Fazer uma lista de 10 melhores jogos de RPG para PC é algo bem desafiador! Afinal, dentro deste tipo há diversos subgêneros que acabam transmitindo experiências diferentes. No entanto, o ponto em comum entre todos eles é o foco na história e o desenvolvimento dos personagens. Pensando nisso, decidimos aceitar o desafio, e explorar os 10 melhores jogos de RPG para PC com uma lista bem diversa.
1 – Chrono Trigger – Clássico atemporal
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
Lançado originalmente para o Super Nintendo em 1995, o Chrono Trigger é um clássico que entra facilmente na lista de “melhores jogos de RPG em todos os tempos”, se tornando um título atemporal.
Considerado revolucionário, ele tem vários finais, side quests que se conectam a história principal, personagens carismáticos e bem desenvolvidos, além de um enredo elaborado e que é fácil de entender e “flui” muito bem, com excelente ritmo.
Excelente em todos os pontos, ele é uma ótima “porta de entrada” para aqueles que querem conhecer o universo dos RPGs japoneses, em especial os mais antigos.
2 – Final Fantasy V Pixel Remaster – Passado remasterizado
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
Provavelmente uma lista de melhores jogos de RPG teria o Final Fantasy VI ou o VII, mas optamos em incluir o quinto episódio da edição Pixel Remaster por conta do sistema de profissões, que dão variedade ao game, além de uma história divertida, e assim como o Chrono Trigger, também tem o carisma dos personagens.
Some tudo isso a uma excelente trilha sonora feita por Nobuo Uematsu, que desta vez está remasterizada, e o clima melancólico e, ao mesmo tempo, otimista dão uma “pitada” épica a essa aventura.
3 – Baldur's Gate 3 – Um dos melhores jogos de RPG de todos os tempos
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
Indo para melhores jogos de RPG mais atuais, o Baldur's Gate 3 foi lançado em 2023 e é considerado o responsável por “revitalizar” o gênero nos PCs atuais, apresentando combates por turnos e com mecanismos e magias retiradas de Dungeons & Dragons.
Neste game há 12 classes subdivididas em 26, e cada uma delas se concentra em um aspecto diferente do sistema de combate. Além disso, o jogador também pode selecionar mais de uma classe por personagem, permitindo que o personagem seja construído de muitas maneiras diferentes e únicas.
Baldur's Gate 3 também apresenta uma lista de dez personagens companheiros que têm uma história pessoal e o jogador por explorar sua narrativa caso queira, e o jogador também pode escolher os relacionamentos com quem ele quer baseados nas escolhas de enredo e diálogo.
4 – The Elder Scrolls V: Skyrim – Quantidade de conteúdo absurda
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
Lançado em 2011, o Skyrim foi desenvolvido na Creation Engine, feita especificamente para o jogo. Na época de seu lançamento também foi considerado um dos melhores jogos de RPG já lançados, com elogios direcionados ao combate, o mundo aberto muito rico e gigantesco, e gráficos bem avançados.
Uma das características que mais chama atenção em Skyrim é o sistema de habilidades e atributos, já que os personagens não possuem classes fixas e, por isso, os jogadores desenvolvem as habilidades de combate conforme a sua preferência. O sistema de progressão é altamente flexível e customizável.
Além disso, o combate do jogo é dinâmico, e os jogadores podem usar duas armas, magias ou combinar ambas. Também há um sistema de crafting robusto, permitindo que os jogadores forjem e melhores seus próprios equipamentos.
5 – Genshin Impact – Inspiraçã em Zelda também é um dos melhores jogos de RPG
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
Genshin Impact é um jogo gratuito com sistema de micro transações que têm ganhado grande popularidade nos últimos tempos.
Os jogadores podem controlar um grupo de até quatro personagens, alternando entre eles para combinar suas habilidades elementares e criar reações únicas. Cada personagem tem afinidade em um elemento, como água, fogo, trovão, entre outros.
Um ponto que chama a atenção é o seu visual em estilo anime e com cenários muito ricos. Além disso, a desenvolvedora miHoYo sempre atualiza o game acrescentando novas regiões, eventos e personagens.
6 – Honkai Star Rail – RPG em turno está de volta
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
E por falar na miHoYo, outro grande sucesso do estúdio chinês é o Honkai Star Rail, um jogo de RPG baseado em turnos que tem como protagonista o Trailblaze.
Sendo uma homenagem aos JRPGs, os jogadores montam um time de personagens e controlam uma equipe com quatro deles em combates por turno. Cada personagem tem um tipo elemental que o representa, e um conjunto de habilidades únicas que pode ser usada em combate.
Com um humor leve, personagens carismáticos, sistema de combate bastante profundo e, ao mesmo tempo, acessível e um estilo visual impecável, o Honkai Star Rail merece um espaço nessa lista de melhores jogos de RPG para PC.
7 – Legend of Mana Remastered – Cenários desenhados a mão
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
Lançado originalmente para o primeiro PlayStation no ano de 1999, a versão remasterizada de Legend of Mana chegou para PC apenas em 2021, e mesmo depois de tantos anos, esse é um game que não faz feio.
O primeiro ponto que chama a atenção é o estilo artístico, com cenários desenhados e pintados “a mão”, e personagens muito bem animados e cheios de carisma. Já a música, composta por Yoko Shimomura, também se destaca como de excelência.
A jogabilidade é com a câmera aérea, onde o personagem principal anda pelos ambientes e combate as criaturas em tempo real. No entanto, ele se diferencia de outros jogos da série por não apresentar uma jornada definida, mas sim um sistema de Criação de Terrenos, onde o jogador quem gera a estrutura do mundo colocando artefatos em partes vazias do mapa.
Bonito, com uma boa história, boa trilha sonora, esse é o típico game divertido para todas as idades.
8 – Nier: Automata – Complexidade e profundidade com história madura
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
Indo ao outro extremo, o Nier: Automata já é um jogo que faz referências a muitos filósofos, luta contra preconceitos e uma história interpretativa com diversas questões em aberto feito propositalmente para a pessoa pensar, explorando o propósito da existência e com múltiplas rotas com informações importantes.
Falando no enredo, ele se passa em um futuro distante, onde a Terra foi abandonada pela humanidade devido a uma invasão alienígena. Eles trouxeram com eles máquinas hostis que agora dominam o planeta. Para recuperar seu lar, os humanos exilados na Lua criam androides de combate para lutar contra máquinas.
Com uma recepção altamente positiva, ele entrou em diversas listas de melhores jogos de RPG no ano de seu lançamento em 2017 e com esta não é diferente. Quem curte uma história mais elaborada e madura, merece dar uma conferida.
9 – Persona 5 Royal – RPG com simulador de vida
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
Outro clássico que ganhou muita popularidade, o Persona 5 se passa na Tóquio moderna e conta a história de um estudante de ensino médio apelidado de “Joker” que é transferido para uma nova escola após ser acusado falsamente de agressão. Ao longo do ano letivo, ele e outros estudantes do ensino médio ganham um poder especial, e por isso eles acabam se tornando um grupo de vigilantes secretos.
Sucesso de público e crítica, o game foi aclamado pela narrativa envolvente, personagens profundos e todos os aspectos são bem desenvolvidos. No entanto, o destaque é a fusão da jogabilidade de RPG com sistema de simulação social, já que eles envolvem emocionalmente com histórias de injustiça e redenção.
Citado como um dos melhores jogos de RPG de todos os tempos, o Persona 5 é excelente em todos os pontos, é o game mais bem-sucedido comercialmente da série e um clássico instantâneo. Já a versão Royal vai além, refinando ainda mais a jogabilidade, ampliando ainda mais os pontos de elogio e sendo uma versão “de luxo” do game.
10 – Sea of Stars – Clássico 16 bits lançado na atualidade
Clique aqui para página onde pode jogá-lo
E iniciamos a lista com Chrono Trigger, e terminamos com um game fortemente inspirado nele: Sea of Stars. Desenvolvido por um estúdio independente, o game foi lançado em 2023 e ainda contou com o compositor Yasunori Mitsuda, do clássico do Super Nintendo.
Centrado nos protagonistas Valere e Zele, eles usam a energia da lua e do sol respectivamente para lutarem contra criaturas feitas por uma alquimista maligno. A jogabilidade é por sistema de turnos, e é possível ter até seis personagens na tela.
Até mesmo o conceituado jornalThe Guardian disse que este é um “clássico do Super Nintendo na atualidade”.