19Montar um PC gamer pode ser uma experiência divertida para aqueles que gostam de tecnologia, embora não seja das mais baratas quando se olha para o lado financeiro. Um dos componentes mais falados quando se monta um PC, principalmente entre a comunidade gamer, é a placa de vídeo, muitas vezes acompanhada de alguns termos técnicos que podem ser desconhecidos para boa parte da população. Para não gastar dinheiro, é preciso saber escolher bem qual opção será comprada para cada parte do computador, e para isso, é preciso saber quais são as características e funções de cada uma dessas peças. Pensanod em facilitar a vida daqueles que estão buscando por essa peça e querem saber quais são suas funções e como tomar boas decisões na hora da compra, separamos as principais informações sobre as placas de vídeo.
Afinal de contas, o que faz uma Placa de Vídeo?
Antes de começar a decidir qual a melhor placa de vídeo para se comprar e adicionar ao seu computador para melhorar seu desempenho, é importante entender qual a função desse componente para o funcionamento da máquina. A placa de vídeo é a peça responsável por gerar as imagens que aparecem na tela do aparelho. Desta forma, tudo que o usuário vê em seu dispositivo acaba tendo a participação da placa de vídeo no processo, seja na hora de rodar um game ou qualquer outra atividade, como visualizar um site, um documento ou outro aplicativo. É muito comum que esse componente também seja chamado de Unidade de Processamento Gráfico, sendo abreviado para a sigla GPU, do inglês, graphics processing unit.
Vale ressaltar que, embora muitas vezes lembrada na hora que pensam em jogos, ter uma boa placa de vídeo também é necessário para aqueles que utilizam o PC para outras funções, como minerar criptomoedas, portanto, portanto, é necessário prestar atenção na diferença de cada uma das GPUs disponíveis no mercado e suas características próprias. Um dos elementos mais importantes para ser lembrado quando se fala nesse componente é que existem algumas variações no modo em que ele está inserido no computador que, embora possam parecer pequenas, fazem muita diferença na hora de mexer no PC e rodar os games preferidos. As duas variações que uma placa de vídeo pode apresentar é ela ser integrada ou dedicada.
Placa de Vídeo Integrada
Também chamada de onboard, a placa de vídeo integrada é, como o próprio nome insinua, integrada a uma outra parte do computador. Dependendo do caso, ela pode estar junta do processador ou da própria placa mãe do PC, portanto, quando o usuário adquiri uma dessas, ela normalmente é comprada junto dessas outras peças. Para seu funcionamento, o sistema operacional separa uma parte da memória RAM para ser utilizada como memória de vídeo e realizar o processamento gráfico do aparelho. Como esse tipo de placa de vídeo funciona praticamente de forma misturada a outros elementos, ela não é considerada a melhor opção para comunidade gamer, com os melhores PCs que buscam ter bons desempenhos para rodar jogos não tenod esse tipo de GPU.
Placa de Vídeo Dedicada
Enquanto a placa de vídeo integrada funciona de forma conjunta a outros componentes do PC, a placa de vídeo dedicada funciona de forma totalmente separada. Essas GPUs normalmente tem tamanho maior, justamente por serem mais potentes e precisarem ser encaixadas no computador posteriormente, além de esquentarem muito durante seu funcionamento, o que faz com que sejam necessárias mais ventoinhas de ar para o bom funcionamento. Como tem um potencial maior, uma placa de vídeo dedicada é a mais indicada para aqueles que buscam utilizar o com aparelho não apenas para tarefas básicas do dia a dia, mas também para rodar jogos com gráficos mais realistas, renderizar gráficos com mais facilidade e até mesmo minerar criptomoedas ou fazer trabalhos utilizam inteligência artificial.
Saiba se seu PC suporta a placa de vídeo desejada
Um fator que muitos gamers podem não estar atentos na hora de comprar uma placa de vídeo, é se seus aparelhos suportam a peça desejada. Sendo um dos componentes que mais gasta energia em um PC, é necessário verificar as informações técnicas do produto, até mesmo para saber se existe espaço disponível suficiente no gabinete para incluí-lo, já que muitas vezes as GPUs podem ter tamanho grande, principalmente se forem dedicadas. Já quanto ao consumo de energia em si, a medida normalmente é feita pelo métrica do TDP. Alguns modelos de computadores podem não aguentar o padrão de consumo da placa de vídeo, fazendo com que o usuário tenha que trocar de opção ou, caso queira muito o modelo escolhido e avalie ele como o necessário, troque a fonte de energia da máquina.
Ainda nesse tópico, é interessante fazer uma avaliação de como a placa de vídeo será utilizada, afinal de contas, nem todos os jogadores precisam da melhor opção do mercado. Dependendo dos jogos que o usuário irá rodar, alguns dispositivos podem trabalhar sem muita dificuldade com peças um pouco menos potentes, só necessitando de uma peça de primeira linha na hora de jogar grandes títulos. Verificar a quantidade de games que são jogados e sua frequência, além dos requisitos mínimos desses projetos pode ser um bom parâmetro para avaliar qual placa de vídeo é mais necessária na hora de montar um PC gamer. Desta forma, após descobrir quais são suas principais necessidades, é possível analisar a capacidade gráfica de cada GPU e saber se ela se encaixa com o que é preciso para o aparelho.
As principais marcas de placa de vídeo
Muitos jogadores que estão começando a montar seu PC gamer, mas já pesquisaram um pouco sobre o que precisam e como é o mercado atualmente, devem ter reparado que algumas marcas já são consolidadas e conhecidas por aqueles mais experientes. No caso das placas de vídeo, as empresas mais conhecidas por fornecerem esses aparelhos são a Nvidia e a AMD. Ambas as marcas não vendem apenas GPUs, porém se consolidaram no cenário dos video games por serem as principais fornecedoras dessas peças. As placas de vídeo fornecidas pelas empresas podem variar desde as de entrada, para os gamers que buscam peças mais baratas e acessíveis, mas que dêem conta de jogos mais leves, até aqueles de alto padrão, para rodar os principais lançamentos.