Death Stranding foi um dos jogos mais esperados de todos os tempos desde que foi anunciado na E3 de 2016. Os motivos que fizeram o game ser tão aguardado são vários, desde os nomes por trás da sua criação até os trailers misteriosos que não revelavam muito sobre a história do projeto. Entre as principais razões que atraíram os olhares para o jogo, está o nome do seu diretor, Hideo Kojima, uma grande figura do mercado, responsável por outras franquia de sucesso, como Metal Gear Solid, além de ser uma das personalidades mais carismáticas da cena gamer. O título também contou com a participação de grandes atores que iriam interpretar os personagens, entre eles, o astro de The Walking Dead, Norman Reedus. Outros conhecidos, como Mads Mikkelsen e Léa Seydoux também fizeram suas participações na narrativa.
Após 3 anos desde seu anúncio oficial, Death Stranding finalmente ficou disponível para o público. A crítica especializada, no geral, gostou do game, que conquistou uma média de 82 no Metacritic. Já a reação do público não foi tão unânime, com muitos jogadores gostando do novo projeto de Kojima e elevando-o ao patamar de clássico instantâneo, enquanto outros gamers não gostaram tanto do que foi apresentado, até mesmo chamando o jogo de “Simulador de Caminhada“, por conta das mecâncias apresentadas e por sua narrativa lenta, que pode demorar para engatar. Ainda assim, algumas opiniões negativas não foram suficiente para atrapalhar o sucesso de Death Stranding, que até o fim de 2022, já contava com mais de 10 milhões de jogadores, além de ter ganho um corte do diretor.
Com o sucesso do primeiro jogo, uma continuação era esperada por muitos daqueles que gostaram do título e gostariam de ver o mundo criado por Hideo Kojima ainda mais explorado, e assim aconteceu. Em maio de 2022, Norman Reedus, o astro que protagonizou a primeira aventura, deu uma entrevista para o site internacional Leo Edit, em que foi questionado se estaria trabalhando em uma nova produção da Kojima Productions. Ao responder a pergunta, ele acabou revelando que Death Stranding 2 estava em produção, dizendo que já estava trabalhando na sequência. A revelação não foi uma novidade, e nem o primeiro spoiler do ator sobre os bastidores do jogo, já que em 2021 ele já havia afirmado que estava em negociações para participar de uma sequência.
Com tantos indícios de uma continuação chegando, era questão de tempo até que os desenvolvedores confirmassem oficialmente que Death Stranding 2 chegaria em breve para o mercado, e assim aconteceu poucos meses após a entrevista de Reedus. No The Game Awards 2022, que aconteceu em dezembro e elege os melhores jogos do ano, a Kojima Productions apareceu no palco da premiação para confirmar que a sequência já estava sendo desenvolvida e deveria chegar em breve, mas ainda sem uma data oficial para o lançamento. A apresentação contou não apenas com o anúncio do que estava por vir, mas também um trailer que mostra o próprio protagonista e a personagem de Léa Seydoux. Posteriormente, Kojima também confirmou que o título era apenas provisório, podendo ser alterado com o tempo.
Mas afinal, o que esperar de Death Stranding 2?
Death Stranding 2 deve ser um título muito aguardado quando uma previsão para seu lançamento acontecer, afinal, os nomes por trás de sua produção continuam sendo de gigantes da indústria e, embora muitos jogadores não tenham se sentido tão imersos com a proposta do primeiro game, o lançamento original foi um sucesso entre boa parcela do público. Com um lançamento tão grande previsto para os próximos anos, algumas perguntas ficam no ar sobre quais os planos de Hideo Kojima sobre a sequência que está por vir e como o segundo título irá se diferenciar do primeiro. No próprio anúncio, durante o The Game Awards, o diretor soltou algumas pistas sobre a narrativa da continuação quando questionado sobre o impacto da pandemia de COVID-19, em que o autor respondeu “acabei por reescrever tudo do zero“.
Grandes atores de volta
O próprio trailer, embora seja cinematográfico e não revele quase nada da história ou de novas mecânicas de jogabilidade, é possível ter uma das confirmações mais importantes do jogo: a de que os principais personagens irão retornar. Embora isso já fosse praticamente confirmado pelo próprio Norman, nas entrevistas que geraram os rumores de uma continuação de Death Stranding, é interessante saber logo de cara que o ator está de volta para o papel, ainda como um dos destaques, além de Léa Seydoux também estar retornando. Além disso, o final do trailer também permite ver outros nomes que estarão presentes no game, como as estrelas de Hollywood Elle Fanning e Shioli Kutsuna, além de Troy Baker, um nome muito conhecido dos fãs de The Last of Us por interpretar Joel, fazendo a dublagem e captura de movimentos do personagem.
Hideo Kojima é conhecido por ser muito ativo em suas redes sociais, principalmente no Twitter, comentando sua opinião sobre filmes, séries e claro, falando sobre seus novos projetos. Em uma thread dando algumas atualizações sobre o desenvolvimento de Death Stranding 2, ele falou sobre a escolha dos novos atores que irão participar da continuação. Na postagem, o diretor japonês falou sobre ter escolhido “a dedo” os nomes do elenco, para que a produção fosse facilitada e suas decisões criativas fossem seguidas na produção do projeto, podendo “lutar” ao lado dos atores. Em grandes produções como essa, tanto no cinema, quanto no mundo dos games, é normal que haja um nome encarregado para escolher os astros que irão participar, mas no caso de Death Stranding, é o próprio Kojima.
Evoluções tecnológicas
Também no Twitter, em fevereiro, Hideo Kojima deu novas atualizações sobre Death Stranding 2. O diretor japonês é conhecido por explorar as novas tecnologias disponíveis em seus games, com a sequência de um dos seus projetos mais autorais não poderia ser diferente. Na rede social, ele comentou sobre como o novo projeto irá ter uma qualidade visual ainda melhor do que o primeiro título, que teve os gráficos como uma das principais qualidades. Durante a produção, Kojima convidou o diretor de iluminação Maymi Nishiyama para dar uma aula sobre o tema para outros membros da produção. As novas técnicas apresentadas, além de outras evoluções, devem gerar uma melhoria gráfica significante para as cenas do jogo, o que pode deixar a maior parte dos fãs ainda mais ansiosa sobre o que está por vir.
In order to make photorealistic CG more realistic, we invited Mr. Nishiyama, a lighting director to give a lecture and demonstration to KJP artist team. This experience will be reflected in the creation of future games. Please look forward to it. pic.twitter.com/eLfHorsfzE
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) February 1, 2023
Quando Death Strading 2 será lançado?
Embora, como mencionado, a confirmação da produção de Death Stranding 2 durante o The Game Awards não tenha dado uma data para estreia do jogo, não faltaram especulações sobre a chegada do projeto as prateleiras físicas e para as lojas online. No Twitter, Hideo Kojima comentou sobre como o seu novo projeto deveria demorar para ser concluído, dando a entender que poderiam demorar alguns anos para que o público tenha acesso a Death Stranding 2. No entanto, uma informação indicando a possível data de lançamento do jogo pode ter vazado antes da hora. O artista de personagens 2D Frank Aliberti trabalhou em Death Stranding 2 e, em sua página no ArtStation, ele mencionou não apenas que esteve presente na produção do título, mas colocou seu lançamento em 2024, indicando um ano previsto.