Os melhores jogos de PlayStation 3 – Parte 1

melhores jogos PlayStation 3

O PlayStation 3 foi um dos consoles mais marcantes e também um dos mais polêmicos (alguém se lembra do preço do bichinho?). Porém, é inegável que diversos jogos inesquecíveis marcaram presença na biblioteca do console da sétima geração da Sony. Com isso, reunimos os melhores jogos de PlayStation 3 que você deveria dar uma chance.

Assassin’s Creed II

O segundo game da franquia Assassin’s Creed foi lançado no final de 2009. Assassin’s Creed II conta a história de Ezio Auditore da Firenze e sua jornada como assassino. O game foi super bem sucedido chegando a vender cerca de 9 milhões de cópias. É também considerado um dos melhores jogos de toda a série. Atualmente Assassin’s Creed II está disponível gratuitamente através da plataforma Uplay, da Ubisoft.

Beyond: Two Souls

Um dos primeiros games do estúdio francês Quantic Dream, Beyond: Two Souls foi lançado como exclusivo de PlayStation 3 na época (posteriormente foi lançado para PlayStation 4 e PC). O game tem como protagonista Jodie Holmes que é interpretada pela atriz Ellen Page. A história é focada em como Jodie, uma jovem de 23 anos, lida ao descobrir que tem um Aiden, que é uma entidade sobrenatural que está conectada a ela desde o seu nascimento. Além da participação da Ellen Page, o game conta também com a participação de Willem Dafoe.

BioShock

O primeiro game da série BioShock é um dos games mais queridos para muitos jogadores. Lançado em 2007, o game foi desenvolvido pela 2K Boston (antiga Irrational Games). A história se passa na década de 60, onde o jogador conhece Jack. Após um acidente de avião, Jack foi parar em Rapture, cidade que foi construída pelo ricaço Andrew Ryan. O jogo se trata de um FPS, mas aborda elementos de survival horror e RPG.

Dead Space

Um dos maiores clássicos da sétima geração, Dead Space foi o primeiro jogo da série da extinta Visceral Games (o estúdio foi fechado pela EA). Dead Space é um jogo de tiro em terceira pessoa com elementos de survival horror. O jogador assume o papel de Isaac Clarke, um engenheiro que luta contra diversos alienígenas que são capazes de transformar os humanos em monstros.

Demon’s Souls

Hidetaka Miyazaki é conhecido e aclamado pelos jogos da série Dark Souls, Bloodborne e pelo seu último lançamento, Sekiro: Shadows Die Twice. Porém, em 2009 Miyazaki lançava junto com a sua empresa, From Software, Demon’s Souls. O game é um grande exclusivo de PlayStation 3 e se trata de um RPG. Com um clima sombrio, o personagem vai para Boletaria, que é uma terra de guerreiros que foi destruída depois de aparecer uma névoa. Assim como nos jogos da série Souls e Bloodborne, o jogador tem a liberdade de criar o seu personagem. Há rumores de que a Bluepoint Games estaria desenvolvendo um remake de Demon’s Souls, mas ainda não foi confirmado.

Dragon Age: Origins

Todo mundo conhece a BioWare por causa da série Mass Effect, mas um dos jogos mais aclamados da empresa na sétima geração foi Dragon Age: Origins. O jogo se trata de um RPG e foi lançado em 2009. Origins é considerado um sucessor espiritual dos jogos da série Baldur’s Gate. No game o jogador tem a liberdade para escolher a classe, raça e sexo do seu personagem. Sete personagens podem entrar no seu grupo durante o gameplay.

Drakengard 3

Escrito por Yoko Taro, diretor de Nier: Automata, Drakengard 3
é o terceiro game da série de RPG da Square Enix. O game foi lançado em 2013 no Japão e em 2014 no Ocidente. O game conta a história de Zero, que é uma mulher que é aliada de um dragão chamado Mikhail. Os dois buscam as 5 irmãs de Zero para matá-las. Ao longo do gameplay, o jogador irá conhecendo as reais motivações de Zero. O game teve várias críticas positivas pelos jogadores.

God of War III

Quem jogou God of War (2018) e não jogou os clássicos, precisa pelo menos conhecer o desfecho de Kratos na mitologia grega. Apesar de ser o quinto game da série, God of War III conclui com maestria o desfecho do “Kratos mais jovem e cheio de sangue nos olhos” e é considerado um dos melhores jogos de PlayStation 3. Aqui vemos Kratos sem ser mais o Deus da Guerra e depois de ter sido traído pelo seu pai, Zeus. God of War III tem um desfecho super interessante e contribui muito com o background do protagonista. O game também recebeu uma versão remasterizada para PlayStation 4.

Gran Turismo 6

O sexto game do simulador de corridas da Sony foi lançado no final de 2013 exclusivamente para PlayStation 3. O game ofereceu uma experiência realista na época e foi o primeiro game a receber uma certificação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e foi um dos melhores jogos exclusivos de PlayStation 3. Gran Turismo 6 contém todos os modos do seu antecessor, Gran Turismo 5 e grandes opções de personalização.

Grand Theft Auto V

O quinto jogo da série Grand Theft Auto, mais conhecido como GTA, foi lançado no final de 2013 e é um dos games mais vendidos até hoje (uma versão remasterizada foi lançada para os consoles atuais). O game conta a história de três personagens: Michael, Trevor e Franklin que por um acaso se encontram. O jogo tem um modo online chamado Grand Theft Auto Online que possui muitos jogadores ativos até hoje. Diversas atualizações ainda são lançadas no modo online.

Heavy Rain

Heavy Rain tem uma das histórias mais dramáticas e com um plot twist daqueles. O game foi lançado em 2010 como exclusivo de PlayStation 3 e foi desenvolvido pela Quantic Dream, mesma desenvolvedora de Beyond: Two Souls. O game conta a história de Ethan Mars, um premiado arquiteto que vê a sua vida desabar depois do desaparecimento do seu filho. A história gira em torno da investigação de um serial killer que está sequestrando crianças na cidade. O game fez sucesso na crítica pela sua carga narrativa e desfecho. Posteriormente, Heavy Rain foi lançado para PlayStation 4 e PC. Falamos mais sobre o game na nossa matéria de comemoração aos seus 10 anos.

Curtiu as nossas indicações? Não se preocupe se o seu game favorito não estiver na lista, iremos posteriormente lançar a segunda parte dos melhores jogos de PlayStation 3.