the Rings Online
Phantasy Star Online 2
Bless Unleashed
WAKFU
ARK: Survival Evolved
Tree of Savior
EVE Online
Trove
Rift
Blade & Soul
Aion: The Tower of Eternity
Digimon Masters Online
Wartune Reborn
Aura Kingdom
Adventure Quest 3D
DC Universe Online