Os 64 Melhores Jogos do Nintendo 64

Os 64 Melhores Jogos do Nintendo 64

Um pequeno compilado com clássicos de um dos consoles mais amados pela comunidade

Lançado em 23 de Junho de 1996 (no Japão), o Nintendo 64 chegou com 3 missões ousadas e bastante complicadas: competir com o console de CDs PlayStation, da Sony; substituir e dar prosseguimento ao estrondoso sucesso do Super Nintendo; e trazer os jogos da Nintendo para a era dos gráficos 3D. Quando chegou às lojas do mundo todo, sem dúvidas ele causou bastante impacto nos jogadores da época (quem não conhece o meme do “NINTENDO SIXTY-FOUR!!!!”?). Mas, devido ao seu alto preço e com as limitações dos cartuchos em comparação aos CDs do console concorrente, infelizmente suas vendas caíram com o passar do tempo e ele acabou não obtendo todo o sucesso que a empresa esperava.

Apesar de tudo isso, sem dúvidas o console conquistou e conquista até hoje espaço no coração de milhões de fãs. Trazendo a opção de multiplayer com até 4 jogadores simultâneos e uma biblioteca curta, porém com vários jogos atemporais de altíssima qualidade, o Nintendo 64 é a pedida certa quando falamos de diversão com os amigos. São inúmeros jogos que foram muito bem recebidos pela crítica e pela comunidade, com alguns deles recebendo até algumas das maiores notas da história do Metacritic. Pensando nisso, eis uma lista com os 64 melhores jogos do Nintendo 64 (na minha humilde opinião). É sempre bom lembrar que os jogos não estão em ordem de melhor para pior, é apenas uma listagem de títulos que marcaram inúmeros jogadores e que são bons para você se divertir até hoje.

Os 64 Melhores Jogos do Nintendo 64
Foto de um Nintendo 64

1 – WWF War Zone

Nossa lista contendo os 64 melhores jogos de Nintendo 64 começa com um clássico jogo amado pelos fãs de luta livre, o WWF War Zone. Você pode jogar escolhendo lutadores clássicos dos anos 90, como Undertaker, Triple H e até mesmo o agora ator Dwayne “The Rock” Johnson. A jogabilidade pode ser até um pouco “travada” para alguns jogadores, principalmente pelo design “diferentão” do controle do Nintendo 64 e sua combinação de botões peculiar, mas garanto que os fãs do Wrestling vão se divertir jogando algumas várias horinhas com WWF War Zone.

2 – Rayman 2: The Great Escape

Rayman é um protagonista bastante conhecido de vários jogos do gênero Ação/Aventura em terceira pessoa, com uma franquia que engloba 25 títulos lançados até o momento. Aqui em Rayman 2: The Great Escape, você precisa derrotar uma gangue de Robôs-Piratas que destruíram mais de 100 planetas por toda a galáxia, e salvar todos os seres (ainda) vivos coletando os Lums: fragmentos do Núcleo Primordial dessa galáxia que foram espalhados pelo espaço. Roteiro superlegal, gráficos bonitos com aquele tom cartunesco marcante dessa franquia e uma boa jogabilidade são alguns elementos que vão prender você nesse jogo.

3 – A Bug's Life

Jogos com personagens da Disney costumam ser muito bem-feitos e muito divertidos desde sempre na história dos videogames. Não é diferente aqui no clássico A Bug's Life (Vida de Inseto, no Brasil). O jogo chegou em Janeiro de 1999 para o N64 e mostra as aventuras de Flik através da história original da animação feita pelos Estúdios Pixar. Você pode explorar diversos lugares retratados no filme, procurar todos os itens colecionáveis, lutar contra insetos inimigos… Um jogo nostálgico e recomendado para qualquer fã (como eu) das franquias dessa parceria lendária que é Disney + Pixar.

4 – Doubutsu No Mori [Animal Crossing]

Você pode não acreditar, mas a franquia Animal Crossing que é super popular atualmente (e com merecimento) começou lá atrás, em Abril de 2001. Infelizmente, o cartucho de Nintendo 64 só foi lançado no Japão e por isso o jogo ainda seja desconhecido para muita gente. Porém, uma versão melhorada do mesmo jogo foi lançada ao redor do mundo para Game Cube. O jogo em si estabeleceu a fórmula de sucesso da franquia, onde a interação entre os animais da vila e as missões para ajudar os outros criam toda a conexão entre jogadores e personagens. Os cenários e as músicas são verdadeiras maravilhas também, então se você puder, experimente jogar esse clássico (mesmo que precise de um dicionário JP-PT do lado).

5 – Madden NFL 2001

Com uma gameplay bastante fluida e controles bem ajustados, Madden NFL 2001 é considerado por muitos fãs de futebol americano como o melhor jogo do Nintendo 64. O jogo possui 8 modos de jogo e, com uso do Expansion Pak, os gráficos ficam excelentes (para o contexto da época). A EA Sports também fez um excelente trabalho de explorar o máximo da capacidade do cartucho ao incluir narrações e comentários no game. Uma boa pedida para fãs do “esporte da bola oval”.

6 – Top Gear Rally

Sucessor de uma trilogia de muito sucesso aqui no Brasil, Top Gear Rally entra na nossa lista com os 64 Melhores Jogos de Nintendo 64 por alguns motivos. Primeiro, trouxe de forma bem digna e com boa qualidade a franquia de Super Nintendo do ambiente 2D para o 3D. Segundo, que a sua proposta é bem inovadora para a série: sair do ambiente de corridas urbanas e vir para corridas de Rally, em cenários que retratam a diversidade da natureza. Por fim, além dos gráficos bonitos, a Kemco também acertou em manter a trilha sonora à cargo do mestre Barry Leitch, compositor das trilhas sonoras dos jogos anteriores de Top Gear. Bom jogo que garante boas horas de entretenimento.

7 – 1080º Snowboarding

Os esportes alternativos estiveram muito em alta no final dos anos 90 e início dos anos 2000, se popularizando entre os jovens da época. Um dos jogos que aproveitou essa “onda” foi 1080º Snowboarding, um game de corrida em terceira pessoa entre snowboarders montanha abaixo, desviando de obstáculos e realizando manobras para aumentar sua pontuação. Este jogo até que conseguiu um bom reconhecimento, estando presente em alguns mini simuladores de diversas casas de jogos e fliperamas mundo afora. Curiosidade: o jogo foi produzido por ninguém mais, ninguém menos que Shigeru Miyamoto! O criador das maiores franquias da Nintendo, como Mario, Zelda, Donkey Kong e Star Fox, também produziu esse jogo de snowboard. Só por isso já vale a pena conferi-lo, né?

8 – Power Rangers Lightspeed Rescue

Quem foi criança nos anos 80/90 sabe a GIGANTESCA febre que foi a série Power Rangers na televisão. Diversos produtos dessa franquia foram sucessos absurdos de venda: bonecos, roupas, brinquedos diversos e vários jogos de videogame, entre outros. Power Rangers Lightspeed Rescue é um jogo baseado na temporada de mesmo nome da série televisiva, com os personagens trazendo a dublagem com a voz dos atores e atrizes originais. Tem Rangers, tem os veículos deles, Mega Zordes, diversos vilões incluindo Vypra e Diabólico…enfim, um jogo de ação 3D que é prato cheio para os fãs da franquia. Diversão garantida para todos.

9 – Wave Race 64

De todas os gêneros de jogos que existem, os jogos de corrida foram um dos mais explorados no Nintendo 64. São vários e vários títulos com as mais variadas temáticas. Um bem legal e que vale a pena ser revisitado é o Wave Race 64. Você disputa corridas de jet ski e deve seguir o trajeto seguindo as boias que indicam o caminho. À medida que você vai fazendo o percurso corretamente, o seu veículo vai se tornando mais rápido e errar o caminho o faz perder potência e ficar mais lento. Com cinco modos de jogo, incluindo um modo onde você deve realizar manobras radicais, é um bom título para você se entreter sozinho ou com os amigos.

10 – Quest 64

Nossa lista chega ao nosso primeiro RPG do Nintendo 64: o simpático Quest 64! Com gráficos simples, porém bem finalizados, esse jogo (que se passa em uma terra medieval) pode cativar os amantes do gênero. Você pode explorar as partes do mapa com o mago Brian, buscando um livro que foi roubado e coletando gemas elementais que te permitem batalhar contra criaturas selvagens e inimigos malignos. O sistema de batalha lembra os Final Fantasy mais antigos, onde você encontra os monstros e vai para uma tela específica de combate. Porém, você consegue se mover e ajustar o raio de ação das suas magias durante a batalha. Apesar de simples, o jogo é bem legal e bonitinho. Dê uma chance para ele, pode ser que você goste.

11 – Turok 2: Seeds Of Evil

Baseado na série de quadrinhos com o mesmo nome, a franquia de jogos Turok conseguiu ser relativamente bem-sucedida no Nintendo 64 em escala global, tendo sido lançados 4 títulos para o console. Publicado pela Acclaim Entertainment, Turok 2: Seeds Of Evil foi o destaque escolhido dessa franquia por ser um jogo com gráficos de alta resolução ao utilizar o Expansion Pack no seu console e ter um bom enredo e boa dificuldade. Serve como sucessor do primeiro título, e você deve impedir uma entidade alienígena que controla um exército de dinossauros inteligentes de escapar da nave Lightship. Um jogo de tiro em primeira pessoa que parece ser a fusão de Tomb Raider e Dino Crisis, com uma pitadinha de Doom… Não tem como não ficar curioso para jogar, né?

12 – Quake 64

Uma dos grandes franquias de jogos de tiro em primeira pessoa no PC, Quake recebeu um excelente port para Nintendo 64. A versão do console usa uma engine própria que torna a jogabilidade mais parecida com versão original de PC. Possui também trilha sonora própria, mapa exclusivo para o modo Deathmatch, suporte para salvamento usando o Controller Pack do Nintendo 64 e sinalização com luzes coloridas entre os mapas. Por limitações do cartucho, alguns mapas da versão original foram removidos, reduzindo o número para 25 mapas. Mesmo assim, é um clássico que sempre vale a pena jogar.

13 – Earthworm Jim 3D

Um dos protagonista mais queridos pela comunidade retrô, Jim Minhoca chegou também à era 3D por meio do console 64 bits da Nintendo. O jogo segue a jogabilidade de outros jogos de plataforma do console, com os elementos clássicos da franquia como a arma e a armadura do Jim, inimigos exóticos e elementos de narrativa totalmente malucos. Por exemplo, o game se inicia com o Jim acordar de um coma, causado por ele ter sido acertado por uma vaca voadora. Você também pode desbloquear novas localidades no cérebro do Jim e novas fases achando itens colecionáveis no jogo. Diversão pura, no melhor estilo “sem pé nem cabeça”.

14 – Cruis'n USA

Lançado em 1994 para Arcade, Cruis'n USA é uma verdadeira instituição nostálgica no ramo dos jogos de corrida. Portado para o Nintendo 64 em Dezembro de 1996, esse que é um dos maiores clássicos do gênero até que foi bem adaptado para o console: os controles funcionam bem, a ótima trilha sonora se manteve e o fator diversão é inegavelmente um diferencial desse título. Aposte corridas nos locais turísticos mais famosos espalhados por todo os Estados Unidos! Gostar de jogos de corrida e não ter jogado esse clássico aqui é um pecado.

15 – Star Wars: Rogue Squadron

Nossa lista citando os 64 melhores jogos de Nintendo 64 chega agora a uma das maiores franquias do mundo de todos os tempos: Star Wars. O título de Rogue Squadron foi o início de uma trilogia de jogos que continuou no Nintendo GameCube e foi muito bem recebido pela crítica: os aspectos técnicos do jogo, como gráfico e jogabilidade, foram muito elogiados, especialmente os controles de voo ao controlar as espaçonaves. Porém, a ausência de um modo multiplayer é uma crítica necessária ao game. Por ter até superado as expectativas de vendas (mais de 1 milhão de cópias somente em seu primeiro ano de lançamento), recomendamos com tranquilidade esse bom jogo de ação e pilotagem de nave para todos os fãs da franquia de Guerra nas Estrelas ou deste gênero em geral.

16 – Ogre Battle 64: Person Of Lordly Caliber

Ogre Battle 64 é uma das muitas joias escondidas desse console, um verdadeiro jogaço para quem é fã de RPGs. Esse game tem bastante inspiração em Final Fantasy Tactics e outros RPGs táticos, com o sistema de batalha utilizando movimentação e posicionamento de personagens em uma espécie de tabuleiro. Os gráficos e animações de Ogre Battle 64: Person Of Lordly Caliber são lindíssimos, a trilha sonora é bastante emocionante e a narrativa também se desenrola muito bem através dos eventos do jogo. Viva a história de Magnus Gallant, um cavaleiro que lidera uma tropa de soldados, obtendo força e experiência ao longo das batalhas na luta pela libertação dos povos da tirania do Império, em meio a uma Guerra Civil sem precedentes.

17 – Disney's Tarzan

Sem dúvidas, Tarzan é uma das maiores e melhores animações já produzidas pela Disney de todos os tempos. Uma história muito bonita sobre a relação de um menino órfão que foi encontrado e criado por gorilas na floresta após seus pais terem morrido, lutando anos depois para salvar sua nova família da ganância de caçadores de animais selvagens. Como já dissemos antes nessa lista, os jogos de videogame da Disney costumam ser sempre muito bem-feitos e retratam fielmente as animações, com personagens, cenários, músicas e toda a carga dramática das histórias. Então, pode jogar esse clássico aqui sem medo porque com certeza será uma experiência incrível.

18 – Disney's Donald Duck: Goin' Quackers!

Mais um personagem lendário dos Estúdios Disney, mais um ótimo jogo para você. Esse game retrata uma história original onde Pato Donald deve resgatar Margarida, que foi raptada pelo Mago Merlock. Com ajuda do Professor Pardal e sua máquina de teletransporte, ele deverá explorar diversos mundos buscando itens que consigam aumentar a potência dessa máquina até que ele consiga ser mandado para o templo do mago malvado. Temos toda a turma do Duck Tales, como os sobrinhos de Donald (Huguinho, Zezinho e Luisinho), os Irmão Metralha, a Maga Patalójica…enfim, prato cheio para você se divertir jogando esse game feito no estilo “Crash Bandicoot” de passagem de fases.

19 – Bust-A-Move '99

Lógico que não poderia faltar jogos de puzzle na nossa lista! Esse jogo bonitinho e muito desafiador é parte de uma das melhores franquias de todos os tempos do gênero (Puzzle Bobble no Japão, Bust-A-Move no resto do mundo). Essa versão traz 8 personagens desenhados no estilo “mangá” que fazem referências a vários outros jogos já existentes, cada um com “habilidades especiais” diferentes (além de 4 personagens desbloqueáveis), e o objetivo aqui é simples: quebrar as bolinhas coloridas no teto com bolinhas das mesmas cores, antes que o teto desça até o chão. O jogo possui alguns modos diferentes de gameplay, além de um multiplayer bem divertido. Um jogo que agrada dos mais novos aos mais velhos.

20 – Blast Corps

DESTRUIÇÃO! Sua missão nesse jogo é essa: utilizar diversos veículos diferentes para destruir prédios e quaisquer outros obstáculos que estão no caminho de um caminhão carregado de mísseis nucleares em movimento, tudo isso em um tempo determinado. O jogo é extremamente divertido e envolve alguns quebra-cabeças em que o jogador vai ser desafiado a encontrar soluções inteligentes utilizando os recursos disponíveis, além de veículos especiais e outros bônus escondidos nos cenários. Blast Corps foi um projeto ousado da Rare e conta com uma grande legião de fãs mundo afora. Perfeito para descontar o stress daquele dia difícil.

21 – Toy Story 2: Buzz Lightyear To The Rescue

Mais um grande sucesso dos games vindo da parceria Disney + Pixar. Esse jogo de plataforma 3D é ambientado nos cenários clássicos da franquia Toy Story e, controlando o Buzz Lightyear, você tem que passar as fases e resgatar o caubói Woody. Você pode usar os lasers do patrulheiro espacial para derrotar inimigo e até usar suas asas para “cair com estilo” para alcançar lugares altos ou distantes. O jogo segue o padrão dos jogos da Disney, citado anteriormente, com aquele pacote maravilhoso de gráficos, músicas, personagens, cenários… tudo super fiel para o deleite de nós, fãs. Um último destaque vai para as batalhas contra os chefões, que são sensacionais e desafiadoras.

22 – Kirby 64: The Crystal Shards

Nossa lista dos 64 melhores jogos de Nintendo 64 chegou na primeira das grandes franquias da Nintendo. Kirby é um personagem icônico, super carismático, com jogos muito divertidos e recheados de personagens fofos. Aqui em Kirby 64: The Crystal Shards a fórmula da franquia segue a mesma: movimentação lateral pelas fases (apesar delas serem 3D), mecânica de engolir os inimigos e receber o poder deles e tudo mais que Kirby pode oferecer. A história envolve você ajudar a fada Ribbon a recuperar os pedaços do cristal sagrado espalhados pelas fases e derrubar o inimigo Dark Matter, que causou o caos no planeta das fadas. Mais um jogo “figurinha carimbada” que vale a pena jogar quantas vezes quiser. O ponto de crítica aqui são os cenários, extremamente simples e que deixam um pouco a desejar.

23 – Harvest Moon 64

A franquia mãe de todos os jogos “de fazendinha”: Harvest Moon chega na era 3D com um jogo excelente. Você acaba de receber uma fazenda abandonada de seu avô e sua missão é restaurá-la e mantê-la, honrando a tradição familiar. Mas, nesse processo, muitas Side Quests aparecerão onde você deverá interagir e ajudar os moradores da cidade onde sua fazenda está localizada para resolver inúmeros problemas. Você irá treinar e disputar uma corrida de cavalo, participará da organização de festivais locais e poderá até se casar. Os personagens são tão cativantes que até quem não é fã desse estilo de jogo acaba se rendendo à uma gameplay de Harvest Moon 64.

24 – Killer Instinct Gold

“C-c-c-combo breaker!!”. Quem conhece, até leu essa frase com a voz original dos jogos de Killer Instinct. Uma das franquias mais queridas pela comunidade fã de fighting games, Killer Instinct Gold é um bom jogo da franquia. Ele honra o seu antecessor que saiu para Arcade e Super Nintendo. Possui com gráficos e a mecânica de golpes bem semelhantes, e sua jogabilidade é boa se considerarmos a quantidade de botões do controle do Nintendo 64. Muitos jogadores falam que o primeiro jogo é mais difícil do que esse, então cabe a você jogá-lo para descobrir. Tenho certeza de que você vai gostar e a nostalgia vai te prender em Killer Instinct Gold.

25 – South Park Rally

Pegando carona na onda de sucesso de jogos de corrida como Mario Kart e Crash Team Racing, South Park Rally chega ao Nintendo 64 no início dos anos 2000 e teve uma recepção bem negativa pela crítica especializada, talvez pela comparação com esses outros jogos citados que são obras-primas. Mas, não se deixe levar por isso: esse jogo é muito divertido. Toda a parte gráfica, apesar de simples, é exatamente igual à animação: cenários, personagens, efeitos especiais…A dublagem também traz as vozes originais, com expressões clássicas dos personagens, dando um toque muito legal para as corridas. Aproveite os 3 modos presentes nesse jogo para dar boas risadas e ter algumas horas de descontração.

26 – Starcraft 64

Portar um jogo de mais de 1 gigabyte para um cartucho com, no máximo, 64 megabytes de forma satisfatória não é uma missão nada fácil. Porém, felizmente, Starcraft 64 conseguiu essa façanha. A maioria das funções do jogo original estão em sua versão de console, adaptando os comandos para o controle do Nintendo 64 (que possui muito menos botões), os gráficos para a capacidade do videogame e removendo alguns elementos não essenciais para que o jogo rode com bom desempenho. Se você é fã desse gigantesca franquia de jogos de Estratégia para PC, e não conhecia essa versão de Starcraft, achamos que vale a pena conferir. Dá aquela sensação gostosa de “Que loucura! Como eles conseguiram fazer isso no Nintendo 64?”

27 – Star Wars: Episode I Racer

Segundo jogo dessa franquia a figurar aqui em nossa lista. Baseado na clássica cena de corrida do filme “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”, esse game traz você para disputar diversas corridas de nave na pele do jovem Anakin Skywalker. Os cenários são bem bonitos e a jogabilidade é interessante, apesar de ser um pouco difícil. Toda a ambientação das fases e o design das naves também são muito fiéis à obra original, dando um toque ainda mais nostálgico ao jogo. Este é um game que vai agradar os fãs da franquia Guerra Nas Estrelas e fãs de jogos de corrida no geral.

28 – Mystical Ninja Starring Goemon

Mais um tesouro escondido na biblioteca do Nintendo 64! A abertura desse jogo, feito pela Konami, já dá o tom de como ele vai ser: parece uma abertura de animes e tokusatsus dos anos 80/90, com musiquinha, poses de luta e cenas engraçadas. Ambientado em um Japão feudal, o jogo conta a história do ninja de cabelo azul Goemon, que precisa viajar o país para derrotar a maligna organização Peach Mountain Shoguns. Recheado do mais puro humor nipônico e com diversos pontos turísticos do país, essa aventura com certeza vai trazer boas risadas para quem gosta de um game mais leve e divertido.

29 – Army Men: Sarge's Heroes

Army Men é uma franquia de muito prestígio no mundo dos videogames, contando com 23 títulos lançados até agora. Apesar de ter sido ofuscada por outras franquias de tiro que surgiram na mesma época (final dos anos 90, início dos anos 2000), Army Men possui vários títulos muito bons e Sarge's Heroes é um exemplo. Foi o primeiro dos 3 jogos lançados para o Nintendo 64 e é um jogo de tiro em terceira pessoa que parece a mistura de Toy Story com Battlefield. Você controla Sarge, um soldadinho de plástico verde, liderando seu exército contra outro exército inimigo por diversas fases que se passam em ambientes de uma casa: sala, cozinha, banheiro… Um excelente jogo que te permite usar rifles, granadas, bazucas, minas e até um lança-chamas!

30 – Mario Tennis

Mario e sua turma são os maiores esportistas dos videogames, ponto! Aqui neste título, controlamos eles e disputamos partidas de Tênis (óbvio). São 14 personagens disponíveis e mais 2 desbloqueáveis. Juntamente com uma jogabilidade simples, porém contendo um número razoável de ações diferentes que podem ser realizadas, você terá horas e horas de entretenimento. Especialmente, se jogar com os amigos no modo multiplayer. Garanto que até quem não é fã do esporte, vai se divertir.

31 – FIFA Road To The World Cup '98

Ah, meus amigos… que jogo. Conheço muita gente que nem é fã de futebol, mas jogou este jogo por horas na infância. Inspirado na Copa do Mundo de 1998, ocorrida na França, a EA Sports fez esse baita game de futebol. Os gráficos são muito bonitos para a época. A narração, comentários e efeitos sonoros também trazem uma ótima ambientação para as partidas. O que dificulta um pouco a experiência é a jogabilidade, já que o controle do Nintendo 64 é um pouco bizarro. Mas, nada que impeça você de desfrutar esse clássico. O destaque maior de todos desse jogo vai para a sua abertura, uma das mais icônicas da franquia FIFA de todos os tempos, ao som de “Song 2” da banda Blur.

32 – Carmageddon 64

Chegamos na metade da nossa lista com os 64 melhores jogos de Nintendo 64 com mais um grande jogo: Carmageddon 64. Em 2026, onde uma catástrofe provocada pela alta atividade solar deixou a atmosfera do Planeta Terra muito tóxica, e todos que são expostos muito tempo a ela se transformam em zumbis. A humanidade construiu refúgios climatizados para garantir a sobrevivência dos que restaram, mas algumas pessoas começaram a sair para disputar corridas ilegais de carro. Durante essas corridas, os zumbis foram atraídos pelo barulho dos motores e acabaram sendo atropelados e esmagados…e é sobre isso o jogo! Dispute duelos de carros nas ruas e ganhe pontos por atropelar zumbis e destruir os carros dos adversários batendo neles. Esse jogo é uma verdadeira loucura!

33 – Mortal Kombat Trilogy

A transição da franquia Mortal Kombat dos gráficos 2D para os 3D foi bastante complicada. O Nintendo 64 teve alguns desses títulos, como Mortal Kombat 4 e Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero, mas até hoje a rejeição deles é bem maior do que a aceitação, por parte da comunidade. Por isso, optamos por representar essa franquia gigantesca em nossa lista com o MK Trilogy, uma versão que traz todos os personagens dos jogos 1, 2 e 3, além de manter os Brutalities e Animalities que caíram nas graças dos fãs. Infelizmente, a versão do Nintendo 64 não contém as versões com visual clássico de Jax, Kung Lao, Kano e Raiden; também não possui Kintaro e Goro, tudo isso por limitação de espaço do cartucho. Mas, fica a recomendação como um excelente jogo de luta com toda a “sanguinolência” característica de Mortal Kombat.

34 – Doom 64

O clássico dos clássicos, provavelmente a franquia de tiro em primeira pessoa mais influente da história dos jogos, Doom chegou ao N64 em alto estilo. Sendo uma sequência de Doom 2, Doom 64 apresenta a consagrada jogabilidade dos primeiros títulos, onde você coleta armas e outros itens enquanto enfrenta diversos demônios dentro de complexos militares espaciais. O motor gráfico é o mesmo dos anteriores, porém com melhorias significativas, o que reflete em cenários bem bonitos e melhor renderizados. Com o perdão do trocadilho, Doom 64 é um tiro certo para os amantes desse estilo de jogo.

35 – Mega Man 64

Outro personagem icônico da Capcom, Megaman também chegou à era 3D nesse game (e sem capacete!). Apesar da versão para Nintendo 64 ter apresentado alguns problemas, comparada com a versão do PlayStation lançada anos antes, o jogo foi bem recebido pela crítica e pelos fãs em um aspecto geral. Sua jogabilidade mistura elementos de RPG, Ação e Aventura, o que foi um novo marco na franquia e tornou o jogo muito querido por muitos até hoje. Recomendo que você tenha essa experiência nova no universo Mega Man.

36 – Tony Hawk Pro Skater 2

Trilhas sonoras impecáveis, manobras radicais, skatistas profissionais como personagens… a série de jogos Tony Hawk Pro Skater é um grande exemplo de como a cultura do skate cresceu na sociedade e foi um grande marco para os jovens entre os anos 80 e 2000. Qualquer um dos título dessa série de jogos merece estar na nossa lista, mas escolhemos o segundo game para representá-la. E que jogo, meus amigos e amigas. Divertido e desafiador, você vai gastar horas fazendo manobras e procurando itens escondidos nas fases inspiradas em localizações do mundo real. Não tem erro, pode jogar esse jogo aqui que é entretenimento garantido. Um dos melhores jogos que já jogamos até hoje, tendo recebido a segunda maior pontuação do Metacritic de todos os tempos: 98 PONTOS!

37 – Resident Evil 2

Outra franquia gigantesca da Capcom a figurar aqui, Resident Evil se tornou extremamente popular desde o primeiro jogo. Uma perfeita mistura do terror/suspense de um cenário pós-apocalíptico cheio de zumbis, junto com muita ação e puzzles intrigantes, uma história muito bem construída, finalizado com pitadas exploração de cenários e gestão inteligente de itens. A primeira trilogia de jogos da franquia é considerada por muitos jogadores com uma das melhores de todos os tempos no gênero, e o segundo jogo (na minha modesta opinião) é o melhor dos 3. É sempre uma boa experiência conhecer ou revisitar esse título.

38 – Pokémon Snap

A franquia mais rentável do mundo não poderia JAMAIS ficar de fora da nossa lista com os 64 melhores jogos do Nintendo 64. Inclusive, ela vai aparecer aqui de novo mais para a frente. Pokémon Snap traz uma proposta inovadora e muito legal para os jogos de Pokémon: aqui sua missão não é capturar e batalhar com monstrinhos ou treinadores, e sim fotografar essas criaturinhas amadas por todos nós em diferentes ambientes e horários. Um jogo maravilhoso para você relaxar e ficar mais apegado ainda a esses monstrinhos de bolso. Para alguns, a mecânica relativamente simples e a “falta de ação” das batalhas pode parecer entediante, mas tenha em mente que fotografar certos Pokémon vai exigir muita paciência e dedicação, porém vai oferecer uma ótima sensação de satisfação em conseguir tal façanha.

39 – Yoshi's Story

Possivelmente um dos jogos mais fofos da história, o nosso companheiro Yoshi finalmente ganha protagonismo aqui em Yoshi's Story. Um jogo de plataforma onde você controlará o querido dinossaurinho buscando coletar frutas para que os ovos de outros “Yoshis” possam crescer saudáveis, enquanto isso ele vai pulando em cima dos inimigos. As fases também contém alguns puzzles e itens escondidos que vão trazer desafios para o jogador. A trilha sonora é muito alegre e os cenários cartunescos ajudam a trazer uma leveza enquanto jogamos. Impossível não querer jogar isso aqui.

40 – Shadow Man

Mais um baita tesouro perdido na biblioteca do Nintendo 64, Shadow Man é um jogo de Ação e Aventura no melhor estilo Tomb Raider, com exploração de cavernas e confrontos contra animais e outras criaturas que não são deste mundo. Você controla o Shadow Man, um guerreiro vodu com poderes místicos, mas que antes era um homem fracassado profissionalmente e envolvido em crimes buscando por redenção e se fundindo com o artefato Máscara das Sombras. O jogo infelizmente não tem uma boa qualidade gráfica se comparado a outros jogos da época, mas o enredo e a ação compensam totalmente isso e fazem esse jogo ser muito amado por quase todos que já o jogaram.

41 – 007 The World Is Not Enough

Os filmes estrelados pelo agente britânico James Bond sempre foram sucessos do cinema desde os anos 60. Na era de Bond vivida pelo ator Pierce Brosnan, o personagem ganhou uma notoriedade mundial ainda mais surpreendente e passou a fazer parte da cultura pop. Tanto é que proporcionou dois dos melhores jogos do agente nos videogames para o Nintendo 64. O primeiro que vamos falar é 007 The World Is Not Enough (feito pela Electronic Arts), que segue a mesma história do filme de mesmo nome. O jogo é de tiro em primeira pessoa e contém os mais diversos aparatos tecnológicos e armas, o que permite que o jogador possa realizar missões de libertar reféns ou se infiltrar em quarteis generais de bandidos da forma mais eficiente possível. Um baita jogo que mistura ótimo enredo, muita ação, um sistema de mira muito interessante e tudo mais que você espera de um jogo do maior agente secreto do mundo.

42 – Paper Mario

Paper Mario é uma espécie de “sucessor espiritual” do Super Mario RPG do Super Nintendo, trazendo o bigodudo para esse gênero de jogo agora em 3D. Quer dizer, mais ou menos… Os cenários são em 3D, mas os personagens se apresentam em 2D, como se desenhados em uma folha de papel (daí o nome do jogo). O jogo é lindíssimo, com paisagens muito bonitas e coloridas, a trilha sonora é ótima e as batalhas são divertidas, pois utilizam elementos da franquia em combate (o ataque básico do Mario é pular em cima dos inimigos, por exemplo). A jogabilidade é bem simples e eficiente, tornando o jogo um pouco mais dinâmico e menos “enjoativo”. Pena que esse jogão não teve o sucesso que mereceu na época, mas continua excelente até os dias atuais.

43 – Castlevania

Uma franquia responsável por, junto de Metroid, criar um gênero totalmente novo de jogos de videogame. Castlevania chega ao 3D nesse jogo lançado em 1999 para o N64 e o jogo recebeu elogios a sua trilha sonora, gráficos e ambientação, porém algumas críticas sobre sua jogabilidade. Mas, não se prenda a isso: o jogo é muito legal e tem um ar meio “solitário” ao personagem principal que vai te envolver durante a gameplay. Bom jogo para quem gosta do estilo.

44 – F-Zero X

Se você é fã de jogos de corrida, esse é um título simplesmente indispensável até hoje. F-Zero X trouxe as corridas futuristas presentes em seu antecessor 16-Bits para um outro nível. Agora, além de correr contra os adversários, você também pode atacá-los! Inclusive, um dos modos novos de jogo presentes nesse título, o Death Race, é justamente sobre isso. Outro novo modo é o X Cup, onde você correrá por pistas selecionadas aleatoriamente, trazendo sempre um fator surpresa para as corridas. Com uma gameplay frenética, muitas pistas e veículos e um bom framerate, F-Zero X sem dúvidas é uma ótima pedida de jogo.

45 – Duke Nukem 64

Terceiro jogo da lendária franquia de jogos de tiro em primeira pessoa, Duke Nukem 3D foi portado ao Nintendo 64 já trazendo um modo de jogo inédito: o multiplayer entre 4 jogadores. O chefão final do game, totalmente modelado em 3D, também é uma ótima novidade para a franquia. Por fim, a adição de novas armas à essa versão do console traz ainda mais diversão (como se fosse preciso, né?) para este jogaço. Os únicos pontos negativos são a censura que ocorreu na versão do N64 e a ausência de música, já que o espaço de armazenamento do cartucho era limitado. Dito isso, pode jogar sem medo de se divertir.

46 – Perfect Dark

Um dos melhores jogos do Nintendo 64 e o primeiro de sua franquia, Perfect Dark é um exemplo de jogo tecnicamente muito bem-feito. Gráfico, som, jogabilidade, enredo, diversão…tudo aqui foi muito bem executado pela desenvolvedora (Rare), resultando em uma verdadeira obra-prima. Uma coisa incômoda é que o jogo exige que você possua o Expansion Pak para jogá-lo no console. Porém, todo o esforço é válido para jogar esse clássico título de tiro em primeira pessoa, com elementos de espionagem e ambientado em uma temática futurista e alienígena. Venha conhecer a história de Joanna Dark (não aquela!) nesse jogo de tiro em primeira pessoa, jogando o modo Campanha, Modo Cooperativo e até um Modo Deathmatch. Enfim, Perfect Dark é jogo obrigatório na coleção de qualquer fã de Nintendo 64.

47 – Jet Force Gemini

Na nossa lista dos melhores jogos de Nintendo 64, já citamos vários jogos como “joias escondidas” da biblioteca, mas essa aqui talvez seja a maior e melhor de todas elas. Jet Force Gemini é um incrível jogo de tiro em terceira pessoa com temática espacial, onde você faz parte de uma espécie de força militar galáctica responsável por manter a ordem no universo e tem que combater um exército de “insetóides” que se rebelaram e querem dominar todo o espaço sideral. O destaque desse jogo vai pra jogabilidade, que permite controlar a mira da arma através do cenário, uma ótima forma de melhorar a precisão dos tiros em inimigos espalhados pelas fases e auxilia na solução de puzzles. Um jogo bonito, de enredo interessante e sem dúvidas, umas das trilhas sonoras mais belas e imersivas da biblioteca do Nintendo 64.

48 – Conker's Bad Fur Day

Talvez um dos jogos mais chocantes da nossa infância. Quem cresceu jogando os jogos da Rare (Donkey Kong, por exemplo), está acostumado com games mais voltados para o público infantil, com personagens fofinhos e histórias que contam o poder da amizade e superação das dificuldades. Pois é… Eis que, em 2001, um dos últimos jogos para Nintendo 64 é lançado: Conker's Bad Fur Day. Apesar do visual “inocente” característico da desenvolvedora, este jogo foi destinado para o público adulto e contém violência, palavrões e uso de drogas por parte de seu protagonista. Sim, esse esquilo fofo é um alcoólatra que só deseja voltar para casa e encontrar a sua namorada, mas no meio do caminho precisa ajudar outros personagens e resolver vários puzzles. Isso inclui até utilizar armas. Um jogo muito divertido e desafiador, imperdível para quem tem mais de 18 anos.

49 – Banjo-Tooie

Falando na Rare, vamos citar outro grande jogo dessa empresa. A franquia de Banjo se iniciou no Nintendo 64, em outro jogo que vamos citar mais para frente, e foi um grande sucesso. Banjo-Tooie é o segundo jogo da saga do urso caipira, seguindo os moldes de jogo de aventura/plataforma do primeiro, com muita a diversão e o estilo característico dos personagens. A história aqui é a continuação direta de Banjo-Kazooie, onde a bruxa Gruntilda é revivida por suas irmãs bruxas e busca vingança dos nossos heróis e seus amigos que arruinaram o seu plano de ser jovem e bela para sempre. Uma continuação maravilhosa que consolidou a franquia no mercado, mantendo a qualidade e toda a diversão do seu antecessor.

50 – Castlevania: Legacy Of Darkness

Mais um título da franquia histórica Castlevania, o título Legacy Of Darkness conta uma história que antecede os acontecimentos do vulgo Castlevania 64, com alguns cenários e muitos personagens em comum. Assim como Castlevania 64, este jogo também sofreu críticas da mídia especializada porque, apesar de ajudar na transição da franquia do 2D para o 3D, os títulos do Nintendo 64 não trouxeram enredo e imersão tão bons quanto os jogos dos consoles anteriores fizeram. Existe uma certa melhoria em Legacy Of Darkness nos gráficos e jogabilidade e o jogo está longe de ser ruim. Apesar de não ser tão marcante quanto os jogos de Super Nintendo, vale muito a pena jogar esse aqui também. Castlevania realmente nunca é ruim.

51 – Bomberman 64

Aqui temos que dar os parabéns para a Hudson Soft, por ter conseguido fazer muito bem a transição tridimensional de Bomberman. Bomberman 64 traz um Modo Aventura muito bom, onde exploramos fases em 3D e continuamos destruindo itens dos cenários para obter power-ups que melhorem nossas bombas para derrotarmos os inimigos que aparecem. Os clássicos chefões de cada um dos mundos se tornaram ainda mais desafiadores, pois eles são menos previsíveis que os presentes nos jogos de Super Nintendo. Além de tudo isso, Bomberman 64 ainda mantém o ótimo Modo Battle, aproveitando das possibilidades multiplayer em 4 pessoas do Nintendo 64. Um clássico muito bem reinventado.

52 – Donkey Kong 64

Sim, a Rare dominou quase que completamente a nossa lista dos 64 melhores jogos de Nintendo 64 (e ainda tem mais outros excepcionais jogos a serem citados aqui). Sem dúvidas, Donkey Kong 64 tinha a mais difícil missão de todas: suceder uma das trilogias mais perfeitas da história dos videogames. A série Donkey Kong Country (Super Nintendo) foi simplesmente perfeita, então a expectativa de um jogo em 3D que elevaria ainda mais esse padrão de qualidade foi gigantesca. Infelizmente, Donkey Kong 64 sofreu duríssimas críticas por causa disso, mas o jogo em si é realmente muito bom. A fórmula “jogo de Aventura com Puzzles” da Rare se mantém aqui também, vários novos membros da família Kong são adicionados nesse jogo e a trilha sonora é muito boa e bastante marcante também (quem não ama o DK Rap?!?!). Então, venha conhecer esse jogo de cabeça aberta e eu tenho certeza de que você não vai se arrepender.

53 – Mario Golf

Depois de tantos jogos sensacionais, você deve estar pensando agora: sério mesmo que tem um jogo de golfe na lista dos melhores jogos de Nintendo 64?! Mario Golf entrou na nossa lista justamente por conseguir trazer um esporte considerado entediante para alguns para um jogo muito divertido. Começamos com o fato do jogo possuir 18 personagens jogáveis, sendo 14 deles desbloqueáveis. Ou seja, um belo desafio para os jogadores. Além disso, sua jogabilidade é bem intuitiva e simples, e as fases foram elaboradas pensando em uma dificuldade progressiva (vai aumentando ao decorrer das fases). A qualidade gráfica aqui também é boa, sendo muito parecida com o já citado antes Mario Tennis. Mas, os pontos mais altos desse jogo são mesmo a trilha sonora (clássica da franquia Mario) e o multiplayer do jogo, que é extremamente divertido. Mario Golf deu tão certo que virou uma franquia esportiva própria com vários títulos lançados até agora. Então, não pense duas vezes em chamar os amigos para um desafio de golfe!

54 – Diddy Kong Racing

Eu peço um minuto da atenção dos senhores e senhoras para esse jogaço. Diddy Kong Racing é mais um jogo que foi inspirado na franquia Mario Kart, porém ele possui toda uma identidade própria que o torna um excelente jogo de corrida e um dos meus favoritos. A história é relativamente simples, onde você deve ganhar corridas para enfrentar chefões de mundos diferentes e, após derrotar todos, derrotar e expulsar do mundo o malvado porco-mago Wizpig. Três pontos importantes a serem ressaltados nesse jogo. Primeiro, a inteligência artificial dos chefões e demais corredores NPCs torna as corridas verdadeiros desafios, exigindo o mínimo de erros possível. Segundo, a presença de 3 tipos diferentes de veículos: carro, avião e hoverboard (uma espécie de boia com hélice motorizada). Esses diferentes veículos podem ser utilizados em uma mesma fase, tornando-a completamente diferente em nível de dificuldade e trazendo muito mais diversão pra gameplay. E, por fim e muito importante, a trilha sonora viciante, divertida e marcante desse jogo. São músicas alegres que você vai se pegar cantarolando por aí a qualquer momento. Um dos meus jogos favoritos desse console e da vida, não tem erro aqui.

55 – Mario Party

A franquia Mario Party conseguiu reunir toda a diversão multiplayer possível em seus jogos. Não sei se existe outro título que represente tão bem a diversão de jogar entre amigos, unindo jogos de tabuleiro, mini games e desafios de coordenação motora e resistência, do que Mario Party. Foram lançados 3 desses títulos para o nosso querido N64, cada um melhor que o outro, utilizando muito bem a possibilidade de ter 4 jogadores simultâneos se divertindo juntos. Por isso, escolhemos o primeiro título da franquia para representá-la em nossa lista, por ter sido um jogo marcante que impactou e revolucionou a jogabilidade multiplayer local. Dia chuvoso, amigos reunidos em casa, lanches e Mario Party… fórmula do sucesso para um dia espetacular.

56 – The Legend Of Zelda: Majora's Mask

Uma das maiores franquias da Nintendo de todos os tempos (e a minha preferida), Zelda se beneficiou muito do Nintendo 64. Talvez tenha sido a melhor transição 2D para 3D feita pela Nintendo, com 2 jogos absolutamente muito bons, o que catapultou a já considerável popularidade da franquia mundo afora. Vamos falar aqui do 2º título, sem dúvidas o jogo mais sombrio, esquisito e diferente de Zelda. Após o sucesso estrondoso de Ocarina Of Time, Majora's Mask tinha a dura missão de, pelo menos, manter a qualidade do jogo anterior. Se falarmos de gráficos e de jogabilidade, o jogo segue o mesmo padrão do antecessor, tendo inclusive uma boa melhoria nesses pontos. Mas, o enredo e a trilha sonora dão um tom muito macabro e único. Muita gente acostumada com a franquia tem um choque, um estranhamento ao jogar Majora's Mask. Apesar disso, é um baita jogaço e merece ter muito mais reconhecimento. Por tem sido lançado no fim da “vida útil” do Nintendo 64 e ainda exigir o Expansion Pak, somado a esse estilo esquisitão, ele não fez tanto sucesso assim na época. Mas, até hoje é muito amado pelos fãs que o jogaram justamente por ser tão original. Detalhe final: o enredo. Basicamente, você tem 3 dias para evitar o impacto da lua no planeta, causado por uma entidade boazinha da floresta que está sendo controlada pelo espírito maligno de uma máscara amaldiçoada. Viagem no tempo utilizando a sua ocarina (elemento de gameplay herdado do jogo antecessor) será fundamental para conseguir isso.

57 – Pokémon Stadium

Como já dissemos antes aqui em nossa lista, Pokémon coleciona muitos jogos de absoluto sucesso. Após a primeira geração de jogos lançados para Game Boy e Game Boy Color, alguns spin-offs começaram a ser lançados para aproveitar a absurda popularidade dos monstrinhos de bolso. Um dos melhores deles, sem dúvidas, é Pokémon Stadium. Ele é compatível com os jogos de Game Boy, através do acessório Transfer Pak do Nintendo 64, onde você pode utilizar seus próprios Pokémon treinados nos jogos Red, Green (JP), Blue (US) e Yellow para batalhar no modo história ou nos multiplayers. Além disso, o jogo também conta com diversos mini games muito divertidos, trazendo novas e criativas competições entre os Pokémon. Pokémon Stadium é título obrigatório para qualquer fã desta maravilhosa franquia.

58 – Banjo-Kazooie

Antecessor do já listado Banjo-Tooie, Banjo-Kazooie é um dos melhores jogos de aventura do Nintendo 64. Seu enredo gira em torno de Banjo, um urso preguiçoso, buscando salvar sua irmã Tooty, que foi raptada pela malévola bruxa Gruntilda para ter sua beleza roubada e manter a malvada jovem e bela. Enquanto isso, Banjo precisa desenvolver a confiança de sua nova amiga, Kazooie, uma ave teimosa e bastante irônica. O jogo segue mundos não-lineares, com uma jogabilidade bem fluida, cheia de habilidades e poderes que são desbloqueados ao longo da jornada. Trilha sonora é impecável e traz um tom divertido à gameplay, junto aos cenários e inimigos bem coloridos. Uma verdadeira obra prima e o ponto de partida dessa franquia de sucesso que já influenciou vários outros jogos lançados posteriormente.

59 – Star Fox 64

Ah, Star Fox 64… Que jogo, damas e cavalheiros. A franquia, por si só, já traz uma proposta muito atraente: voar em uma nave por diversas fases e travar combates épicos com ajuda de amigos contra naves inimigas e chefões robóticos completamente armados e equipados para abater a sua tripulação. O título original, de SNES, causou um impacto gigantesco e a vinda da versão 3D simplesmente levou a gameplay para um outro nível. A câmera em terceira pessoa, posicionada atrás da sua nave, dá uma ótima visão do cenário e permite que você se posicione melhor e até faça manobras evasivas. Poderia escrever inúmeras palavra sobre este jogo lindo, mas resumindo é um jogo de muita ação nessa temática espacial e futurista, com uma jogabilidade frenética, cenários simples porém bem-feitos, e claro algumas pitadas de humor na interação entre os personagens. Se estiver em uma fase difícil, lembre-se sempre da dica do Peppy: DO A BARREL ROLL!!

60 – Super Smash Bros.

A Nintendo possui várias das maiores franquias dos jogos de videogame da história, isso é inegável. Imagine se ela juntasse todos os principais personagens de cada uma dessas franquias e colocasse eles para batalharem entre si em uma arena? Essa foi a motivação para criar Super Smash Bros. Mario, Link, Pikachu, Donkey Kong, Kirby, Samus, Fox… personagens que amamos, cada um com habilidades e estilo de batalhar diferentes, em cenários icônicos (e flutuantes) de suas franquias e com um objetivo simples: derrubar todos os adversários do cenário e permanecer de pé. Um jogo estilo Battle Arena muito divertido, que utiliza perfeitamente da possibilidade de jogar multiplayer e com alto potencial competitivo, tendo torneios oficiais até hoje deste primeiro e dos subsequentes jogos desta franquia que começou aqui, no Nintendo 64. Diversão garantida.

61 – 007 GoldenEye

Para muitos, um dos melhores jogos de tiro de todos os tempos. Baseado no filme de mesmo nome, 007 GoldenEye [game] conta a história do agente britânico James Bond buscando evitar que uma organização criminosa utilize uma arma espacial na capital Londres, causando mortes, destruição, caos e uma gigantesca crise financeira mundial. O jogo é do gênero tiro em primeira pessoa e se desenrola por fases (missões) onde você precisa “neutralizar” os capangas da organização, salvar reféns e obter informações do plano maligno para impedi-los. A trilha sonora aqui é totalmente vinda dos filmes do agente secreto, dando um clima ainda mais nostálgico e marcante durante a gameplay. E claro, não podemos deixar de ressaltar o sensacional modo multiplayer, onde a tela é dividida para até 4 jogadores que se enfrentam em fases fechadas no melhor estilo Deathmatch, onde o último sobrevivente é o vencedor. Nota 200 para esse jogão.

62 – Mario Kart 64

A maior franquia de corrida da Nintendo e uma das maiores da história, Mario Kart fez um sucesso assustador no SNES e veio para o N64 tendo melhorado ainda mais o que pensávamos que já era perfeito. Mario Kart 64 segue o mesmo padrão de gameplay do seu antecessor, com fases divididas por Copas e sua missão é chegar em primeiro nas fases para ser campeão de cada uma delas. A presença do Wario como personagem jogável aqui é um bom destaque, tendo até fases inspiradas nele. Falando em fases, esse jogo traz fases novas e fases antigas, porém muito mais bonitas, do seu antecessor (a Rainbow Road aqui é linda!). Gráficos belíssimos, jogabilidade simples, diversão em seu nível máximo, diferentes modos multiplayer, músicas marcantes… Magnífico jogo.

63 – Super Mario 64

Todo console da Nintendo tem pelo menos um jogo de plataforma do Mario, e geralmente eles costumam estar sempre entre os melhores de suas bibliotecas. Passar fases utilizando os power-ups do nosso encanador favorito, derrotar os chefões ao longo da jornada e salvar a Princesa Peach das garras do temível Bowser é uma verdadeira fórmula de sucesso. Como já falamos inúmeras vezes do gigante desafio dos jogos do Nintendo 64 de transportar sucessos 2D já consagrados para o mundo 3D, Super Mario 64 talvez tenha sido o jogo que sofreu a maior pressão e expectativa do público em relação a isso. Até porque ele precisava honrar dois sucessos colossais do Super Nintendo, Super Mario World e Super Mario World 2: Yoshi's Island. E ele conseguiu magistralmente. Difícil descrever Super Mario 64 em palavras, mas tudo aqui foi muito bem-feito. A jogabilidade evoluiu muito e foi base para todos os jogos seguintes do bigodudo, com o Mario podendo fazer saltos, golpes, manobras de parkour e escalada…o leque muito diversificado de ações permite uma exploração bem livre da diferentes e lindíssimas fases do jogo. O objetivo do jogo é simples: coletar todas as 120 Estrelas do Poder espalhadas pelo Castelo da Princesa Peach e derrotar (algumas vezes) o Bowser para resgatá-la. Agora, o que eu mais amo nesse jogo é a sua trilha sonora. Músicas que despertam diversos sentimentos ao longo da jogatina e que ficam “tatuadas” na sua memória. Obra de arte isso aqui e, sem dúvidas, um dos melhores jogos da história.

64 – The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time

Chegamos ao último título da nossa lista com os 64 melhores jogos do Nintendo 64 e vamos fechar com chave de ouro/platina/diamante. Vamos falar do melhor jogo de todos os tempos na opinião deste que vos escreve, o meu preferido. The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time é um verdadeiro marco na história dos games, tendo revolucionado a franquia, sem perder a sua essência, e causado um absoluto impacto no mercado. A começar pela narrativa, que foi muito bem pensada e descrita ao longo do jogo, onde Link precisa ajudar a Princesa Zelda a salvar o mundo de Hyrule do maligno Ganondorf. Ao mesmo tempo, nosso herói precisa ajudar pessoas comuns, fazendo novas amizades, enquanto busca saber mais do seu passado e conhecer melhor a si mesmo. Ou seja, além dos eventos principais, o jogo está repleto de mini games e missões secundárias que vão desafiando e entretendo o jogador, gerando mais e mais horas de uma ótima gameplay. Os gráficos são magníficos, com cenários muito bem coloridos e renderizados, além de uma jogabilidade com fluidez e ação, sendo o jogo que talvez melhor utilizou o controle do Nintendo 64 e sua variedade de botões. A trilha sonora é perfeita, impecável e um fator fundamental no jogo, pois você utiliza um instrumento de sopro (Ocarina) para tocar diversas músicas ao longo do jogo que permitem você viajar pelo mapa e até viajar pelo tempo (além de outros efeitos mais). Enfim, difícil definir com palavras algo tão bem executado como Ocarina Of Time… Por isso que, até hoje, é o jogo com a maior nota de todos os tempos do Metacritic: 99! Se você nunca jogou isso aqui, pare tudo que está fazendo agora e JOGUE!

64 é pouco!

Revisitando nossa lista, percebemos que alguns clássicos imperdíveis acabaram ficando de fora! Deste modo, resolvemos atualizar este artigo com mais que 64 melhores jogos de Nintendo 64. Aproveite!

65 – Ridge Racer 64

Nossa lista já contempla diversos jogos de corrida, mas certamente há um espaço para Ridge Racer 64. O jogo foi o mais próximo de rivalizar contra Gran Turismo, do PlayStation, no aspecto gameplay e também em sua experiência. Trata-se de um jogo que se encontra na zona cinza entre um jogo de simulação e um clássico jogo Arcade, sendo capaz de agradar diversos tipos de fãs. O jogo pode até parecer um pouco curto e direto ao ponto, mas oferece diversão expandida no melhor que o Nintendo 64 oferece: a experiência multiplayer. Estamos falando de quatro jogadores correndo contra si no console que tinha as melhores opções para jogos entre amigos de seu tempo.

 

 


Espero que você tenha gostado da nossa lista e se interessado em conhecer ou revisitar esses jogos. Eu mesmo vou agora tirar o pó do meu Nintendo 64 e pegar alguns desses cartuchos para reviver toda essa nostalgia. Comente também as suas experiências com essa biblioteca ou esse console, podendo citar também algum jogo que você acha que deveria estar na nossa lista, porém não foi incluído. Para mais notícias e análises sobre o mundo dos games, fique sempre de olho aqui no nosso site, Clube do Videogame. Valeu!

Luan Carlos
Luan Carlos

Um gamer nostálgico, que acredita no poder dos games de transformar para melhor a vida das pessoas. Escritor do Clube do Videogame e redator da Criabits.