Os melhores jogos da série Final Fantasy

melhores jogos Final Fantasy capa

Final Fantasy é uma das séries mais aclamadas mundialmente. O primeiro game da série criada pela Square Enix (antiga SquareSoft) foi titulado como Final Fantasy, e foi lançado em 1987 para Nintendo Entertainment System, o famoso NES. Nessa sexta-feira (10) foi lançado Final Fantasy 7 Remake, um remake que era super aguardado pelos fãs da franquia. Em comemoração ao seu lançamento, decidimos relembrar os melhores jogos da série Final Fantasy.

Final Fantasy VI

Lançado para Super Nintendo, Final Fantasy VI foi dirigido por Yoshinori Kitase e Hiroyuki Ito. Foi o primeiro game que não foi dirigido por Hironobu Sakaguchi, criador e produtor da franquia.

O game conta a história de uma rebelião que está contra a ditadura militar malígna. Ao todo são 14 personagens jogáveis e é o maior número de personagens nos jogos da série até hoje. No início você conhece Terra Branford, uma menina bastante reservada. Aos poucos o jogo vai apresentando outros personagens.

O game tem muitos elementos de steampunk e tecnologias parecida com as da Segunda Revolução Industrial. O game é adorado por muitos jogadores até hoje e ganhou muitos elogios da crítica na época.

Final Fantasy VII

Considerado por muitos jogadores e pela crítica como um dos melhores jogos da série Final Fantasy, Final Fantasy VII é um clássico na qual muitas pessoas deveriam dar uma chance. Assim como Chrono Trigger, Final Fantasy VII é um clássico RPG que foi lançado em 1997 exclusivo de PlayStation. O game foi dirigido por Yoshinori Kitase e sua trilha sonora foi composta por Nobuo Uematsu.

O game conta a história de Cloud Strife, um mercenário que se junta a AVALANCHE, um grupo que é contra a Shinra, que é uma mega empresa que está querendo usar a essência vital de todo o planeta como fonte de energia. Final Fantasy VII possui 9 personagens jogáveis e super carismáticos. O jogo assim como Final Fantasy VII é com batalhas por turnos.

Após sofrer diversos atrasos, o remake de Final Fantasy VII foi lançado na sexta-feira (10) para PlayStation 4. O remake conta com a direção de Tetsuya Nomura e Nobuo Uematsu de volta como compositor.

Final Fantasy VIII

O oitavo game da série principal foi lançado em 1999 para PlayStation e PC. O game tem um pouco de fantasia misturada com ficção científica. O jogador conhece um grupo de mercenários, onde se tem como líder o Squall Leonhart na qual trabalha na SeeD.

Com relação a batalha há semelhanças em relação a Final Fantasy VII, o Limit Break (especiais) está de volta. Foi adicionado uma magia chamada Spell Aura, que ajuda a aumentar a possibilidade dos Limit Breaks aparecerem.

Final Fantasy IX

Com direção nas maõs de Hiroyuki Ito, o nono game da série foi lançado também como exclusivo de PlayStation em 2000. O game tem como protagonista Zidane Tribal que ajuda um grupo a derrotar a rainha Brahne, que foi responsável por causar uma guerra.

Diferente de Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII, Final Fantasy IX é inspirado no primeiro game da série. O jogo vendeu cerca de 5,3 milhões de cópias na época e é muito elogiado até hoje.

Final Fantasy X

O primeiro game da série a ser lançado para PlayStation 2 em 2001. Foi o primeiro game a ter uma dublagem e a substituir o combate “Active Time Battle” pro “Conditional Turn-Based Battle”. Também foi o primeiro jogo a não ter uma trilha sonora composta por Nobuo Uematsu.

O game se passa em Spira, um planeta mágico e acompanha um grupo de jovens que embarcam em uma aventura para destuir Sin, um monstro. Ao todo são sete personagens jogáveis.

O décimo game da franquia teve um dos orçamentos mais caros custando cerca de 32 milhões de dólares.

Final Fantasy XII

O décimo segundo game da franquia chegou em 2006 como exclusivo de PlayStation 2. A história se passa em Ivalice, lugar que está acontencendo uma guerra entre duas nações: Archadia e Rozarria. No game, o jogador controla Vaan e outros personagens. Ao todo, são seis personágeis que são jogáveis.

Final Fantasy XII foi o primeiro da série que possibilitou que o jogador controlasse a câmera e teve a ausência do sistema de “batalhas aleatórias”.

Final Fantasy XV

Lançado em 2016 para os consoles PlayStation 4 e Xbox One, Final Fantasy XV dividiu opiniões. O game teve alguns problemas no seu desenvolvimento e originalmente foi chamado de Final Fantasy Versus XIII que seria exclusivo de PlayStation 3.

O décimo quinto game se passa em Ecos que se parece muito com o planeta terra. Eventos anteriores fizeram com que esse planeta fosse mandado pelo império de Niflheim, exceto o reino de Lucis.

O game possui 4 personagens principais: Ignis, Prompto, Noctis e Gladiolus. Todos os personagens são jogáveis em batalha. E cada personagem (exceto Noctis) tem uma DLC focada em sua história.

Final Fantasy VII: Crisis Core

Ainda no clima do lançamento de Final Fantasy 7 Remake, é sempre bom lembrar que existe diversos spin-offs da série e um dos jogos mais famosos é o Final Fantasy: Crisis Core. O game foi lançado para PSP, portátil da Sony, em 2007.

A história do game se passa antes dos eventos de Final Fantasy VII e conta a história de Zack Fair, um SOLDIER (assim como Cloud) da organização paramilitar. A missão de Zack é buscar um SOLDIER que está desaparecido chamado Genesis Rhapsodos.

Alguns personagens conhecidos estão no game como Sephiroth e Aerith. O game recebeu diversos elogios dos fãs e é um dos jogos obrigatórios para quem ama o sétimo game da franquia.

Final Fantasy Crystal Chronicles

rystal Chronicles foi lançado em 2003 e foi originalmente um exclusivo de GameCube, console da Nintendo na época. O spin-off chegou a se tornar uma série dentro da franquia, chegando a ter diversos jogos da subsérie Crystal Chronicles.

O primeiro game chegou a ter um modo multiplayer de até quatro pessoas, onde os jogadores precisavam usar o Game Boy Advance. Diferente dos outros, Final Fantasy Crystal Chronicles foi desenvolvido pela The Game Designers Studio.

Em Crystal Chronicles, o jogador assume o papel de vários aventureiros que viajam a procura de um combistível místico.

E pra você? Quais são os melhores jogos da série Final Fantasy? Conte pra gente!