Lançado em 2017, o Xbox Game Pass, ao longo dos anos, se tornou um dos serviços mais conhecidos da comunidade gamer, justamente por sua qualidade e pela quantidade de benefícios que ele oferece aos seus assinantes. A assinatura veio quase como uma continuação do que já estava disponível através do Xbox Live Gold, o serviço que a Microsoft disponibiliza para os usuários que desejam apenas jogar online através dos consoles da marca. A grande diferença do Xbox Game Pass é sua lista de títulos disponíveis, fazendo com que o usuário se divirta não apenas jogando com os amigos, mas também tendo uma vasta lista de games para explorar, incluindo grandes lançamentos da indústria. Toda a ideia veio para competir com o PlayStation Network, da Sony, oferecendo mais recursos aos consumidores do que a empresa rival.
Após pagar o valor do Xbox Game Pass, o assinante terá acesso ao vasto catálogo de games disponíveis para jogar em seu console. A lista incluí diversos nomes conhecidos, desde lançamentos triplo A e alguns exclusivos não tão conhecidos do aparelho. Diante de tantas opções pode ser um pouco difícil escolher com o que o jogador irá se divertir e passar algumas horas jogando, porém, a reposta nem sempre precisa ser um produto conhecido com um grande estúdio por trás de seu desenvolvimento. O Xbox Game Pass oferece algumas oções de jogos independentes que podem ser uma excelente escolha para os usuários que buscam conhecer novos mundos e explorar as possibilidades que o serviço oferece. Para aqueles que buscam alguns nomes nesse estilo, separamos títulos indies disponíveis no serviço e merecem ser considerados.
Confira os 5 melhores jogos indies do Xbox Game Pass:
Hades
Inagurando a lista com um dos melhores títulos, mas também que o jogador terá que correr para poder conferir. Hades foi um dos jogos mais aclamados de 2018, principalmente por seu estilo de arte único e por ser um dos títulos mais divertidos do seu gênero. Desenvolvido pela Supergiant Games, o projeto segue o formato Roguelike, um sub-gênero do RPG em que a ação é definida de modo aleatório durante o percurso, com alguns boss fights específicos para serem derrotados até chegar no final e, principalmente, a morte não ser uma opção. Nesse tipo de game, o jogador volta desde o começo do mapa após morrer, gerando um desafio maior sem que a sensação de progresso seja perdida. O grande problema para aqueles interessados em Hades é que o título irá deixar o Xbox Game Pass dia 31 de Agosto de 2023.
A história do game tem uma forte inspiração na mitologia grega, como o próprio nome sugere. A narrativa acompanha o protagonista Zagreu, que é filho do deus Hades. Para zerar o game, é necessário atravessar o submundo, onde a maior parte da aventura se passa, para chegar até o Monte Olímpo onde o pai do personagem está localizado e será a grande batalha final. Ao longo da jornada, Zagreu será ajudado por outras divindades conhecidas, ganhando novas armas e habilidades para enfrentar os inimigos encontrados no percurso. O jogo se destacou e teve boas avaliações, principalmente da crítica especializada, ficando com uma nota média de 93 no Metacritic, além de ter ganho o premio de Melhor Jogo Independente no The Game Awards de 2020. Por isso, vale a pena correr para tentar jogar Hades através do Xbox Game Pass.
Overcooked! 2
Overcooked foi um sucesso quando lançado em 2016. O jogo indie desenvolvido pela Ghost Town Games e publicado pela Team17 cativou uma boa parte do público não apenas por sua ideia criativa, mas também pela diversão que ele oferecia para jogadores que queriam um bom passatempo, principalmente para jogar com vários amigos. Sendo o primeiro projeto da empresa que o criou, ele coloca os players na pele de alguns chefes de cozinha que, para salvar o mundo, precisam fazer pratos o mais rápido possível em um ambiente cheio de obstáculos, desde o próprio cenário, que pode atrapalhar na locomoção, o tempo para terminar as entregas e a própria receita, que pode não ser nada fácil, já que demanda atenção em diversos elementos. Infelizmente, a primeria edição do game não está no Xbox Game Pass, mas a segunda sim.
Tendo tido boas avaliações do público e da crítica, não demorou muito para que Overcooked ganhasse uma sequência. Em agosto de 2018, Overcooked! 2 chegou aos consoles e ao PC e também teve bons resultados. O jogo obteve uma nota média de 83 no Metacritic nas avaliações da crítica especializada, ainda maior do que o título original, ainda que a nota do público tenha sido ligeiramente menor. O projeto não é tão diferente do primeiro game, com os jogadores também fazendo o papel de chefes de cozinha que precisam salvar o mundo e tendo que passar por diversas fases criativas em que precisam passar pelos obstáculos e terminar as receitas exigidas a tempo. Também é possível jogar entre amigos, o que faz de Overcooked! 2 um dos melhores e mais divertidos jogos independentes disponíveis no Xbox Game Pass.
Death's Door
Lançado para os consoles da Microsoft e PC em 2021, Death's Door muito provavelmente vai chamar a atenção daqueles que buscam por jogos independentes com mecânicas interessantes e uma história inusitada no Xbox Game Pass. Para começo de conversa, o protagonista da história é um tanto quanto inusitado: um corvo. A aventura acompanha a história do pássaro, que transita entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos e é uma espécie de coletor da alma das pessoas que chegaram na hora de partir. Apesar de, a primeira vista, parecer ter uma história focada apenas no drama, Death's Door na realidade é um jogo de ação e aventura, oferecendo não apenas diversão para jogadores curiosos, mas também um bom nível de desafio, tendo inclusive uma boa quantidade de quebra-cabeças para serem resolvidos durante a jornada.
Com tantas qualidades, seria inevitável que Death's Door não concorresse a alguns prêmios, e assim aconteceu. O jogo desenvolvido pela Devolver Digital ficou entre os indicados para categoria de Melhor Jogo Independente no The Game Awards 2021. Ainda que a conquista não tenha vindo, é um grande feito para o projeto. Já quanto a opinião geral, o game teve boas avaliações, com uma nota média de 89 entre as opiniões da crítica especializada do Metacritic, além de 8.1 nas avaliações de usuário do site. A maior parte dos elogios são a jogabilidade que é fácil de ser compreendida, mas ao mesmo tempo oferece desafio e à direção de arte do título. Vale lembrar que Death's Door é uma continuação de Titan Souls, um jogo que, não está disponível para Xbox Game Pass, pois nem sequer foi lançado para os consoles da Microsoft.
Hollow Knight
Lançado em 2017, Hollow Knight foi um jogo que chamou a atenção de muitos jogadores não apenas por sua qualidade, mas por seu estilo único, que sem dúvidas pode atrair muitos assinantes do Xbox Game Pass que buscam por um projeto indie de qualidade e que renda muito tempo de diversão. O game é um metroidvania, um sub-gênero da ação e aventura que reúne elementos de jogabilidade e design das franquias Metroid e Castelvania, com cenário conectados e conhecidos pelo sidescrolling, isto é, com a tela andando para o lado conforme o personagem principal se movimenta. O título foi elogiado tanto pelos jornalistas especializados quanto pelo público em si, tendo conquista uma nota média de 89 entre as avaliações da crítica especializada no Metacritic e 8.8 na nota do público, além de ter sido um sucesso de vendas.
Na história, o jogador controla um cavaleiro, sem identidade revelada durante toda narrativa, que se aventura por uma cidade sofrendo de uma infecção misteriosa causada por um deus esquecido, e cabe ao protagonista resolver esse problema, enquanto enfrenta alguns inimigos perigosos, como insetos gigantes e muito mais. O sucesso do jogo foi tanto, que ele já tem uma continuação em desenvolvimento, podendo ser lançada em breve. O projeto desenvolvido pela Team Cherry merece ser conferido no Xbox Game Pass não apenas por aqueles que se interessam pelo gênero ou por jogos semelhantes, mas por quem busca uma diversão nova e por muito tempo. Vale ressaltar que o game tem um mapa gigante, além de ter uma longa duração, principalmente para os jogadores que desejam fazer 100% do conteúdo disponível.
Stardew Valley
Talvez o jogo mais conhecido da lista, Stardew Valley é um dos melhores títulos disponíveis para os assinantes do Xbox Game Pass. O título foi lançado em 2016 e não demorou para começar a fazer sucesso por seu estilo único e reconfortante de se jogar. Um dos grandes destaques do game é o fato dele ter sido desenvolvido por apenas uma pessoa, Eric Barone, também conhecido pelo pseudônimo de ConcernedApe. Mesmo não tendo uma grande equipe por trás de seu desenvolvimento, o projeto teve bons resultados não apenas com as vendas, tendo mais de 10 milhões de cópias desde que ficou disponível para o público, mas também nas avaliações daqueles que jogaram. No Metacritic, Stardew Valley conta com uma nota média de 87 entre as opiniões dos críticos especializados, além de uma 8.7 na opinião do público.
O projeto mistura os gêneros de RPG e simulação, não tendo exatamente um final, ainda que o jogador possa concluir todas as tarefas e atividades possíveis de serem realizadas. Na história, o jogador controla um personagem que pode ser personalizado no início da aventura e que herda uma fazenda em um local distante da zona urbana e que será ocupada pelo protagonista quando ele não aguentar mais a pressão da vida na cidade grande. Além de cuidar das plantações e dos animais que podem ser adquiridos ao longo da jornada, também é possível conhecer os moradores da Vila Pelicanos, onde a narrativa se passa, e até ter relações mais profundas com eles. Portanto, os assinantes do Xbox Game Pass que buscam um título agradável e bom para passar o tempo de forma relaxante, devem olhar para Stardew Valley como uma opção.